Os números de emplacamentos de sedãs médios premium registraram queda pelo 2º mês seguido. Em abril foram comercializados 1.010 veículos, quase 17,5% a menos do que no mesmo período de 2018. A situação só não foi pior por conta do Audi A3 Sedan (227), terceiro colocado, com alta superior a 70%.

Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)

O grande destaque, no entanto, veio de Munique. Com 304 unidades, seu melhor desempenho em 2019, o BMW Série 3 – agora reforçado pela nova geração representada no país pela versão 330i – encerrou uma liderança do Classe C (242) que já durava 15 meses consecutivos. O Mercedes, aliás, perdeu quase metade dos compradores do ano passado e encerrou abril com o seu resultado mais fraco desde dezembro de 2017.

Em quarto pelo 3º mês seguido, o Mercedes CLA (85) completou o mau desempenho para a marca de Stuttgart, em retração superior a 50%. Superado pelo irmão A5 (52) no ranking anterior, o Audi A4 (75) mais do que dobrou as vendas das últimas semanas. Apesar de manter inalterada a última posição da lista, o Jaguar XE (25) foi o campeão do crescimento em relação ao ano passado (+127,3%).

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

ABR/19

MAR/19

ABR/18

% ABR 19

% MAR 19

VARIAÇÃO ABR/MAR

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 3

304

204

318

30,10%

23,26%

49,02%

-4,40%

MERCEDES-BENZ CLASSE C

242

337

439

23,96%

38,43%

-28,19%

-44,87%

AUDI A3 SEDAN

227

193

133

22,48%

22,01%

17,62%

70,68%

MERCEDES-BENZ CLA

85

51

175

8,42%

5,82%

66,67%

-51,43%

AUDI A4

75

35

103

7,43%

3,99%

114,29%

-27,18%

AUDI A5

52

43

45

5,15%

4,90%

20,93%

15,56%

JAGUAR XE

25

14

11

2,48%

1,60%

78,57%

127,27%

 

 

1010

877

1224

100,00%

100,00%

15,17%

-17,48%

 

Na faixa superior, o BMW Série 5 (29), apesar de uma leve queda (-3,3%), completou três meses seguidos no topo. A surpresa é que na segunda posição não esteve outro alemão, mas sim um japonês: com 18 unidades, o Lexus ES só vendeu menos do que em janeiro (21).

Mercedes-Benz CLS 53 AMG BR
Volvo S90 T8 - São Paulo Boat Show 2018

Da 3ª a 5ª posições, só Mercedes, mas com uma novidade: a nova geração do CLS (11) tomou do Classe E (8) a posição de modelo de alto luxo preferido da marca. O Classe E, aliás, não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Empatado com o Volvo S90 (3), o Classe S (3) fechou o top 5. Assim como entre os médios, a Jaguar também teve o modelo menos vendido: o XF, com apenas um emplacamento.

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

ABR/19

MAR/19

ABR/18

% ABR 19

% MAR 19

VARIAÇÃO ABR/MAR

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 5

29

20

30

39,73%

34,48%

45,00%

-3,33%

LEXUS ES

18

16

3

24,66%

27,59%

12,50%

500,00%

MERCEDES-BENZ CLS

11

1

1

15,07%

1,72%

1000,00%

1000,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

8

17

18

10,96%

29,31%

-52,94%

-55,56%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

3

1

7

4,11%

1,72%

200,00%

-57,14%

VOLVO S90

3

2

0

4,11%

3,45%

50,00%

-

JAGUAR XF

1

1

4

1,37%

1,72%

0,00%

-75,00%

 

 

73

58

63

100,00%

100,00%

25,86%

15,87%

 

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com