Novo modelo usaria a base do novo Peugeot 208

Em busca da redução de custos de desenvolvimento e construção, é comum o movimento de parcerias e compartilhamentos entre montadoras. E faz tempo que a FCA busca um parceiro principalmente para a eletrificação, algo que o CEO Mike Manley (sucessor de Sergio Marchionne) diz estar caminhando para resolver. 

Em reunião com investidores, Manley disse olhar para a nova plataforma da PSA, a CMP. Ela foi projetada para modelos híbridos e elétricos e está fazendo sucesso com o novo Peugeot 208, mais especificamente o e-208, um elétrico com autonomia de até 340 km com o conjunto de baterias instalado no assoalho e o equivalente a 136 cv e 26,5 kgfm de torque. 

A FCA busca alternativas para deixar de ser tão dependente de lucros vindos de SUVs e picapes nos Estados Unidos. Mais especificamente, o grupo busca novos modelos para a Fiat, mas esse pode ser apenas o primeiro passo de uma parceria mais profunda com a controladora das marcas Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall. "Acredito que os próximos dois ou três anos serão importantes para parcerias", disse Manley. PSA e FCA já são parceiras para modelos comerciais na Europa. 

Fonte: Bloomberg