Este é o novo Nissan Versa, revelado durante o Tortuga Music Festival na Flórida (EUA). A terceira geração do sedã mudou radicalmente de estilo, com visual inspirado no novo Altima, recebeu um motor 1.6 mais potente e ficou mais segura. Será produzido no México e virá ao Brasil em 2020, convivendo com a geração atual, que seguirá em produção em Resende (RJ). A ideia é que a nova geração atue numa faixa um pouco acima, onde estão Honda City, Toyota Yaris Sedan e Volkswagen Virtus. Vale lembrar que o Versa atual tem até versão "popular" com motor 1.0.
Em sua terceira geração, o Nissan Versa faz uma verdadeira revolução, com uma aparência mais harmônica e bem mais moderna. Adaptou bem o design usado no Altima e antecipado pelo conceito Lannia, com a grade frontal em forma de V chegando até a borda do para-choque dianteiro. É rodeado por faróis mais finos e bem mais angulares. O mesmo aconteceu com a traseira, com lanternas afiadas. Ainda recebeu uma faixa preta para criar o efeito de teto flutuante. Tornou-se basicamente um sedã do Kicks em termos de estilo.
O interior do novo Versa também ficou praticamente igual ao do Kicks. Utiliza a mesma central multimídia e desenho do painel. Pela imagem, parece usar um cluster digital que varia as informações do computador de bordo com outros mostradores. Nos EUA, o sedã ganhará mais equipamentos de série, como chave presencial e partida por botão e vidros elétricos nas quatro portas – vale lembrar que o Versa é o carro mais barato do mercado norte-americano. Pagando um pouco mais, ele poderá ser equipado com bancos com aquecimento e a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
A Nissan está atualizando o sedã para que esteja mais alinhado com os padrões de segurança atuais, recebendo o pacote Safety Shield 360. Isso significa que virá de série com frenagem autônoma de emergência (tanto dianteira quanto traseira), alerta de saída de faixa e faróis com facho alto automático. Ainda terá como opcional o monitor de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e controle de cruzeiro adaptativo.
Na parte mecânica, a novidade é a atualização do motor 1.6. A versão norte-americana utilizará o mesmo conjunto que o Kicks vendido por lá, que gera 124 cv e 15,7 kgfm, um bom incremento em relação aos 110 cv do modelo americano. No Brasil, ele deve seguir a tendência, adotando o 1.6 de 114 cv do Kicks brasileiro, aproveitando que é flex. As transmissões serão a manual de 5 marchas e automática do tipo CVT, como no carro atual.
Nos Estados Unidos, o Versa deve continuar como o carro mais barato do país. Atualmente, ele é vendido por US$ 12.360 (aproximadamente R$ 47,7 mil). Por aqui, quando for lançado em 2020, o novo Nissan Versa deverá se importado somente nas versões mais completas (e caras), para ficar acima do modelo atual, que custa até R$ 71.540 na versão 1.6 SL CVT. Assim, espere por valores na faixa dos R$ 75 mil, entrando na mesma faixa de City, Yaris, Virtus e, até lá, do novo Onix Sedan.
Fotos: divulgação
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