A Volkswagen quer ter uma linha completa de SUVs e crossovers no Brasil, atingindo todos os segmentos possíveis. Começou com a chegada do Tiguan, na faixa dos R$ 150 mil, descendo para o novo T-Cross na faixa mais vendida, entre R$ 80 mil e R$ 120 mil; em 2020, partirá para dois novos modelos: o SUV médio Tarek, acima dos R$ 110 mil; e um modelo abaixo do T-Cross, ainda sem nome e que será feito em São Bernardo do Campo.
Em entrevista ao Estadão Conteúdo, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, revelou que o modelo será lançado ainda em 2020. Para preparar São Bernardo do Campo (SP) para produzir este modelo, a empresa irá suspender parte da operação da fábrica por 12 dias, a partir do dia 25, colocando 4,5 mil funcionários em férias coletivas.
Durante a apresentação do Tiguan, um slide adiantava que a fabricante terá um crossover para disputar espaço com Chevrolet Onix Activ, Honda WR-V e Hyundai HB20X. Tudo indica que será um modelo com proposta parecida com a do WR-V, tornando-se um modelo próprio com visual diferenciado. O fato de ter que parar a fábrica corrobora isso, já que uma versão aventureira normal iria exigir apenas um novo ajuste da suspensão e mudanças no para-choque. Tudo indica que ele terá mudanças de carroceria em relação ao Polo, do qual aproveitará o entre-eixos de 2,56 m. Isso também explica o fato do nosso T-Cross ter o entre-eixos do Virtus (2,65 m) e preços a partir de R$ 84.990, ou seja, para deixar espaço para um modelo abaixo dele.
O que já sabemos deste modelo é que foi desenvolvido para clientes com renda familiar de R$ 10 mil por mês, abaixo dos 40 anos e para quem ter um carro bonito é 60% da razão da compra. A princípio, será um crossover exclusivo para a América Latina, como alguns produtos da Volkswagen feitos na região (Gol, por exemplo). Porém, é possível que o projeto vire global, exportando o veículo para outros países, pois a estratégia atual da empresa é conseguir enviar carros para fora da América.
A estreia do crossover da Volkswagen deve acontecer em meados de 2020. Isso porque o começo do ano será dedicado ao Tarek, SUV médio que começará a ser produzido na Argentina no final de 2019 e já está confirmado para o Brasil. Será o rival do Jeep Compass, com preço acima dos R$ 110 mil, sendo posicionado abaixo do Tiguan.
Fonte: UOL
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda