As chaves presenciais começam a evoluir. Depois de partir para pulseiras e smartwatches, agora elas se tornam simples aplicativos para smartphones, dispensando (quase que) totalmente mais um objeto nos bolsos. O primeiro movimento vem da Hyundai Motor Group, diretamente da Coréia, e ainda este ano. 

O primeiro carro a utilizar esta tecnologia será o novo Hyundai Sonata, apresentado no início de março. O aplicativo funciona com aparelhos equipados com a tecnologia NFC, que se comunica com o carro por proximidade. Basta encostar o smartphone na maçaneta do motorista ou passageiro para o carro reconhecer e liberar a abertura das portas. Para a partida, coloque o celular na base de carregamento sem fio. Este sistema poderá registrar até quatro pessoas para utilizar o aplicativo. 

Com a "chave" reconhecida, o carro pode ajustar até parâmetros dos bancos elétricos, sistema de som e ar-condicionado para cada condutor individualmente. A distância, o motor pode ser ligado e as portas destravadas, além de controle de estacionamento em um futuro próximo. O sistema será importante no momento da popularização do compartilhamento de veículos, bastando o aplicativo liberado para o uso de carros estacionados em qualquer ponto. 

Uma chave tradicional e uma do tipo cartão são disponibilizadas para o uso em manobristas ou oficinas, por exemplo. No Brasil, a Hyundai já vende como opcional para o Creta Prestige um smartwatch que pode ser utilizado como chave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com