Lançado em 2010, o Nissan Leaf aos poucos foi ganhando destaque na linha da fabricante japonesa. Quase dez anos depois, o hatch elétrico atinge a marca de 400 mil unidades vendidas em todo o mundo, algo inédito entre os carros EV de produção. Enquanto isso, a empresa prepara a chegada do Leaf ao Brasil, que já está em pré-venda a partir de R$ 178.400 e com entregas previstas para o 2º trimestre.
O recorde registrado pelo Nissan Leaf mostra que a empresa acertou na aposta dos carros elétricos. Além de ter encontrado seu público aos poucos, conseguiu antecipar uma tendência, já que muitas outras fabricantes começaram a vender veículos EV e mesmo as mais tradicionais começaram a investir nesta modalidade. Honda e Volkswagen começarão a vender carros elétricos na Europa neste ano, a Fiat trabalha em um novo 500e e a Chevrolet quer ampliar a linha de elétricos além do Bolt - que chega ao Brasil neste ano.
Pelos dados obtidos com os proprietários, a Nissan diz que a distância percorrida pela soma de todos os Leafs vendidos passa dos 10 bilhões de quilômetros. Usando dados reais de aproximadamente 50% dos clientes, a fabricante ainda fez uma conta comparando o consumo do Versa 1.6 vendido nos EUA e o Leaf, revelando que o carro elétrico economizou 3,8 milhões de barris de petróleo por ano.
“Este grande marco é a sólida demonstração que 400 mil clientes – um número que não para de crescer – valorizam o Nissan Leaf pela segurança, conexão e empolgação que ele entrega” declara Daniele Schillaci, Vice-Presidente Executivo e diretor mundial de marketing vendas e veículos elétricos da Nissan. “O Leaf continua sendo o ícone da mobilidade Inteligente da Nissan, a nossa estratégia para mover as pessoas para um mundo melhor.”
Apesar do sucesso do Leaf, a Nissan ainda mostra hesitação em lançar outro veículo elétrico. Apresentou diversos conceitos ao longo dos anos, só que nenhum virou modelo de produção. Um dos motivos pode ser a nova estratégia de eletrificar veículos mais simples, usando o sistema e-Power que já equipa o hatch Note e a van Serena no Japão, movidos com um motor elétrico, mas que usam um motor a combustão exclusivamente para gerar energia para as baterias. Esta tecnologia está sendo testada no Brasil no SUV compacto Kicks, ainda sem data de estreia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault Twingo E-Tech: como é o protótipo que estará no Salão de Paris 2024