BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Dupla chinesa trava disputa acirrada no segmento de SUVs médios com motorização híbrida plug-in
A disputa comercial travada entre BYD e GWM no Brasil ganhou reforço nesta semana com o lançamento do Song Plus Premium. O modelo chegou ao mercado para concorrer dentro do segmento do SUVs médios com motorização híbrida plug-in e tem como principal rival o Haval H6 PHEV34. Reunimos abaixo os principais atributos de cada um (como motorização e características técnicas) e apontamos também as diferenças mais notáveis entre os dois PHEVs.
Logo de cara, os dois chineses se diferenciam pela proposta de preço. Apesar de concorrentes diretos, ambos têm tabelas distintas e variação de R$ 16.800 no valor final. Enquanto o H6 PHEV34 custa R$ 283.000 fechados, o Song Plus Premium tem preço sugerido de R$ 299.800. É uma diferença considerável e que fica ainda mais notável quando considerados que o modelo da GWM oferece números superiores ao concorrente da BYD.
BYD Song Plus Premium 2025
É o caso da potência. Enquanto o Song Plus Premium desenvolve 324 cv de potência combinada, o Haval H6 PHEV34 entrega 393 cv. No caso do torque, o primeiro possui 30,5 kgfm referentes apenas ao motor a combustão (a BYD não divulgou os números combinados), enquanto o segundo conta com 77,7 kgfm de força combinados. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos no Haval e 5,2 segundos no BYD.
Além disso, há diferenças importantes na capacidade das baterias. O H6 conta com bateria de 34 KWh e alcança autonomia de 116 km no modo elétrico, ao passo que o Song Plus Premium tem bateria de 18,3 KWh e apenas 52 km de alcance EV. A estratégia da GWM é dar ao comprador a experiência de um carro elétrico nos deslocamentos diários em trechos urbanos e deixar o motor a combustão como 'reserva' para viagens mais longas.
No caso do Song Plus Premium, o motor a combustão usado no conjunto é o 1.5 DMi turbo (contra a versão aspirada usada nas demais versões do Song Plus). No caso do H6, o motor 1.5 integrado ao conjunto é sempre turbo. Em ambos os SUVs a tração é integral e dados de fábrica indicam velocidade máxima de 180 km/h. Os dois também compartilham o mesmo arranjo mecânico: motores elétrico e a combustão na dianteira, além de outro propulsor EV na traseira.
Em termos de carregamento, o H6 PHEV34 oferece opção de recarga externa em corrente alternada AC (5 horas de 0 a 100%) e corrente contínua DC (até 29 minutos de 10 a 80%). Já o Song Plus oferece apenas opção de carregamento via recarga lenta de até 6,6 KWh.
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o consumo do Song Plus Premium com motor a gasolina gerador é de 13,1 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Já no modo híbrido, os números são de 39,6 km/l em percurso urbano e 27,4 km/l em ciclo rodoviário.
Por sua vez, o Haval H6 PHEV34 tem médias de 11,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada no modo gerador, além de 35 km/l em trecho urbano e 30 km/l na estrada no caso do modo híbrido.
Entre os equipamentos, o BYD conta com multimídia de 15,6 polegadas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, head-up display, sistemas de auxílio para a direção (ADAS) e sistema VtoL (Vehicle to Load) que transforma o carro em uma fonte de energia externa. O pacote é basicamente o mesmo no Haval, com a diferença da multimídia ligeiramente menor (12,3 polegadas).
Em termos dimensionais, o Song Plus Premium mede 4.775 mm de comprimento, 1.890 de largura, 1.670 mm de altura e 2.765 mm de distância entre-eixos. Além disso, pesa 2.020 kg em ordem de marcha, tem porta-malas com 574 litros e tanque de combustível com capacidade para 57 litros. Por sua vez, o H6 PHEV34 possui 4.683 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.730 mm de altura e 2.738 mm de entre-eixos. O peso é de 2.040 kg, com 560 litros de porta-malas e 55 litros de tanque.
A paleta de cores do Haval é formada por tons de azul, branco, cinza, marrom, preto e vermelho. Já o BYD está disponível somente em branco, preto e cinza (claro ou escuro). A garantia é de 6 anos no Song Plus Premium e 5 anos no H6. Ambos oferecem cobertura de 8 anos para as baterias.
Fichas técnicas
BYD Song Plus Premium | GWM Haval H6 PHEV34 | |
MOTOR |
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.498 cm3, comando duplo com variador na admissão, turbo gasolina + 2 elétricos
|
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, comando duplo com variador no escape e admissão, injeção direta, turbo, gasolina + 2 elétricos
|
POTÊNCIA/TORQUE |
129 cv a 6.000 rpm e 22,4 kgfm a 4.500 rpm (combustão); 201 cv e 30,6 kgfm (elétrico dianteiro); 161 cv e 30,6 kgfm (elétrico traseiro); Combinada: 324 cv
|
393 cv e 77,7 kgfm (combinados); individual não informado
|
TRANSMISSÃO |
automática transeixo; tração integral
|
automatizada de embreagem simples, 2 marchas; tração integral
|
SUSPENSÃO E RODAS |
McPherson na dianteira; multilink na traseira; rodas de 19" com pneus 235/50
|
McPherson na dianteira; multilink na traseira; rodas de 19" com pneus 235/55
|
BATERIA E RECARGA | 18,3 kWh; AC: 6,6 kW | 34 kWh; AC: 6,6 kW; DC: 48 kW |
PESO | 2.020 kg em ordem de marcha |
2.040 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.745 mm, largura 1.890 mm, altura 1.670 mm, entre-eixos 2.765 mm; | comprimento 4.683 mm, largura 1.886 mm, altura 1.730 mm, entre-eixos 2.738 mm |
CAPACIDADES | tanque 57 litros; porta-malas 574 litros | tanque 55 litros; porta-malas 560 litros |
PREÇO | R$ 299.800 | R$ 283.000 |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD anuncia programa para PcD e táxi com King a R$ 162 mil
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Comparativo GWM Haval H6 vs. BYD Song Plus: qual seu chinês favorito?
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Teste BYD Song Plus 2025: Mudou pouco, mas melhorou bastante
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
BYD Song Plus alcança 1 milhão de unidades produzidas em três anos