Parece que a General Motors irá aproveitar bastante a plataforma do Bolt, pois um pequeno SUV foi adiantado na apresentação feita pela chefe da marca, Mary Barra, durante a conferência Barclays Global Automotive. A imagem divulgada fazia parte de um documento que fala sobre os planos "verdes" da GM, especificamente sobre a ideia de lançar não um, mas dois SUVs elétricos até 2020.

O crossover sem emblema mostrado aqui parece mais um modelo de produção do que um conceito, então pode ser que chegue às ruas com essa cara. Pela aparência, o modelo ecologicamente correto em questão traz alguns elementos do conceito FNR-X (mostrado abaixo), revelado pela Chevrolet em abril deste ano, durante o Salão de Xangai (China).

Possible 2020 Chevy Bolt-based crossover
Chevy FNR-X concept

É muito cedo para dizer se terá o logo da gravata dourada ou os três escudos da Buick, apesar de parecer mais um carro da Chevrolet por causa da semelhança com o Bolt, principalmente na coluna C. Por outro lado, os faróis e o capô apontam na direção da Buick, então é difícil apontar qual será a identidade do SUV elétrico neste momento.

Se a mecânica do Bolt foi aproveitada sem mudanças, o SUV elétrico terá uma bateria de íon-lítio de 60 kWh e um motor que produz 200 cv e 36,8 kgfm de torque. Levando em conta que deve ser um pouco mais pesado do que o Bolt, pode não alcançar a autonomia de quase 400 km como no hatch.

Voltando ao documento, logo depois da imagem que adianta o SUV elétrico estão alguns detalhes sobre a nova plataforma prevista para 2021. De olho em vários segmentos e marcas dentro da GM, a arquitetura está sendo desenvolvida para acomodar um novo sistema de baterias com design modular e flexível, com maior densidade energética e que reduza os custos de produção em 30% (dos US$ 145/kWh do Bolt para menos de US$ 100/kWh). O conjunto de baterias será mais largo e mais baixo do que o que a GM utiliza atualmente e irá se beneficiar de melhorias na capacidade de recarga rápida.

Fonte: General Motors

Galeria: Chevrolet FNR-X Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com