Nissan: tecnologia e-POWER chegará à Europa em 2022; Brasil deve esperar

Powertrain eletrificado está sendo apresentado em Genebra no conceito IMQ

Nissan IMQ Concept Nissan IMQ Concept

Considerada uma das principais apostas tecnológicas da Nissan para os próximos anos, o sistema de propulsão e-POWER, já oferecido no Japão, chegará a outros mercados globais nesta virada de década. Durante o Salão de Genebra, o vice-presidente corporativo da marca, Roel de Vries, confirmou que o dispositivo (apresentado através do conceito IMQ) será oferecido também na Europa e estará disponível em carros de produção em série até 2022. Até esta data, a montadora espera aumentar as vendas de veículos eletrificados em cinco vezes e ao mesmo tempo dobrar a média do mercado.

A Nissan explica que o sistema e-POWER inclui um motor a gasolina com um gerador de potência, um inversor, uma bateria e um motor elétrico. Utilizado apenas para recarregar a bateria de alta potência, o motor a gasolina sempre trabalha na velocidade ideal, oferecendo maior eficiência energética e menos emissões quando comparado a um motor de combustão interna tradicional. 

No Japão, o sistema foi tão bem aceito que tornou o monovolume Note campeão de vendas do mercado local, à frente até mesmo do ex-líder Toyota Prius. "A Nissan já é líder mundial em tecnologias para veículos elétricos produzidos em série e, agora, eletrificar totalmente a Europa logo será uma realidade", comentou Vries.

No Brasil, a Nissan já confirmou a chegada da tecnologia através de uma versão exclusiva do Kicks. O desenvolvimento da novidade já está sendo tocado e, neste momento, a equipe de engenharia discute qual motor a combustão será utilizado em conjunto com o elétrico. O lançamento é esperado apenas para depois de 2022, após estreia na Europa. Até lá, vale lembrar, o Kicks já deverá estar em nova geração.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com