BMW X3 M e X4 M 2019 são lançados com até 510 cv
SUVs esportivos aceleram de 0 a 100 km/h em até 4,1 segundos, com máxima de 285 km/h
A BMW precisou esperar por três gerações do X3 e duas do X4 para decidir sobre o lançamento de versões esportivas M, mas esta demora definitivamente chega ao fim. Nesta terça-feira (12), a marca anuncia a apresentação dos aguardados X3 M e X4 M 2019 e oficialmente passa a ter representantes de peso para encarar rivais como Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, Mercedes-AMG GLC 63 e Porsche Macan Turbo. De quebra, estão sendo reveladas também as variantes Competition, que extraem ainda mais potência do motor 3.0 biturbo e alcançam ao final 510 cv.
Prometido também para os próximos M3 e M4, este propulsor entrega 480 cv e 61,2 kgfm de torque nas versões tradicionais em ambos os SUVs e, como dito acima, chega aos 510 cv nas configurações Competition. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos no primeiro caso (para ambos os modelos) e 4,1 segundos no caso das variantes mais potentes. As máximas são de 250 km/h e 285 km/h, respectivamente, com consumo anunciado de 9,5 km/l - números bastante respeitáveis levando em consideração o peso de 2.045 kg. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração integral xDrive.
Galeria: BMW X3 M e BMW X4 M
Os modelos trazem ainda suspensão adaptativa com molas e amortecedores específicos, estabilizadores mais rígidos e direção com acerto especialmente afinado pela M. Os freios têm pinças de quatro pistões e discos de 395 mm na frente e 370 mm na parte traseira. Como padrão, as rodas são de 20 polegadas com pneus 255/45 (dianteira) e 265/45 (traseira). As variantes Competition se diferenciam pelas rodas de 21 polegadas com pneus 255/40 e 265/40, respectivamente. Assim como a direção, o controle de estabilidade (ESP) também foi afinado pela equipe M e tornou-se mais permissivo, além de poder ser completamente desligado.
No visual, a BMW aplicou o tratamento típico recebido pelos modelos M: para-choque com entradas de ar mais amplas, pacote aerodinâmico, rodas com desenho exclusivo, emblemas oficiais da divisão M, saídas exclusivas de escapamento, detalhes em fibra de carbono e paleta de cores com tons específicos. Na cabine, há bancos esportivos, revestimentos em Alcantara, quadro de instrumentos com detalhes M, novo botão de partida, volante exclusivo e detalhes em vermelho, entre outros diferenciais.
Os preços começam 84.900 euros para o X3 M e 87.100 euros para o X4 M. O pacote Competition custa 8.500 euros extras, o que acaba elevando o preço final para além do que custam os rivais de mesma potência (510 cv). Para efeito de comparação, o Alfa Stelvio Quadrifoglio de 510 cv custa a partir de 89.000 euros, enquanto o AMG GLC 63 S (também 510 cv) está disponível por 92.308 euros. As primeiras unidades serão entregues apenas em setembro.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW X4 caminha para sair de linha sem ganhar nova geração; entenda
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Novo BMW X2 cresceu porque não haverá novo X4 a combustão
O mundo só anda de SUVs, hatches, sedãs e picapes. Mas há nobres e honrosas exceções
BMW X4 deverá sair de linha; nova geração tem projeto cancelado
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
BMW oferece no Brasil série especial X4 M40i M Sport Edition