Após comemorar em 2017 o seu resultado mais forte em uma década, a Europa registrou uma mínima retração nas vendas de veículos novos. As 15.624.486 unidades comercializadas em 2018 nos 27 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia e Suíça, representaram uma baixa inferior a 1%. O reflexo do Brexit no Reino Unido e o impacto do WLTP, especialmente na Alemanha, foram os grandes responsáveis.
Entre as montadoras, a Volkswagen (1.752.162) cresceu quase 3% e ampliou a vantagem sobre a Renault (1.105.778), com a Ford (994.397) completando o pódio. Na disputa pelo quarto lugar, a Peugeot (971.437) tomou o lugar da Opel/Vauxhall (884.412). Sexta, a Mercedes-Benz (871.221) foi a premium nº 1 pelo terceiro ano em sequência.
Com retração de quase 10%, a Fiat (711.285) ficou fora do top 10. Audi (724.168) e Nissan (493.862), ambas com quedas superiores a 12%, foram as grandes derrotadas do ano. No lado oposto, Dacia (528.249) e Seat (452.372) foram as únicas do top 20 a crescerem na casa dos dois dígitos, ambas acima dos 12%.
Na disputa entre modelos, o Golf (502.752) se manteve soberano. Mesmo em baixa de quase 10%, de acordo com a consultoria focus2move, o representante da VW completou onze anos seguidos no topo - a última vez em que um modelo diferente liderou a disputa foi em 2007, com o Peugeot 207. Nos últimos 36 anos, aliás, esta foi a 31ª vez em que ele foi o nº 1. Apesar disso, este foi o seu pior resultado anual desde 2012.
Em seu último ano completo com a geração atual – a nova acaba de ter imagens reveladas – o Renault Clio (365.508) se manteve estável na segunda posição, seguido por um VW Polo (313.449) que registrou acréscimo superior a 5%. Com nova geração no mercado, o Ford Fiesta (274.455) também cresceu (+4,9%).
Um dos grandes destaques de 2018 foi o Tiguan. Impulsionado pela chegada da versão de 7 lugares, o VW foi o preferido por 258.491 consumidores e assegurou o seu primeiro top 5 no continente, desbancando o Nissan Qashqai (252.705) de uma liderança entre os SUVs / crossovers que já durava alguns anos. Ambos em baixa, Skoda Octavia (240.645) e Peugeot 208 (235.357) vieram em seguida.
Quem teve um ano para comemorar foi a Dacia. Além de ver o Duster (192.194) em 17º e com uma das maiores evoluções do ranking (+15,3%), a marca romena ainda emplacou o Sandero (225.261) pela primeira vez no top 10 do Velho Continente. Em seu primeiro ano completo, o VW T-Roc (134.269) já superou o Toyota C-HR (133.491).
Outro destaque do ano passado foi o bom resultado do Ford Ecosport, que ultrapassou a barreira das 100 mil unidades vendidas (101.921) e deixou para trás modelos mais baratos e já consolidados por lá, como o VW up! (98.867). Entre os representantes premium, a Mercedes emplacou os dois preferidos: Classe C (159.492) e Classe A (155.891).
POS. | MODELO | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | VW GOLF | 502.752 | 551.282 | -8,8% | 3,2% |
2 | RENAULT CLIO | 365.508 | 368.242 | -0,7% | 2,3% |
3 | VW POLO | 313.449 | 297.690 | 5,3% | 2,0% |
4 | FORD FIESTA | 274.455 | 261.551 | 4,9% | 1,8% |
5 | VW TIGUAN | 258.491 | 246.620 | 4,8% | 1,7% |
6 | NISSAN QASHQAI | 252.705 | 271.620 | -7,0% | 1,6% |
7 | SKODA OCTAVIA | 240.645 | 242.958 | -1,0% | 1,5% |
8 | PEUGEOT 208 | 235.357 | 248.237 | -5,2% | 1,5% |
9 | DACIA SANDERO | 225.261 | 217.246 | 3,7% | 1,4% |
10 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 222.953 | 241.595 | -7,7% | 1,4% |
11 | CITROËN C3 | 222.686 | 212.037 | 5,0% | 1,4% |
12 | RENAULT CAPTUR | 215.786 | 218.766 | -1,4% | 1,4% |
13 | TOYOTA YARIS | 214.499 | 202.124 | 6,1% | 1,4% |
14 | PEUGEOT 3008 | 210.088 | 175.864 | 19,5% | 1,3% |
15 | FORD FOCUS | 210.083 | 238.409 | -11,9% | 1,3% |
16 | VW PASSAT | 193.049 | 210.866 | -8,4% | 1,2% |
17 | DACIA DUSTER | 192.194 | 166.683 | 15,3% | 1,2% |
18 | PEUGEOT 2008 | 179.742 | 182.554 | -1,5% | 1,2% |
19 | SKODA FABIA | 177.979 | 184.902 | -3,7% | 1,1% |
20 | RENAULT MÉGANE | 176.276 | 212.045 | -16,9% | 1,1% |
21 | FIAT PANDA | 173.152 | 190.306 | -9,0% | 1,1% |
22 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 168.070 | 241.468 | -30,4% | 1,1% |
23 | FIAT 500 | 162.604 | 176.184 | -7,7% | 1,0% |
24 | FORD KUGA | 160.020 | 157.817 | 1,4% | 1,0% |
25 | MERCEDES CLASSE C | 159.492 | 184.557 | -13,6% | 1,0% |
26 | PEUGEOT 308 | 158.292 | 161.397 | -1,9% | 1,0% |
27 | MERCEDES CLASSE A | 155.891 | 145.629 | 7,0% | 1,0% |
28 | AUDI A3 | 150.185 | 175.581 | -14,5% | 1,0% |
29 | SEAT LEON | 149.319 | 156.571 | -4,6% | 1,0% |
30 | HYUNDAI TUCSON | 144.393 | 161.237 | -10,4% | 0,9% |
31 | BMW SÉRIE 1 | 136.115 | 141.157 | -3,6% | 0,9% |
32 | VW T-ROC | 134.269 | 5.172 | 2496,1% | 0,9% |
33 | TOYOTA C-HR | 133.491 | 115.351 | 15,7% | 0,9% |
34 | MINI | 129.917 | 130.728 | -0,6% | 0,8% |
35 | AUDI A4 | 129.744 | 151.075 | -14,1% | 0,8% |
36 | KIA SPORTAGE | 126.782 | 136.191 | -6,9% | 0,8% |
37 | MERCEDES CLASSE E | 121.460 | 131.023 | -7,3% | 0,8% |
38 | TOYOTA AURIS | 115.745 | 119.165 | -2,9% | 0,7% |
39 | MERCEDES GLC | 114.201 | 106.038 | 7,7% | 0,7% |
40 | BMW X1 | 113.532 | 121.284 | -6,4% | 0,7% |
41 | BMW SÉRIE 3 | 113.439 | 124.439 | -8,8% | 0,7% |
42 | RENAULT KADJAR | 110.334 | 121.537 | -9,2% | 0,7% |
43 | SEAT IBIZA | 108.387 | 123.515 | -12,2% | 0,7% |
44 | HYUNDAI I20 | 106.271 | 122.935 | -13,6% | 0,7% |
45 | FIAT TIPO | 106.270 | 126.180 | -15,8% | 0,7% |
46 | BMW SÉRIE 5 | 105.803 | 114.247 | -7,4% | 0,7% |
47 | FIAT 500X | 103.176 | 94.083 | 9,7% | 0,7% |
48 | FORD ECOSPORT | 101.921 | 65.425 | 55,8% | 0,7% |
49 | VW UP! | 98.867 | 101.885 | -3,0% | 0,6% |
50 | OPEL CROSSLAND X | 95.869 | 40.877 | 134,5% | 0,6% |
POS. | MARCA | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | VOLKSWAGEN | 1.752.162 | 1.706.431 | 2,7% | 11,2% |
2 | RENAULT | 1.105.778 | 1.150.686 | -3,9% | 7,1% |
3 | FORD | 994.397 | 1.018.436 | -2,4% | 6,4% |
4 | PEUGEOT | 971.437 | 924.953 | 5,0% | 6,2% |
5 | OPEL/VAUXHALL | 884.412 | 941.269 | -6,0% | 5,7% |
6 | MERCEDES-BENZ | 871.221 | 893.574 | -2,5% | 5,6% |
7 | BMW | 815.179 | 827.755 | -1,5% | 5,2% |
8 | SKODA | 729.224 | 705.232 | 3,4% | 4,7% |
9 | AUDI | 724.168 | 826.394 | -12,4% | 4,6% |
10 | TOYOTA | 713.374 | 686.757 | 3,9% | 4,6% |
11 | FIAT | 711.285 | 779.522 | -8,8% | 4,6% |
12 | CITROËN | 598.254 | 569.822 | 5,0% | 3,8% |
13 | HYUNDAI | 543.292 | 523.047 | 3,9% | 3,5% |
14 | DACIA | 528.249 | 472.816 | 11,7% | 3,4% |
15 | KIA | 494.304 | 472.125 | 4,7% | 3,2% |
16 | NISSAN | 493.862 | 566.516 | -12,8% | 3,2% |
17 | SEAT | 452.372 | 401.028 | 12,8% | 2,9% |
18 | VOLVO | 320.071 | 301.603 | 6,1% | 2,0% |
19 | SUZUKI | 249.103 | 244.877 | 1,7% | 1,6% |
20 | MAZDA | 232.983 | 231.925 | 0,5% | 1,5% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 15.624.486 | 15.630.555 | 0,0% |
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Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça; e
- Resultados de modelos incluem, além de vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça, também outros países do leste europeu, como Rússia, Turquia e Ucrânia
Fontes: JATO / ACEA / focus2move / Best Selling Cars Blog