O ano de 2018 não foi como o esperado para os alemães. Após comemorarem em 2017 os números mais expressivos desde 2009, os 3.435.778 veículos novos comercializados no maior mercado da Europa representaram uma queda de 0,2%. O resultado só não foi pior porque as vendas no 1ª semestre foram positivas. Apesar disso, este foi o segundo melhor ano nesta década.
Mesmo afetada após setembro pelo WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, a Volkswagen (643.518) conseguiu registrar um acréscimo de 1,5% no período. Já a vice-líder Mercedes-Benz (319.163) perdeu 2,2% de seus compradores.
A Audi (255.300), por sua vez foi o destaque negativo do top 10: com a maior retração (-10%), a marca perdeu lugar no pódio para a BMW (265.051). Nenhuma, no entanto, teve prejuízo tão grande quanto a Nissan. Apenas em 20º, a japonesa viu sumirem 26% de seus clientes.
Na disputa entre modelos, o Golf (211.512) por muito pouco não vendeu mais do que os três rivais mais próximos somados. Este foi o 38º ano consecutivo em que o VW não teve concorrência – a última vez em que o representante da marca não foi o preferido foi em 1980, quando o Mercedes W123 esteve no topo. Contando desde 1975, já são 43 anos à frente.
A VW, aliás, emplacou os quatro mais vendidos pela 1ª vez na história, com destaque para o recorde do Tiguan (74.749), vice-líder após sete anos seguidos com o Passat (70.007) ocupando a posição. Impulsionado pela nova geração, o Polo (70.488) completou o pódio com o maior avanço do top 10 (+15%) – no ano anterior, o modelo havia sido o quinto.
Apesar da retração de quase 9%, o Mercedes Classe C (62.784) completou cinco anos ininterruptos como o melhor “não VW” da lista. Sexto em 2017, o Audi A4 (53.340) perdeu fôlego e foi superado pelo Skoda Octavia (58.444). Com ótimo resultado nos últimos meses, o Mini (50.494) conquistou seu 1º top 10. À frente do britânico, o Mercedes Classe E (51.175) subiu uma posição em relação a 2017.
Com nova geração bem aceita pelo mercado, o Ford Focus (49.279) fechou as dez primeiras posições em alta (+8,6%). 11º, o Corsa (47.848) foi o melhor representante da Opel. Na BMW, o Série 1 (44.143) foi o preferido, mas numa modesta 16ª colocação.
Em seu primeiro ano completo, o VW T-Roc (35.299) por muito pouco não desalojou o VW up! (35.401) do top 25. 34º, o Sandero (25.109) merece uma menção ao ter sido o quinto colocado nas vendas privadas. A Dacia ainda viu o Duster (22.664) crescer mais de 40% e vender mais do que o Nissan Qashqai (22.143), SUV nº 1 na Europa.
POS. | MODELO | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | VW GOLF | 211.512 | 228.227 | -7,3% | 6,2% |
2 | VW TIGUAN | 74.749 | 71.437 | 4,6% | 2,2% |
3 | VW POLO | 70.488 | 61.378 | 14,8% | 2,1% |
4 | VW PASSAT | 70.007 | 72.430 | -3,3% | 2,0% |
5 | MERCEDES CLASSE C | 62.784 | 68.584 | -8,5% | 1,8% |
6 | SKODA OCTAVIA | 58.444 | 59.147 | -1,2% | 1,7% |
7 | AUDI A4 | 53.340 | 59.469 | -10,3% | 1,6% |
8 | MERCEDES CLASSE E | 51.175 | 53.444 | -4,2% | 1,5% |
9 | MINI | 50.494 | 46.705 | 8,1% | 1,5% |
10 | FORD FOCUS | 49.279 | 45.391 | 8,6% | 1,4% |
11 | OPEL CORSA | 47.848 | 51.349 | -6,8% | 1,4% |
12 | FORD FIESTA | 47.224 | 41.750 | 13,1% | 1,4% |
13 | OPEL ASTRA | 45.932 | 56.327 | -18,5% | 1,3% |
14 | AUDI A3 | 45.901 | 49.820 | -7,9% | 1,3% |
15 | SKODA FABIA | 44.900 | 49.917 | -10,1% | 1,3% |
16 | BMW SÉRIE 1 | 44.143 | 45.699 | -3,4% | 1,3% |
17 | SEAT LEON | 43.045 | 44.946 | -4,2% | 1,3% |
18 | VW TOURAN | 42.623 | 52.182 | -18,3% | 1,2% |
19 | BMW SÉRIE 5 | 42.358 | 42.840 | -1,1% | 1,2% |
20 | FORD KUGA | 42.276 | 37.962 | 11,4% | 1,2% |
21 | MERCEDES GLC / GLK | 40.438 | 39.397 | 2,6% | 1,2% |
22 | VW TRANSPORTER | 39.433 | 39.390 | 0,1% | 1,1% |
23 | BMW SÉRIE 2 | 38.189 | 41.144 | -7,2% | 1,1% |
24 | AUDI A6 | 37.170 | 38.856 | -4,3% | 1,1% |
25 | VW UP | 35.401 | 36.685 | -3,5% | 1,0% |
26 | VW T-ROC | 35.299 | 1.851 | 1807,0% | 1,0% |
27 | MERCEDES CLASSE A | 35.252 | 29.257 | 20,5% | 1,0% |
28 | BMW SÉRIE 3 | 34.514 | 38.343 | -10,0% | 1,0% |
29 | FIAT 500 | 31.590 | 29.836 | 5,9% | 0,9% |
30 | BMW X1 | 31.521 | 35.016 | -10,0% | 0,9% |
31 | VW CADDY | 30.905 | 32.934 | -6,2% | 0,9% |
32 | FIAT DUCATO | 29.171 | 26.456 | 10,3% | 0,8% |
33 | SMART FORTWO | 27.405 | 25.818 | 6,1% | 0,8% |
34 | DACIA SANDERO | 25.109 | 23.993 | 4,7% | 0,7% |
35 | MERCEDES CLASSE B | 24.848 | 25.857 | -3,9% | 0,7% |
36 | OPEL INSIGNIA | 24.755 | 24.334 | 1,7% | 0,7% |
37 | HYUNDAI TUCSON | 24.055 | 23.645 | 1,7% | 0,7% |
38 | TOYOTA YARIS | 23.914 | 20.737 | 15,3% | 0,7% |
39 | RENAULT CAPTUR | 23.834 | 23.700 | 0,6% | 0,7% |
40 | RENAULT CLIO | 23.575 | 23.340 | 1,0% | 0,7% |
41 | OPEL MOKKA | 22.790 | 35.631 | -36,0% | 0,7% |
42 | DACIA DUSTER | 22.664 | 15.765 | 43,8% | 0,7% |
43 | HYUNDAI I20 | 22.559 | 22.209 | 1,6% | 0,7% |
44 | OPEL ADAM | 22.297 | 22.817 | -2,3% | 0,6% |
45 | OPEL CROSSLAND X | 22.217 | 11.715 | 89,6% | 0,6% |
46 | NISSAN QASHQAI | 22.143 | 26.682 | -17,0% | 0,6% |
47 | SEAT ARONA | 22.053 | 910 | 2323,4% | 0,6% |
48 | HYUNDAI I30 | 22.044 | 22.460 | -1,9% | 0,6% |
49 | CITROËN C3 | 21.844 | 16.365 | 33,5% | 0,6% |
50 | FORD ECOSPORT | 21.684 | 10.593 | 104,7% | 0,6% |
POS. | MARCA | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | VW | 643.518 | 634.270 | 1,5% | 18,7% |
2 | MERCEDES-BENZ | 319.163 | 326.188 | -2,2% | 9,3% |
3 | BMW | 265.051 | 261.864 | 1,2% | 7,7% |
4 | AUDI | 255.300 | 283.196 | -9,9% | 7,4% |
5 | FORD | 252.323 | 246.589 | 2,3% | 7,3% |
6 | OPEL | 227.967 | 243.715 | -6,5% | 6,6% |
7 | SKODA | 196.968 | 194.230 | 1,4% | 5,7% |
8 | RENAULT | 130.825 | 135.456 | -3,4% | 3,8% |
9 | SEAT | 121.724 | 108.203 | 12,5% | 3,5% |
10 | HYUNDAI | 114.878 | 108.518 | 5,9% | 3,3% |
11 | TOYOTA | 83.930 | 81.086 | 3,5% | 2,4% |
12 | FIAT | 81.460 | 84.324 | -3,4% | 2,4% |
13 | DACIA | 71.746 | 62.678 | 14,5% | 2,1% |
14 | PEUGEOT | 68.237 | 70.930 | -3,8% | 2,0% |
15 | MAZDA | 67.387 | 67.262 | 0,2% | 2,0% |
16 | KIA | 65.797 | 64.068 | 2,7% | 1,9% |
17 | CITROËN | 55.223 | 52.760 | 4,7% | 1,6% |
18 | MITSUBISHI | 50.803 | 43.367 | 17,1% | 1,5% |
19 | MINI | 50.494 | 46.706 | 8,1% | 1,5% |
20 | NISSAN | 50.366 | 68.019 | -26,0% | 1,5% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 3.435.778 | 3.441.262 | -0,2% | 100,0% |
EM DEZEMBRO
Polo e Classe C se destacaram do último mês de 2018. Em alta de quase 51% sobre 2017, o representante da VW, com 5.652 unidades, repetiu o segundo lugar já conquistado em novembro. Já o Mercedes voltou a figurar no pódio ao emplacar 5.490 unidades, 53% a mais do que há um ano.
O Golf (14.046) manteve confortavelmente sua habitual liderança, mas vendendo 17% a menos no período. Vice-líder entre as montadoras, a BMW (24.859) emplacou o Série 1 (4.738) e o Série 5 (4.649) no top 5. Quinto no mês anterior, o Mini (4.504) caiu uma posição.
Já o Passat, terceiro em novembro, caiu para o sétimo lugar graças a uma retração de 30%. Para o Tiguan a situação foi ainda pior: com 3.804 unidades, o SUV perdeu quase 1/3 de seus compradores e perdeu a disputa contra o Focus (3.883) pela oitava posição. O Corsa (3.597), em alta de 8%, completou o top 10.
Mantendo a trajetória de avanço sobre o ano passado, o Classe A (3.284) foi quem mais cresceu no top 30 (+184%), embora tenha perdido oito posições nas últimas semanas. Apenas quinta colocada entre as montadoras, a Audi teve no A4 (3.374) o seu melhor representante, em 13º lugar.
O mercado alemão comercializou em dezembro 237.058 veículos novos. Comparando com o final de 2017, a retração chegou a 6,7%. Boa parte do mau resultado teve relação com a queda de quase 11% da líder VW (41.527) e só não foi pior porque a Mercedes (22.876), 3ª, cresceu quase 22%.
POS. | MODELO | DEZ.18 | % MERCADO | DEZ.17 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 14.046 | 5,9% | 16.935 | -17,1% |
2 | VW POLO | 5.652 | 2,4% | 3.750 | 50,7% |
3 | MERCEDES CLASSE C | 5.490 | 2,3% | 3.585 | 53,1% |
4 | BMW SÉRIE 1 | 4.738 | 2,0% | 6.594 | -28,1% |
5 | BMW SÉRIE 5 | 4.649 | 2,0% | 3.817 | 21,8% |
6 | MINI | 4.504 | 1,9% | 4.224 | 6,6% |
7 | VW PASSAT | 3.902 | 1,6% | 5.565 | -29,9% |
8 | FORD FOCUS | 3.883 | 1,6% | 4.727 | -17,9% |
9 | VW TIGUAN | 3.804 | 1,6% | 5.688 | -33,1% |
10 | OPEL CORSA | 3.597 | 1,5% | 3.364 | 6,9% |
11 | SKODA OCTAVIA | 3.491 | 1,5% | 4.177 | -16,4% |
12 | MERCEDES CLASSE E | 3.460 | 1,5% | 3.119 | 10,9% |
13 | AUDI A4 | 3.374 | 1,4% | 3.855 | -12,5% |
14 | VW TRANSPORTER | 3.331 | 1,4% | 3.040 | 9,6% |
15 | MERCEDES CLASSE A | 3.284 | 1,4% | 1.157 | 183,8% |
16 | AUDI A6 | 3.212 | 1,4% | 2.243 | 43,2% |
17 | FORD FIESTA | 3.142 | 1,3% | 4.053 | -22,5% |
18 | BMW X1 | 2.838 | 1,2% | 3.167 | -10,4% |
19 | BMW SÉRIE 3 | 2.827 | 1,2% | 3.255 | -13,1% |
20 | OPEL ASTRA | 2.791 | 1,2% | 3.512 | -20,5% |
21 | BMW SÉRIE 2 | 2.779 | 1,2% | 3.349 | -17,0% |
22 | VW TOURAN | 2.699 | 1,1% | 3.873 | -30,3% |
23 | AUDI A3 | 2.674 | 1,1% | 2.709 | -1,3% |
24 | MERCEDES GLK / GLC | 2.651 | 1,1% | 2.545 | 4,2% |
25 | SKODA FABIA | 2.588 | 1,1% | 3.394 | -23,7% |
26 | OPEL ADAM | 2.541 | 1,1% | 1.595 | 59,3% |
27 | SEAT LEON | 2.336 | 1,0% | 2.967 | -21,3% |
28 | RENAULT TWINGO | 2.333 | 1,0% | 1.642 | 42,1% |
29 | BMW X3 | 2.307 | 1,0% | 1.022 | 125,7% |
30 | VW CADDY | 2.242 | 0,9% | 2.531 | -11,4% |
31 | FIAT 500 | 2.124 | 0,9% | 1.697 | 25,2% |
32 | FORD KUGA | 2.123 | 0,9% | 3.543 | -40,1% |
33 | HYUNDAI I20 | 2.081 | 0,9% | 1.404 | 48,2% |
34 | HYUNDAI I30 | 1.999 | 0,8% | 1.712 | 16,8% |
35 | VW UP | 1.921 | 0,8% | 2.471 | -22,3% |
36 | VOLVO XC60 | 1.885 | 0,8% | 1.149 | 64,1% |
37 | RENAULT CAPTUR | 1.879 | 0,8% | 2.344 | -19,8% |
38 | DACIA SANDERO | 1.852 | 0,8% | 1.611 | 15,0% |
39 | VW T-ROC | 1.841 | 0,8% | 517 | 256,1% |
40 | AUDI Q5 | 1.803 | 0,8% | 1.626 | 10,9% |
41 | MAZDA CX-5 | 1.750 | 0,7% | 1.594 | 9,8% |
42 | RENAULT CLIO | 1.712 | 0,7% | 2.562 | -33,2% |
43 | OPEL CROSSLAND X | 1.670 | 0,7% | 1.684 | -0,8% |
44 | MERCEDES CLASSE V | 1.640 | 0,7% | 2.015 | -18,6% |
45 | TOYOTA YARIS | 1.598 | 0,7% | 1.442 | 10,8% |
46 | SMART FORTWO | 1.576 | 0,7% | 2.853 | -44,8% |
47 | AUDI Q2 | 1.565 | 0,7% | 1.733 | -9,7% |
48 | SKODA KODIAQ | 1.501 | 0,6% | 1.701 | -11,8% |
49 | SEAT ARONA | 1.468 | 0,6% | 262 | 460,3% |
50 | OPEL GRANDLAND X | 1.467 | 0,6% | 841 | 74,4% |
POS. | MARCA | DEZ.18 | % MERCADO | DEZ.17 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 41.527 | 17,5% | 46.587 | -10,9% |
2 | BMW | 24.859 | 10,5% | 24.821 | 0,2% |
3 | MERCEDES-BENZ | 22.876 | 9,6% | 18.804 | 21,7% |
4 | FORD | 17.711 | 7,5% | 20.132 | -12,0% |
5 | AUDI | 16.636 | 7,0% | 17.638 | -5,7% |
6 | OPEL | 15.594 | 6,6% | 17.149 | -9,1% |
7 | SKODA | 12.370 | 5,2% | 14.011 | -11,7% |
8 | RENAULT | 9.684 | 4,1% | 12.304 | -21,3% |
9 | HYUNDAI | 8.518 | 3,6% | 7.939 | 7,3% |
10 | SEAT | 6.745 | 2,8% | 7.924 | -14,9% |
11 | VOLVO | 5.773 | 2,4% | 4.542 | 27,1% |
12 | TOYOTA | 5.053 | 2,1% | 5.596 | -9,7% |
13 | DACIA | 4.886 | 2,1% | 4.897 | -0,2% |
14 | MAZDA | 4.875 | 2,1% | 4.988 | -2,3% |
15 | MINI | 4.504 | 1,9% | 4.224 | 6,6% |
16 | PEUGEOT | 4.503 | 1,9% | 7.832 | -42,5% |
17 | FIAT | 4.472 | 1,9% | 3.714 | 20,4% |
18 | KIA | 4.367 | 1,8% | 4.526 | -3,5% |
19 | CITROËN | 3.285 | 1,4% | 3.506 | -6,3% |
20 | SUZUKI | 3.092 | 1,3% | 2.930 | 5,5% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 237.058 | ... | 253.950 | -6,7% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog