Em fim de carreira na atual geração, ao menos na Europa, o Golf VII está ganhando uma série especial de "despedida" na Alemanha. Trata-se do GTI TCR 2019, que foi apresentado como conceito meses atrás e agora se torna realidade.

O principal argumento do TCR está nos 290 cv do motor 2.0 TSI retrabalhado, que vem acoplado exclusivamente ao câmbio DSG de dupla embreagem e 7 marchas. No Brasil, o GTI "normal" tem 230 cv e transmissão DSG de 6 posições. 

Para lidar com a maior potência, o GTI TCR incorpora um diferencial dianteiro autoblocante com controle eletrônico. O resultado das melhorias se refletem no desempenho: apenas 5,6 segundos de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 250 km/h - que pode passar a 260 km/h com um pacote opcional.

Pneus semi-slick opcionais

Entre os componentes específicos, o TCR recebe um novo spoiler frontal, difusor traseiro e capas de retrovisor na cor preta. Também são aplicados freios a disco ventilados e perfurados, rodas exclusivas aro 18" (19" como opcional) e faróis Full LED.

Para mostrar que o GTI TCR 2019 se defende perfeitamente nos track days da vida, a VW oferece a possibilidade de o esportivo vir equipado com pneus semi-slick. Outra opção interessante é o pacote com retrovisores de fibra de carbono, teto na cor preta e adesivos laterais. 

Volkswagen Golf GTI TCR 2019

A cabine também incorpora elementos próprios, como bancos esportivos com revestimento em microfibra e pedaleira de alumínio. Já o volante possui a marca vermelha no ponto central da direção (como nos carros de competição). O quadro de instrumentos é totalmente digital. 

Por enquanto à venda apenas na Alemanha, o GTI TCR custa 38.950 euros, o equivalente a cerca de R$ 166 mil. 

Fotos: divulgação

Galeria: VW Golf GTI TCR (2019)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com