Assim como ocorreu com os modelos compactos, os SUVs e crossovers médios e grandes também tiveram um ano de 2018 positivo. Somados, os modelos das duas categorias emplacaram 129.105 unidades, um crescimento de 24,6% em relação a 2017.

Na faixa intermediária, nenhum modelo foi capaz de impedir o domínio absoluto do Compass. Em seu segundo ano completo de loja, o Jeep médio superou a barreira das 60 mil unidades (60.284), com alta de quase 23% no período, e manteve uma participação de mercado superior a 55%. Mais do que isso, o Compass foi o SUV mais vendido do país dentre todos os segmentos.

Volkswagen Tiguan 1.4 Comfortline - Teste

Já para o ix35 (8.525), 2018 não vai deixar nenhuma saudade. Além de ter sido o único entre os nove primeiros colocados a vender menos do que há um ano (-16,9%), o Hyundai teve o seu resultado mais fraco desde 2010 (6.794), quando começou a ser vendido apenas no final do 1º semestre.

Situação oposta à do Tiguan, por exemplo. Em nova geração e com opção de 7 lugares, o representante da VW se aproximou das 6 mil unidades (5.771) – crescimento superior a 300% - e saltou da sétima para a terceira colocação, à frente do Kia Sportage (5.648), que subiu do sexto para o quarto lugar. O Mitsubishi ASX (5.379), quarto no ano anterior, veio em seguida.

O Hyundai Tucson (5.179), no pódio em 2017, caiu para sexto sob forte ameaça do Chevrolet Equinox (5.089) em seu primeiro ano cheio. Vale ressaltar que o Hyundai ainda computou nestes números os emplacamentos da versão antiga, produzida no país desde 2011 e que saiu de linha em dezembro. Reestilizado, o Toyota RAV4 (4.221) praticamente multiplicou por sete o resultado do último ranking e saltou da 12ª para a oitava colocação.

Comparativo Tiguan x CR-V x 3008 x Equinox
Peugeot 5008 Brasil

O Peugeot 3008 (2.844) repetiu o nono lugar, mas vendendo 230% a mais. Com a maior retração do top 10 (-51%), o Mitsubishi Outlander (2.293) caiu cinco posições. Melhor novato, o Peugeot 5008 (637) foi o 11º, com o Mitsubishi Eclipse Cross (534) em seguida. Um dos modelos preferidos nos EUA, o Honda CR-V (514) perdeu quase 20% dos compradores do já fraco 2017.

SUVs / Crossovers II

 

POS.

MODELO

TOTAL 2018

% 2018

TOTAL 2017

% 2017

% VARIAÇÃO 18/17

POS. 2017

JEEP COMPASS

60284

55,68%

49187

58,54%

22,56%

HYUNDAI IX35

8525

7,87%

10254

12,20%

-16,86%

VW TIGUAN

5771

5,33%

1418

1,69%

306,98%

KIA SPORTAGE

5648

5,22%

3639

4,33%

55,21%

MITSUBISHI ASX

5379

4,97%

4922

5,86%

9,28%

HYUNDAI TUCSON

5179

4,78%

5032

5,99%

2,92%

CHEVROLET EQUINOX

5089

4,70%

1240

1,48%

310,40%

TOYOTA RAV4

4221

3,90%

593

0,71%

611,80%

12º

PEUGEOT 3008

2844

2,63%

861

1,02%

230,31%

10º

MITSUBISHI OUTLANDER

2293

2,12%

4675

5,56%

-50,95%

11º

PEUGEOT 5008

637

0,59%

0

0,00%

-

-

12º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

534

0,49%

0

0,00%

-

-

13º

HONDA CR-V

514

0,47%

634

0,75%

-18,93%

11º

14º

SUBARU FORESTER

438

0,40%

637

0,76%

-31,24%

10º

15º

DODGE JOURNEY

324

0,30%

469

0,56%

-30,92%

13º

16º

SUBARU XV

293

0,27%

183

0,22%

60,11%

14º

17º

JAC T6

132

0,12%

132

0,16%

0,00%

15º

18º

JEEP WRANGLER

72

0,07%

47

0,06%

53,19%

17º

19º

SUBARU OUTBACK

71

0,07%

87

0,10%

-18,39%

16º

20º

SSANGYONG KORANDO

25

0,02%

8

0,01%

212,50%

19º

21º

LAND ROVER DEFENDER

4

0,00%

9

0,01%

-55,56%

18º

 

 

108277

100,00%

84027

100,00%

28,86%

 

Na faixa de cima, o SW4 seguiu “atropelando”: com 13.481 unidades, o Toyota emplacou praticamente 2/3 de tudo o que o segmento ofereceu ao mercado no período. Mesmo com crescimento superior (+17,8%), o Chevrolet Trailblazer (3.853), rival mais próximo, vendeu 3,5 vezes menos.

Toyota Hilux SW4 2018

Mantendo-se no pódio, o Mitsubishi Pajero emplacou pouco mais de 1,5 mil unidades (1.527), suficiente apenas para manter uma relativa vantagem sobre o Hyundai Santa Fe (891), ambos com números inferiores aos de 2017. Já o Kia Sorento teve dias melhores e encerrou o ano com 599 unidades, 92% a mais. Em baixa superior a 60%, o Jeep Grand Cherokee (243) por muito pouco não perdeu a sexta posição para o novato Lifan X80 (226). 

SUVs / Crossovers III

 

POS.

MODELO

TOTAL 2018

% 2018

TOTAL 2017

% 2017

% VARIAÇÃO 18/17

POS. 2017

TOYOTA SW4

13481

64,73%

12567

64,11%

7,27%

CHEVROLET TRAILBLAZER

3853

18,50%

3272

16,69%

17,76%

MITSUBISHI PAJERO

1527

7,33%

1899

9,69%

-19,59%

HYUNDAI SANTA FE

891

4,28%

914

4,66%

-2,52%

KIA SORENTO

599

2,88%

311

1,59%

92,60%

JEEP GRAND CHEROKEE

243

1,17%

621

3,17%

-60,87%

LIFAN X80

226

1,09%

1

0,01%

22500,00%

11º

FORD EXPLORER

5

0,02%

2

0,01%

150,00%

DODGE DURANGO

1

0,00%

2

0,01%

-50,00%

10º

KIA MOHAVE

1

0,00%

11

0,06%

-90,91%

11º

SSANGYONG REXTON

1

0,00%

2

0,01%

-50,00%

10º

 

 

20828

100,00%

19602

100,00%

6,25%

 

Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.

 

EM DEZEMBRO

Após sete meses seguidos superando a barreira das cinco mil unidades, o Compass encerrou dezembro com 4.762 unidades. Mesmo vendendo menos do que no mesmo período de 2017, o modelo emplacou seis vezes mais do que o vice-líder Tiguan (771), que desta vez não teve tanta folga sobre o ix35 (705), mesmo com crescimento superior a 60%.

Hyundai New Tucson avaliação BR

Numa disputa acirradíssima pelo quarto lugar, o Tucson levou a melhor sobre o Sportage por apenas 10 unidades (488 x 478), com o Equinox (453) na cola dos dois. O ASX, em baixa de quase 28%, veio na sequência, com 364 unidades. Recém-lançado, o Eclipse Cross garantiu lugar entre os dez primeiros com 287 emplacamentos, mais do que as 274 unidades do RAV4.

Superado pelo 5008 no acumulado do ano, o CR-V emplacou mais do que o francês pelo segundo mês seguido (77 x 67). Sem tanta representatividade no Brasil, os Subaru Forester (44), XV (31) e Outback (6), somados, venderam pouco mais de 10% do segundo colocado.

SUVs / Crossovers II

POS.

MODELO

DEZ/18

NOV/18

DEZ/17

% DEZ 18

% NOV 18

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2018/2017

JEEP COMPASS

4762

5008

5121

51,74%

52,89%

-4,91%

-7,01%

VW TIGUAN

771

985

477

8,38%

10,40%

-21,73%

61,64%

HYUNDAI IX35

705

671

972

7,66%

7,09%

5,07%

-27,47%

HYUNDAI TUCSON

488

457

537

5,30%

4,83%

6,78%

-9,12%

KIA SPORTAGE

478

388

380

5,19%

4,10%

23,20%

25,79%

CHEVROLET EQUINOX

453

512

420

4,92%

5,41%

-11,52%

7,86%

MITSUBISHI ASX

364

441

503

3,96%

4,66%

-17,46%

-27,63%

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

287

155

0

3,12%

1,64%

85,16%

-

TOYOTA RAV4

274

288

104

2,98%

3,04%

-4,86%

163,46%

10º

PEUGEOT 3008

197

168

182

2,14%

1,77%

17,26%

8,24%

11º

MITSUBISHI OUTLANDER

171

188

202

1,86%

1,99%

-9,04%

-15,35%

12º

HONDA CR-V

77

70

5

0,84%

0,74%

10,00%

1440,00%

13º

PEUGEOT 5008

67

51

0

0,73%

0,54%

31,37%

-

14º

SUBARU FORESTER

44

21

53

0,48%

0,22%

109,52%

-16,98%

15º

SUBARU XV

31

42

20

0,34%

0,44%

-26,19%

55,00%

16º

DODGE JOURNEY

23

14

33

0,25%

0,15%

64,29%

-30,30%

17º

SUBARU OUTBACK

6

3

10

0,07%

0,03%

100,00%

-40,00%

18º

JEEP WRANGLER

3

6

1

0,03%

0,06%

-50,00%

200,00%

19º

JAC T6

1

0

15

0,01%

0,00%

-

-93,33%

20º

SSANGYONG KORANDO

1

1

0

0,01%

0,01%

0,00%

-

 

 

9203

9469

9035

100,00%

100,00%

-2,81%

1,86%

Com 1.346 unidades, o SW4 não vendia tanto há exatos dois anos, mantendo a participação de mercado acima dos 65%. Vice-líder, o Trailblazer (432) registrou o seu segundo melhor resultado desde o lançamento, atrás apenas das 532 unidades de outubro.

Chevrolet Trailblazer 2019

Com quase 100 unidades, o Santa Fe (97) garantiu o pódio com apenas duas unidades a mais do que o Pajero (95), único a vender menos do que em 2017. Surpresa do mês, o X80 (41) ficou à frente do Sorento (38) e do Cherokee (12), mesmo com este último dobrando o resultado do ano passado.

SUVs / Crossovers III

POS.

MODELO

DEZ/18

NOV/18

DEZ/17

% DEZ 18

% NOV 18

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2018/2017

TOYOTA SW4

1346

1117

1240

65,31%

66,02%

20,50%

8,55%

CHEVROLET TRAILBLAZER

432

306

298

20,96%

18,09%

41,18%

44,97%

HYUNDAI SANTA FE

97

80

48

4,71%

4,73%

21,25%

102,08%

MITSUBISHI PAJERO

95

95

209

4,61%

5,61%

0,00%

-54,55%

LIFAN X80

41

34

0

1,99%

2,01%

20,59%

-

KIA SORENTO

38

47

23

1,84%

2,78%

-19,15%

65,22%

JEEP GRAND CHEROKEE

12

13

6

0,58%

0,77%

-7,69%

100,00%

 

 

2061

1692

1824

100,00%

100,00%

21,81%

12,99%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Jeep Compass 2019

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