Assim como ocorreu com os modelos compactos, os SUVs e crossovers médios e grandes também tiveram um ano de 2018 positivo. Somados, os modelos das duas categorias emplacaram 129.105 unidades, um crescimento de 24,6% em relação a 2017.
Na faixa intermediária, nenhum modelo foi capaz de impedir o domínio absoluto do Compass. Em seu segundo ano completo de loja, o Jeep médio superou a barreira das 60 mil unidades (60.284), com alta de quase 23% no período, e manteve uma participação de mercado superior a 55%. Mais do que isso, o Compass foi o SUV mais vendido do país dentre todos os segmentos.
Já para o ix35 (8.525), 2018 não vai deixar nenhuma saudade. Além de ter sido o único entre os nove primeiros colocados a vender menos do que há um ano (-16,9%), o Hyundai teve o seu resultado mais fraco desde 2010 (6.794), quando começou a ser vendido apenas no final do 1º semestre.
Situação oposta à do Tiguan, por exemplo. Em nova geração e com opção de 7 lugares, o representante da VW se aproximou das 6 mil unidades (5.771) – crescimento superior a 300% - e saltou da sétima para a terceira colocação, à frente do Kia Sportage (5.648), que subiu do sexto para o quarto lugar. O Mitsubishi ASX (5.379), quarto no ano anterior, veio em seguida.
O Hyundai Tucson (5.179), no pódio em 2017, caiu para sexto sob forte ameaça do Chevrolet Equinox (5.089) em seu primeiro ano cheio. Vale ressaltar que o Hyundai ainda computou nestes números os emplacamentos da versão antiga, produzida no país desde 2011 e que saiu de linha em dezembro. Reestilizado, o Toyota RAV4 (4.221) praticamente multiplicou por sete o resultado do último ranking e saltou da 12ª para a oitava colocação.
O Peugeot 3008 (2.844) repetiu o nono lugar, mas vendendo 230% a mais. Com a maior retração do top 10 (-51%), o Mitsubishi Outlander (2.293) caiu cinco posições. Melhor novato, o Peugeot 5008 (637) foi o 11º, com o Mitsubishi Eclipse Cross (534) em seguida. Um dos modelos preferidos nos EUA, o Honda CR-V (514) perdeu quase 20% dos compradores do já fraco 2017.
SUVs / Crossovers II |
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POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | JEEP COMPASS | 60284 | 55,68% | 49187 | 58,54% | 22,56% | 1º |
2º | HYUNDAI IX35 | 8525 | 7,87% | 10254 | 12,20% | -16,86% | 2º |
3º | VW TIGUAN | 5771 | 5,33% | 1418 | 1,69% | 306,98% | 7º |
4º | KIA SPORTAGE | 5648 | 5,22% | 3639 | 4,33% | 55,21% | 6º |
5º | MITSUBISHI ASX | 5379 | 4,97% | 4922 | 5,86% | 9,28% | 4º |
6º | HYUNDAI TUCSON | 5179 | 4,78% | 5032 | 5,99% | 2,92% | 3º |
7º | CHEVROLET EQUINOX | 5089 | 4,70% | 1240 | 1,48% | 310,40% | 8º |
8º | TOYOTA RAV4 | 4221 | 3,90% | 593 | 0,71% | 611,80% | 12º |
9º | PEUGEOT 3008 | 2844 | 2,63% | 861 | 1,02% | 230,31% | 9º |
10º | MITSUBISHI OUTLANDER | 2293 | 2,12% | 4675 | 5,56% | -50,95% | 5º |
11º | PEUGEOT 5008 | 637 | 0,59% | 0 | 0,00% | - | - |
12º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 534 | 0,49% | 0 | 0,00% | - | - |
13º | HONDA CR-V | 514 | 0,47% | 634 | 0,75% | -18,93% | 11º |
14º | SUBARU FORESTER | 438 | 0,40% | 637 | 0,76% | -31,24% | 10º |
15º | DODGE JOURNEY | 324 | 0,30% | 469 | 0,56% | -30,92% | 13º |
16º | SUBARU XV | 293 | 0,27% | 183 | 0,22% | 60,11% | 14º |
17º | JAC T6 | 132 | 0,12% | 132 | 0,16% | 0,00% | 15º |
18º | JEEP WRANGLER | 72 | 0,07% | 47 | 0,06% | 53,19% | 17º |
19º | SUBARU OUTBACK | 71 | 0,07% | 87 | 0,10% | -18,39% | 16º |
20º | SSANGYONG KORANDO | 25 | 0,02% | 8 | 0,01% | 212,50% | 19º |
21º | LAND ROVER DEFENDER | 4 | 0,00% | 9 | 0,01% | -55,56% | 18º |
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| 108277 | 100,00% | 84027 | 100,00% | 28,86% |
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Na faixa de cima, o SW4 seguiu “atropelando”: com 13.481 unidades, o Toyota emplacou praticamente 2/3 de tudo o que o segmento ofereceu ao mercado no período. Mesmo com crescimento superior (+17,8%), o Chevrolet Trailblazer (3.853), rival mais próximo, vendeu 3,5 vezes menos.
Mantendo-se no pódio, o Mitsubishi Pajero emplacou pouco mais de 1,5 mil unidades (1.527), suficiente apenas para manter uma relativa vantagem sobre o Hyundai Santa Fe (891), ambos com números inferiores aos de 2017. Já o Kia Sorento teve dias melhores e encerrou o ano com 599 unidades, 92% a mais. Em baixa superior a 60%, o Jeep Grand Cherokee (243) por muito pouco não perdeu a sexta posição para o novato Lifan X80 (226).
SUVs / Crossovers III |
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POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | TOYOTA SW4 | 13481 | 64,73% | 12567 | 64,11% | 7,27% | 1º |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 3853 | 18,50% | 3272 | 16,69% | 17,76% | 2º |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 1527 | 7,33% | 1899 | 9,69% | -19,59% | 3º |
4º | HYUNDAI SANTA FE | 891 | 4,28% | 914 | 4,66% | -2,52% | 4º |
5º | KIA SORENTO | 599 | 2,88% | 311 | 1,59% | 92,60% | 6º |
6º | JEEP GRAND CHEROKEE | 243 | 1,17% | 621 | 3,17% | -60,87% | 5º |
7º | LIFAN X80 | 226 | 1,09% | 1 | 0,01% | 22500,00% | 11º |
8º | FORD EXPLORER | 5 | 0,02% | 2 | 0,01% | 150,00% | 9º |
9º | DODGE DURANGO | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 8º |
10º | KIA MOHAVE | 1 | 0,00% | 11 | 0,06% | -90,91% | 7º |
11º | SSANGYONG REXTON | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 10º |
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| 20828 | 100,00% | 19602 | 100,00% | 6,25% |
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Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
EM DEZEMBRO
Após sete meses seguidos superando a barreira das cinco mil unidades, o Compass encerrou dezembro com 4.762 unidades. Mesmo vendendo menos do que no mesmo período de 2017, o modelo emplacou seis vezes mais do que o vice-líder Tiguan (771), que desta vez não teve tanta folga sobre o ix35 (705), mesmo com crescimento superior a 60%.
Numa disputa acirradíssima pelo quarto lugar, o Tucson levou a melhor sobre o Sportage por apenas 10 unidades (488 x 478), com o Equinox (453) na cola dos dois. O ASX, em baixa de quase 28%, veio na sequência, com 364 unidades. Recém-lançado, o Eclipse Cross garantiu lugar entre os dez primeiros com 287 emplacamentos, mais do que as 274 unidades do RAV4.
Superado pelo 5008 no acumulado do ano, o CR-V emplacou mais do que o francês pelo segundo mês seguido (77 x 67). Sem tanta representatividade no Brasil, os Subaru Forester (44), XV (31) e Outback (6), somados, venderam pouco mais de 10% do segundo colocado.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | JEEP COMPASS | 4762 | 5008 | 5121 | 51,74% | 52,89% | -4,91% | -7,01% |
2º | VW TIGUAN | 771 | 985 | 477 | 8,38% | 10,40% | -21,73% | 61,64% |
3º | HYUNDAI IX35 | 705 | 671 | 972 | 7,66% | 7,09% | 5,07% | -27,47% |
4º | HYUNDAI TUCSON | 488 | 457 | 537 | 5,30% | 4,83% | 6,78% | -9,12% |
5º | KIA SPORTAGE | 478 | 388 | 380 | 5,19% | 4,10% | 23,20% | 25,79% |
6º | CHEVROLET EQUINOX | 453 | 512 | 420 | 4,92% | 5,41% | -11,52% | 7,86% |
7º | MITSUBISHI ASX | 364 | 441 | 503 | 3,96% | 4,66% | -17,46% | -27,63% |
8º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 287 | 155 | 0 | 3,12% | 1,64% | 85,16% | - |
9º | TOYOTA RAV4 | 274 | 288 | 104 | 2,98% | 3,04% | -4,86% | 163,46% |
10º | PEUGEOT 3008 | 197 | 168 | 182 | 2,14% | 1,77% | 17,26% | 8,24% |
11º | MITSUBISHI OUTLANDER | 171 | 188 | 202 | 1,86% | 1,99% | -9,04% | -15,35% |
12º | HONDA CR-V | 77 | 70 | 5 | 0,84% | 0,74% | 10,00% | 1440,00% |
13º | PEUGEOT 5008 | 67 | 51 | 0 | 0,73% | 0,54% | 31,37% | - |
14º | SUBARU FORESTER | 44 | 21 | 53 | 0,48% | 0,22% | 109,52% | -16,98% |
15º | SUBARU XV | 31 | 42 | 20 | 0,34% | 0,44% | -26,19% | 55,00% |
16º | DODGE JOURNEY | 23 | 14 | 33 | 0,25% | 0,15% | 64,29% | -30,30% |
17º | SUBARU OUTBACK | 6 | 3 | 10 | 0,07% | 0,03% | 100,00% | -40,00% |
18º | JEEP WRANGLER | 3 | 6 | 1 | 0,03% | 0,06% | -50,00% | 200,00% |
19º | JAC T6 | 1 | 0 | 15 | 0,01% | 0,00% | - | -93,33% |
20º | SSANGYONG KORANDO | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
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| 9203 | 9469 | 9035 | 100,00% | 100,00% | -2,81% | 1,86% |
Com 1.346 unidades, o SW4 não vendia tanto há exatos dois anos, mantendo a participação de mercado acima dos 65%. Vice-líder, o Trailblazer (432) registrou o seu segundo melhor resultado desde o lançamento, atrás apenas das 532 unidades de outubro.
Com quase 100 unidades, o Santa Fe (97) garantiu o pódio com apenas duas unidades a mais do que o Pajero (95), único a vender menos do que em 2017. Surpresa do mês, o X80 (41) ficou à frente do Sorento (38) e do Cherokee (12), mesmo com este último dobrando o resultado do ano passado.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | TOYOTA SW4 | 1346 | 1117 | 1240 | 65,31% | 66,02% | 20,50% | 8,55% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 432 | 306 | 298 | 20,96% | 18,09% | 41,18% | 44,97% |
3º | HYUNDAI SANTA FE | 97 | 80 | 48 | 4,71% | 4,73% | 21,25% | 102,08% |
4º | MITSUBISHI PAJERO | 95 | 95 | 209 | 4,61% | 5,61% | 0,00% | -54,55% |
5º | LIFAN X80 | 41 | 34 | 0 | 1,99% | 2,01% | 20,59% | - |
6º | KIA SORENTO | 38 | 47 | 23 | 1,84% | 2,78% | -19,15% | 65,22% |
7º | JEEP GRAND CHEROKEE | 12 | 13 | 6 | 0,58% | 0,77% | -7,69% | 100,00% |
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| 2061 | 1692 | 1824 | 100,00% | 100,00% | 21,81% | 12,99% |
Fonte: Fenabrave