Segmento que vem perdendo espaço na composição do mercado brasileiro – em 2018, as 127.751 unidades vendidas representaram apenas 5,17% do total de 2.470.654 veículos novos -, os sedãs médios não tiveram grandes novidades na relação dos primeiros colocados.

Sem concorrência pelo quinto ano consecutivo, o Corolla encerrou o ano com 59.062 unidades, aproximadamente sete mil a menos do que em 2017 (queda de quase 11%). O best-seller da Toyota não vendia assim desde 2013 (54.103), quando encerrou o ano na segunda posição. Praticamente estável sobre o ano anterior, o Honda Civic (25.942) encurtou sua desvantagem de mais de 40 mil para menos de 35 mil unidades.

Honda Civic 2019
Chevrolet Cruze Black Bow Tie

Com seu melhor desempenho desde 2014, o Chevrolet Cruze Sedan (19.828) repetiu o pódio dos anos anteriores. Já o Nissan Sentra (4.422), sexto em 2017, subiu duas posições ao crescer quase 15%. Ainda assim, este resultado representa menos de 1/3 do total emplacado em 2014 (14.270), o melhor ano da atual geração.

A vantagem em relação ao quinto colocado, no entanto, foi muito pequena: com 4.403 unidades, o Jetta foi o destaque negativo do ano. Mesmo com nova geração lançada nos últimos meses, o representante da VW perdeu quase 43% de suas vendas e viu cair para menos de 150 unidades a sua vantagem sobre o Ford Focus Fastback (4.256).

Citroën C4 Lounge 2019
Salão do Automóvel: agora mexicano, novo Kia Cerato 2017 chega ao Brasil por R$ 76.990

O C4 Lounge repetiu a sétima posição de 2017, mas com resultado ainda mais fraco. Mesmo com reestilização, o Citroën não foi além das 3.229 unidades, uma média inferior a 300 unidades mensais. Reforçado por promoções no início do 1º semestre, o Cerato cresceu mais de 50% e subiu da nona para a oitava colocação.

O crescimento mais expressivo foi do Mitsubishi Lancer, que saltou de 422 para 1.633 emplacamentos e assegurou um lugar no top 10. Já o Hyundai Elantra, com 1.072 unidades, viu as vendas recuarem mais de 50%. Em seu ano mais fraco desde o lançamento, o Peugeot 408 foi o preferido por apenas 739 consumidores, pouco mais do que as 688 unidades de um Renault Fluence que já deixou de ser produzido na unidade da marca francesa na Argentina. Os chineses JAC J5 (3) e Geely EC7 (2) fecharam a lista.

Sedãs Médios

 

POS.

MODELO

TOTAL 2018

% 2018

TOTAL 2017

% 2017

% VARIAÇÃO 18/17

POS. 2017

TOYOTA COROLLA

59062

46,23%

66188

47,70%

-10,77%

HONDA CIVIC

25942

20,31%

25871

18,64%

0,27%

CHEVROLET CRUZE

19828

15,52%

19192

13,83%

3,31%

NISSAN SENTRA

4422

3,46%

3861

2,78%

14,53%

VW JETTA

4403

3,45%

7669

5,53%

-42,59%

FORD FOCUS FASTBACK

4256

3,33%

6163

4,44%

-30,94%

CITROËN C4 LOUNGE

3229

2,53%

3313

2,39%

-2,54%

KIA CERATO

2472

1,94%

1604

1,16%

54,11%

MITSUBISHI LANCER

1633

1,28%

422

0,30%

286,97%

12º

10º

HYUNDAI ELANTRA

1072

0,84%

2158

1,56%

-50,32%

11º

PEUGEOT 408

739

0,58%

1118

0,81%

-33,90%

10º

12º

RENAULT FLUENCE

688

0,54%

1086

0,78%

-36,65%

11º

13º

JAC J5

3

0,00%

89

0,06%

-96,63%

13º

14º

GEELY EC7

2

0,00%

37

0,03%

-94,59%

14º

 

 

127751

100,00%

138771

100,00%

-7,94%

 

Em dezembro

O segmento encerrou dezembro com mais um número negativo. Em baixa na casa dos dois dígitos entre junho e setembro, as vendas de sedãs médios (10.317) caíram quase 17% no mês passado em relação ao mesmo período de 2017. O líder foi o grande responsável pelo número negativo.

Dono de mais da metade das vendas, o Corolla (5.182) perdeu mais de 21% de seus compradores. Civic (1.974) e Cruze (1.696), que novamente completaram o pódio, cresceram. Em seu quarto mês de mercado, o Jetta subiu para quarto, mas com apenas 404 emplacamentos – menos de 10% do 1º colocado e com quase 36% abaixo do total de dezembro do ano passado.

Nissan Sentra S
Ford Focus Fastback (Sedã)

Quarto em novembro, o Sentra (335) completou as cinco primeiras posições. Um dos destaques da lista, o Cerato (241) subiu para o sexto lugar com seu melhor resultado desde maio. Sétimo, o Focus Fastback (191) não vendia tão pouco desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda divulgados pela Fenabrave.

O mês também foi péssimo para os franceses e para um sul-coreano. Atrás do Lancer (155), o C4 Lounge (105) atingiu o seu nível mais crítico desde setembro de 2013, quando começou a ser oficialmente distribuído. Já o 408, com apenas 16 unidades, teve o seu segundo pior resultado desde janeiro de 2011 (36), quando teve as primeiras unidades emplacadas no Brasil. Para o Elantra foram apenas 15 emplacamentos, pior resultado desde setembro de 2011, quando registrou suas primeiras unidades.

Sedãs Médios

POS.

MODELO

DEZ/18

NOV/18

DEZ/17

% DEZ 18

% NOV 18

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2018/2017

TOYOTA COROLLA

5182

5023

6568

50,23%

47,52%

3,17%

-21,10%

HONDA CIVIC

1974

2202

1851

19,13%

20,83%

-10,35%

6,65%

CHEVROLET CRUZE

1696

1861

1601

16,44%

17,61%

-8,87%

5,93%

VW JETTA

404

387

626

3,92%

3,66%

4,39%

-35,46%

NISSAN SENTRA

335

447

243

3,25%

4,23%

-25,06%

37,86%

KIA CERATO

241

140

163

2,34%

1,32%

72,14%

47,85%

FORD FOCUS FASTBACK

191

203

700

1,85%

1,92%

-5,91%

-72,71%

MITSUBISHI LANCER

155

157

1

1,50%

1,49%

-1,27%

-

CITROËN C4 LOUNGE

105

106

232

1,02%

1,00%

-0,94%

-54,74%

10º

PEUGEOT 408

16

17

51

0,16%

0,16%

-5,88%

-68,63%

11º

HYUNDAI ELANTRA

15

24

237

0,15%

0,23%

-37,50%

-93,67%

12º

RENAULT FLUENCE

2

3

107

0,02%

0,03%

-33,33%

-98,13%

13º

JAC J5

1

0

0

0,01%

0,00%

-

-

 

 

10317

10570

12380

100,00%

100,00%

-2,39%

-16,66%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Comparativo: VW Jetta x Honda Civic x Toyota Corolla

Envie seu flagra! flagra@motor1.com