Respondendo por 57,05% do total emplacado em 2018 (2.470.654), as vendas no varejo foram lideradas pela Chevrolet (17,35% de participação) pelo quarto ano consecutivo. Superada pela Hyundai (10,90%) no ano anterior, a VW (13,73%) subiu para segundo. A Toyota (10,52%) repetiu o quarto lugar, enquanto a Fiat (8,90%), batida pela Ford (8,45%) em 2017, voltou ao top 5.
Assim como no ranking geral, o Chevrolet Onix (123.254) completou quatro anos seguidos como o campeão de vendas no varejo. A vantagem sobre o Hyundai HB20 (84.664), novamente vice-líder, foi superior a 38 mil unidades, contra pouco mais de 35 mil em 2017.
O Ford Ka, com 59.357 unidades, repetiu o pódio do ano passado. As primeiras novidades de 2018 foram a quarta posição do VW Polo (56.379) e a quinta do Renault Kwid (54.412), ambos acima dos 80% de participação na modalidade. Sexto, o HR-V (44.790) manteve a liderança entre os SUVs/crossovers – em 2016, o modelo da Honda esteve no pódio.
Em seu primeiro ano completo, o Fiat Argo (41.912) saltou da 18ª para a sétima posição. A liderança entre os sedãs mudou de dono: saiu o Chevrolet Prisma (40.400), quarto em 2017, entrou o Toyota Corolla (41.272). Mostrando que ainda tem “lenha para queimar”, o veterano VW Fox (31.486) se manteve no top 10.
Em seu primeiro ano de mercado, o VW Virtus (27.692) vendeu mais do que o VW Gol (26.156). Top 10 em 2017, o Jeep Compass (25.251) caiu para 15º. O ano, aliás, não foi bom para o Etios Hatch. Após garantir o oitavo lugar no ranking anterior, o mais barato dos Toyota encerrou o ano fora do top 20, com 22.404 unidades.
Menção para o Chevrolet Tracker (23.530) à frente do Nissan Kicks (23.464). 2018 não foi dos melhores para o Sandero: com 22.745 emplacamentos, o ex-líder da Renault completou três anos seguidos fora do top 10 e por muito pouco também não ficou fora do top 20. Para se ter uma ideia, o modelo vendeu menos do que o Honda Civic (23.173).
Entre os sedãs compactos, o Nissan Versa (11.884) mais uma vez deixou Fiat Grand Siena (11.432) e VW Voyage (6.040) para trás. Pelo segundo ano seguido o Ford Ecosport (20.848) foi mais demandado do que o Jeep Renegade (14.478), que caiu da 23ª para a 30ª posição. Numa disputa entre utilitários acima dos R$ 120 mil, o Chevrolet Equinox (4.941) levou a melhor sobre o VW Tiguan (4.879).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 123.254 | 58,56% | 210.458 |
2º | HYUNDAI HB20 | 84.664 | 80,25% | 105.506 |
3º | FORD KA | 59.357 | 57,47% | 103.286 |
4º | VW POLO | 56.379 | 81,02% | 69.584 |
5º | RENAULT KWID | 54.412 | 80,83% | 67.320 |
6º | HONDA HR-V | 44.790 | 93,39% | 47.959 |
7º | FIAT ARGO | 41.912 | 66,52% | 63.011 |
8º | TOYOTA COROLLA | 41.272 | 69,88% | 59.062 |
9º | CHEVROLET PRISMA | 40.400 | 56,32% | 71.735 |
10º | VW FOX/CROSS FOX | 31.486 | 80,20% | 39.260 |
11º | FIAT MOBI | 30.082 | 60,78% | 49.491 |
12º | HYUNDAI CRETA | 29.795 | 60,84% | 48.976 |
13º | VW VIRTUS | 27.692 | 66,51% | 41.634 |
14º | VW GOL | 26.156 | 33,70% | 77.612 |
15º | JEEP COMPASS | 25.251 | 41,89% | 60.284 |
16º | HYUNDAI HB20S | 23.968 | 74,54% | 32.155 |
17º | CHEVROLET TRACKER | 23.530 | 90,15% | 26.100 |
18º | NISSAN KICKS | 23.464 | 50,12% | 46.812 |
19º | HONDA CIVIC | 23.173 | 89,33% | 25.942 |
20º | RENAULT SANDERO | 22.745 | 43,41% | 52.401 |
21º | TOYOTA ETIOS HATCH | 22.404 | 80,45% | 27.847 |
22º | FORD ECOSPORT | 20.848 | 60,43% | 34.497 |
23º | HONDA FIT | 18.576 | 67,90% | 27.359 |
24º | FIAT CRONOS | 18.383 | 62,73% | 29.307 |
25º | VW UP | 17.639 | 85,78% | 20.563 |
26º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 15.979 | 80,59% | 19.828 |
27º | TOYOTA YARIS HATCH | 15.893 | 85,52% | 18.584 |
28º | FORD KA SEDAN | 15.068 | 38,61% | 39.027 |
29º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 14.499 | 68,37% | 21.207 |
30º | JEEP RENEGADE | 14.478 | 31,24% | 46.344 |
31º | HONDA WR-V | 14.051 | 94,96% | 14.797 |
32º | NISSAN VERSA | 11.884 | 42,45% | 27.993 |
33º | FORD FIESTA | 11.856 | 81,74% | 14.505 |
34º | RENAULT CAPTUR | 11.706 | 44,17% | 26.504 |
35º | FIAT GRAND SIENA | 11.432 | 65,44% | 17.470 |
36º | TOYOTA HILUX SW4 | 10.230 | 75,88% | 13.481 |
37º | TOYOTA YARIS SEDAN | 10.007 | 73,18% | 13.674 |
38º | CHEVROLET SPIN | 8.944 | 35,50% | 25.192 |
39º | HONDA CITY | 8.003 | 53,71% | 14.900 |
40º | HYUNDAI IX35 | 6.831 | 80,13% | 8.525 |
41º | RENAULT DUSTER | 6.196 | 26,28% | 23.579 |
42º | VW VOYAGE | 6.040 | 18,48% | 32.683 |
43º | CHEVROLET COBALT | 5.857 | 27,26% | 21.488 |
44º | KIA SPORTAGE | 5.636 | 99,79% | 5.648 |
45º | NISSAN MARCH | 5.602 | 46,89% | 11.947 |
46º | CITROËN C3 | 5.220 | 81,84% | 6.378 |
47º | CHERY TIGGO | 5.197 | 100,00% | 5.197 |
48º | CHEVROLET EQUINOX | 4.941 | 97,09% | 5.089 |
49º | VW TIGUAN | 4.878 | 84,53% | 5.771 |
50º | MITSUBISHI ASX | 4.779 | 88,85% | 5.379 |
A Toyota Hilux (23.474) foi, pelo terceiro ano seguido, a nº 1 na preferência de consumidores de comerciais leves, com quase 70% de suas vendas no varejo. O pódio foi completado pelas mesmas rivais, mas desta vez com troca de posições: a Chevrolet S10 (13.713) foi mais demandada do que a Fiat Toro (11.621), que concentrou mais de 80% de seus emplacamentos nas vendas diretas.
A VW Saveiro (5.560), quarta colocada em 2016 e 2017, caiu para o sexto lugar, superada pela VW Amarok (8.035) e pela Mitsubishi L200 (7.308). Ford Ranger (4.458) e Hyundai HR (3.473) vieram em seguida. Nona em 2017, a Renault Duster Oroch (3.260) perdeu por pouco a posição para a Nissan Frontier (3.386). Sétima no ano anterior e líder até 2015, a Fiat Strada (2.815) caiu para o 12º lugar, vendendo menos até do que a Fiat Fiorino (2.942).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2018 |
1º | TOYOTA HILUX | 27.474 | 69,95% | 39.278 |
2º | CHEVROLET S10 | 13.713 | 43,18% | 31.761 |
3º | FIAT TORO | 11.621 | 19,87% | 58.477 |
4º | VW AMAROK | 8.035 | 42,82% | 18.766 |
5º | MITSUBISHI L200 | 7.308 | 67,88% | 10.766 |
6º | VW SAVEIRO | 5.560 | 12,11% | 45.920 |
7º | FORD RANGER | 4.458 | 21,69% | 20.552 |
8º | HYUNDAI HR | 3.473 | 80,58% | 4.310 |
9º | NISSAN FRONTIER | 3.386 | 53,53% | 6.325 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 3.260 | 24,31% | 13.409 |
11º | FIAT FIORINO | 2.942 | 21,72% | 13.547 |
12º | FIAT STRADA | 2.815 | 4,19% | 67.227 |
13º | KIA K2500 | 2.480 | 99,96% | 2.481 |
14º | RENAULT MASTER | 2.193 | 30,49% | 7.193 |
15º | IVECO DAILY 3514 | 1.813 | 87,67% | 2.068 |
16º | CHEVROLET MONTANA | 1.695 | 12,93% | 13.106 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1.104 | 83,57% | 1.321 |
18º | VW EXPRESS | 790 | 60,21% | 1.312 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 583 | 92,10% | 633 |
20º | FIAT DUCATO | 577 | 19,05% | 3.029 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 301 | 23,74% | 1.268 |
22º | CITROËN JUMPY | 264 | 22,54% | 1.171 |
23º | RAM 2500 | 220 | 32,45% | 678 |
24º | IVECO DAILY 30S13 | 197 | 58,98% | 334 |
25º | RENAULT KANGOO | 178 | 14,07% | 1.265 |
26º | JAC V260 | 160 | 100,00% | 160 |
27º | IVECO DAILY | 154 | 94,48% | 163 |
28º | EFFA K01 | 136 | 100,00% | 136 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 131 | 72,38% | 181 |
30º | PEUGEOT EXPERT | 118 | 13,08% | 902 |
31º | LIFAN FOISON | 77 | 100,00% | 77 |
32º | IVECO DAILY 5516 | 73 | 93,59% | 78 |
33º | CITROËN BERLINGO | 63 | 21,50% | 293 |
34º | MERCEDES-BENZ VITO | 47 | 94,00% | 50 |
35º | EFFA K02 | 37 | 100,00% | 37 |
36º | EFFA V21 | 32 | 100,00% | 32 |
37º | EFFA V22 | 27 | 100,00% | 27 |
38º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 23 | 100,00% | 23 |
39º | FORD F150 | 21 | 100,00% | 21 |
40º | JAC T8 | 19 | 100,00% | 19 |
41º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 19 | 86,36% | 22 |
42º | TOYOTA BANDEIRANTE | 19 | 79,17% | 24 |
43º | VW KOMBI | 16 | 94,12% | 17 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 14 | 93,33% | 15 |
45º | RELY PICK-UP | 13 | 100,00% | 13 |
46º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 7 | 87,50% | 8 |
47º | WILLIS OVERLAND | 7 | 100,00% | 7 |
48º | CITROËN JUMPER | 6 | 17,14% | 35 |
49º | FIAT TECFORM | 6 | 85,71% | 7 |
50º | TOYOTA HIACE | 6 | 100,00% | 6 |
Em dezembro
A participação das vendas no varejo voltou a crescer na composição total do mercado brasileiro. Em dezembro foram 57,53% dos 225.001 automóveis e comerciais leves emplacados, contra 54,90% em novembro. O top 5 das montadoras se manteve inalterado desde agosto, com a Chevrolet (18,31%) à frente, seguida por VW (14,31%), Toyota (11,02%), Hyundai (10,78%) e Fiat (8,35%).
Igual desde março, o top 10 manteve o Chevrolet Onix com mais de quatro mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (11.910 x 7.688), com este último concentrando mais de 85% de todas as suas vendas. Ford Ka (5.247) e Renault Kwid (5.079) repetiram a disputa acirrada pelo terceiro lugar já registrada em novembro.
Novamente no top 5, o VW Polo (4.836) abriu vantagem em relação ao Chevrolet Prisma (4.126), que reassumiu a liderança entre os sedãs com margem pequena em relação ao Toyota Corolla (3.924). Superado por vários adversários no ranking geral, o Honda HR-V (3.414), com quase 92% de todos os seus emplacamentos em concessionárias, foi mais uma vez o único SUV / crossover no top 10.
14º na lista do mês anterior, o VW Virtus (3.042) assumiu lugar entre os mais vendidos, logo atrás do Fiat Argo (3.322), que mostra que sua força está mais concentrada no varejo ao superar a marca dos 82% de representatividade. Com quase 100% de seus emplacamentos, o Chevrolet Tracker (2.020) entrou no top 20, espremido entre os Toyota Yaris Hatch (2.033) e Yaris Sedan (1.900).
O Chery Tiggo, com 837 unidades, foi o único do top 50 a concentrar a integralidade de seus emplacamentos na modalidade. Situação oposta, por exemplo, à da Chevrolet Spin (835) e do Renault Captur (899), ambos na casa dos 26%. O VW Tiguan (694), dentro do top 40, vendeu mais do que o novato Citroën C4 Cactus (609).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | DEZ 18 |
1º | CHEVROLET ONIX | 11.910 | 60,64% | 19.642 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.688 | 85,47% | 8.995 |
3º | FORD KA | 5.247 | 61,48% | 8.534 |
4º | RENAULT KWID | 5.079 | 66,37% | 7.653 |
5º | VW POLO | 4.836 | 80,20% | 6.030 |
6º | CHEVROLET PRISMA | 4.126 | 61,20% | 6.742 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.924 | 75,72% | 5.182 |
8º | HONDA HR-V | 3.414 | 91,80% | 3.719 |
9º | FIAT ARGO | 3.322 | 82,33% | 4.035 |
10º | VW VIRTUS | 3.042 | 71,73% | 4.241 |
11º | HYUNDAI CRETA | 2.886 | 58,66% | 4.920 |
12º | VW FOX/CROSS FOX | 2.760 | 79,54% | 3.470 |
13º | VW GOL | 2.537 | 34,89% | 7.272 |
14º | FIAT MOBI | 2.389 | 71,70% | 3.332 |
15º | NISSAN KICKS | 2.350 | 54,30% | 4.328 |
16º | HYUNDAI HB20S | 2.278 | 83,84% | 2.717 |
17º | FORD ECOSPORT | 2.233 | 67,26% | 3.320 |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.033 | 72,35% | 2.810 |
19º | CHEVROLET TRACKER | 2.020 | 98,39% | 2.053 |
20º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.900 | 60,74% | 3.128 |
21º | RENAULT SANDERO | 1.898 | 55,08% | 3.446 |
22º | HONDA CIVIC | 1.841 | 93,26% | 1.974 |
23º | VW UP | 1.827 | 92,98% | 1.965 |
24º | JEEP RENEGADE | 1.783 | 32,43% | 5.498 |
25º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.665 | 98,17% | 1.696 |
26º | FORD KA SEDAN | 1.539 | 43,23% | 3.560 |
27º | FIAT CRONOS | 1.520 | 57,38% | 2.649 |
28º | JEEP COMPASS | 1.473 | 30,93% | 4.762 |
29º | NISSAN VERSA | 1.342 | 48,64% | 2.759 |
30º | HONDA FIT | 1.329 | 56,99% | 2.332 |
31º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.219 | 84,13% | 1.449 |
32º | HONDA WR-V | 1.118 | 93,01% | 1.202 |
33º | FIAT SIENA | 1.076 | 63,15% | 1.704 |
34º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.000 | 74,29% | 1.346 |
35º | RENAULT DUSTER | 979 | 35,37% | 2.768 |
36º | RENAULT CAPTUR | 899 | 26,73% | 3.363 |
37º | CHERY TIGGO | 837 | 100,00% | 837 |
38º | CHEVROLET SPIN | 835 | 26,13% | 3.195 |
39º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 742 | 70,80% | 1.048 |
40º | VW TIGUAN | 694 | 90,01% | 771 |
41º | CITROËN C4 CACTUS | 609 | 52,91% | 1.151 |
42º | HYUNDAI IX35 | 589 | 83,55% | 705 |
43º | HONDA CITY | 588 | 38,81% | 1.515 |
44º | FORD FIESTA | 581 | 76,55% | 759 |
45º | VW VOYAGE | 509 | 19,01% | 2.677 |
46º | FIAT UNO | 494 | 32,44% | 1.523 |
47º | KIA SPORTAGE | 477 | 99,79% | 478 |
48º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 475 | 99,37% | 478 |
49º | CHEVROLET EQUINOX | 442 | 97,57% | 453 |
50º | NISSAN MARCH | 429 | 52,51% | 817 |
Mantendo o domínio entre os comerciais, a Toyota Hilux (3.006) emplacou quase 2/3 de todas as suas unidades no varejo. A Chevrolet S10 (1.449) se manteve à frente da Fiat Toro (1.190) pelo segundo mês seguido. A VW Amarok (862) foi a quarta pelo oitavo mês consecutivo, enquanto a Mitsubishi L200 (607) voltou a figurar no top 5 após perder espaço no mês anterior.
Logo atrás da VW Saveiro (366), a novidade do mês foi a Fiat Strada (349) no top 10 após nove meses ausente. Mais uma vez com fraco desempenho, a Renault Duster Oroch (221) ficou fora do top 10 vendendo menos até do que a Nissan Frontier (309) e o furgão Renault Master (250).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | DEZ 18 |
1º | TOYOTA HILUX | 3.006 | 66,37% | 4.529 |
2º | CHEVROLET S10 | 1.449 | 48,16% | 3.009 |
3º | FIAT TORO | 1.190 | 20,30% | 5.863 |
4º | VW AMAROK | 862 | 47,86% | 1.801 |
5º | MITSUBISHI L200 | 607 | 67,59% | 898 |
6º | FORD RANGER | 451 | 21,07% | 2.140 |
7º | VW SAVEIRO | 366 | 9,33% | 3.922 |
8º | FIAT STRADA | 349 | 6,04% | 5.780 |
9º | FIAT FIORINO | 321 | 19,81% | 1.620 |
10º | NISSAN FRONTIER | 309 | 60,23% | 513 |
11º | RENAULT MASTER | 250 | 36,13% | 692 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 221 | 18,09% | 1.222 |
13º | KIA K2500 | 195 | 100,00% | 195 |
14º | VW EXPRESS | 195 | 93,75% | 208 |
15º | CHEVROLET MONTANA | 189 | 13,80% | 1.370 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 132 | 92,96% | 142 |
17º | IVECO DAILY 3514 | 123 | 93,18% | 132 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 95 | 73,08% | 130 |
19º | FIAT DUCATO | 88 | 11,70% | 752 |
20º | PEUGEOT PARTNER | 61 | 64,21% | 95 |
21º | IVECO DAILY 30S13 | 44 | 60,27% | 73 |
22º | RAM 2500 | 44 | 51,76% | 85 |
23º | IVECO DAILY | 33 | 97,06% | 34 |
24º | HYUNDAI HR | 27 | 90,00% | 30 |
25º | PEUGEOT EXPERT | 20 | 20,83% | 96 |
26º | CITROËN JUMPY | 17 | 20,24% | 84 |
27º | CITROËN BERLINGO | 11 | 25,58% | 43 |
28º | IVECO DAILY 5516 | 9 | 100,00% | 9 |
29º | EFFA K01 | 7 | 100,00% | 7 |
30º | RENAULT KANGOO | 7 | 38,89% | 18 |
31º | JAC V260 | 6 | 100,00% | 6 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 6 | 75,00% | 8 |
33º | VW KOMBI | 5 | 100,00% | 5 |
34º | EFFA K02 | 4 | 100,00% | 4 |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 3 | 50,00% | 6 |
36º | DODGE RAM | 2 | 100,00% | 2 |
37º | EFFA V21 | 2 | 100,00% | 2 |
38º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 2 | 100,00% | 2 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 100,00% | 2 |
41º | TOYOTA BANDEIRANTE | 2 | 100,00% | 2 |
42º | CITROËN JUMPER | 1 | 33,33% | 3 |
43º | EFFA V22 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | FARGO | 1 | 100,00% | 1 |
45º | FORD F100 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | GM AVALANCHE | 1 | 100,00% | 1 |
47º | HAFEI START PICK-UP | 1 | 100,00% | 1 |
48º | LIFAN FOISON | 1 | 100,00% | 1 |
49º | SHINERAI P TRUCKS | 1 | 100,00% | 1 |
50º | WILLYS OVERLAND | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave