O Onix repetiu a dose de 2017 e encerrou 2018 como líder geral das vendas diretas. Com 87.204 emplacamentos, o hatch da Chevrolet assegurou quase 23 mil unidades a mais do que a Fiat Strada (64.412), primeira entre os comerciais leves e mais vendida na modalidade entre 2014 e 2016. A diferença entre ambos, vale ressaltar, havia sido inferior a 16 mil unidades no ranking anterior.
O ano foi muito bom para um veterano. Sétimo em 2016 e quarto em 2017 entre os automóveis, o VW Gol (51.456) abriu vantagem sobre o Ford Ka (43.929) para assumir a vice-liderança, com quase 2/3 de todos os seus emplacamentos através de faturamento direto.
Quem também não teve do que se queixar foi a Jeep. Compass (35.033) e Renegade (31.866), ambos com mais de 58% de representatividade, asseguraram os dois SUVs nacionais da marca no top 5. O segmento ainda viu o Nissan Kicks (23.348) no top 10, com quase metade de suas vendas. Sexto colocado, o Chevrolet Prisma (31.335) assumiu a preferência entre os sedãs.
O Renault Sandero (29.656), vice-líder em 2015 e 2016 e que havia caído para o terceiro posto em 2017, perdeu mais quatro posições no ano passado. Fortes especialmente nas vendas para locadoras, VW Voyage (26.643) e Ford Ka Sedan (23.959) vieram em seguida. O VW, aliás, foi o mais dependente deste tipo de venda dentre os modelos do pelotão de cima (81,5%).
De todos os 50 primeiros colocados no ranking, nenhum modelo dependeu tão pouco quanto o HR-V. Com 3.169 unidades, o representante da Honda registrou menos de 7% sem a participação direta das concessionárias. Situação oposta, por exemplo, à da Fiat Weekend (3.078) e seus quase 98% -hoje, a station da marca italiana é bastante dependente de vendas para o setor público.
Entre os comerciais leves, a Fiat não teve concorrência. Além da líder Strada, a marca ainda viu uma confortável vantagem da Toro (46.856) sobre a VW Saveiro (40.360) na disputa pelo segundo lugar. Forte no varejo, a Toyota Hilux (11.804) foi superada com folgas pela Chevrolet S10 (18.048) e pela Ford Ranger (16.094).
As vendas diretas representaram 42,95% dos 2.470.654 automóveis e comerciais leves registrados no ano passado. A Fiat, com 18,88% de Market share, se manteve na liderança entre as montadoras, mas com a Chevrolet agora a menos de um ponto percentual (17,89%). VW (16,46%), Renault (10,39%) e Ford (10,11%) repetiram as mesmas posições de 2017.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 87.204 | 41,44% | 210.458 |
2º | VW GOL | 51.456 | 66,30% | 77.612 |
3º | FORD KA | 43.929 | 42,53% | 103.286 |
4º | JEEP COMPASS | 35.033 | 58,11% | 60.284 |
5º | JEEP RENEGADE | 31.866 | 68,76% | 46.344 |
6º | CHEVROLET PRISMA | 31.335 | 43,68% | 71.735 |
7º | RENAULT SANDERO | 29.656 | 56,59% | 52.401 |
8º | VW VOYAGE | 26.643 | 81,52% | 32.683 |
9º | FORD KA SEDAN | 23.959 | 61,39% | 39.027 |
10º | NISSAN KICKS | 23.348 | 49,88% | 46.812 |
11º | FIAT ARGO | 21.099 | 33,48% | 63.011 |
12º | HYUNDAI HB20 | 20.842 | 19,75% | 105.506 |
13º | FIAT MOBI | 19.409 | 39,22% | 49.491 |
14º | HYUNDAI CRETA | 19.181 | 39,16% | 48.976 |
15º | RENAULT LOGAN | 18.583 | 82,70% | 22.471 |
16º | TOYOTA COROLLA | 17.790 | 30,12% | 59.062 |
17º | RENAULT DUSTER | 17.383 | 73,72% | 23.579 |
18º | CHEVROLET SPIN | 16.248 | 64,50% | 25.192 |
19º | NISSAN VERSA | 16.109 | 57,55% | 27.993 |
20º | CHEVROLET COBALT | 15.631 | 72,74% | 21.488 |
21º | RENAULT CAPTUR | 14.798 | 55,83% | 26.504 |
22º | VW VIRTUS | 13.942 | 33,49% | 41.634 |
23º | FORD ECOSPORT | 13.649 | 39,57% | 34.497 |
24º | VW POLO | 13.205 | 18,98% | 69.584 |
25º | RENAULT KWID | 12.908 | 19,17% | 67.320 |
26º | FIAT CRONOS | 10.924 | 37,27% | 29.307 |
27º | FIAT UNO | 10.377 | 68,49% | 15.151 |
28º | HONDA FIT | 8.783 | 32,10% | 27.359 |
29º | HYUNDAI HB20S | 8.187 | 25,46% | 32.155 |
30º | VW FOX/CROSS FOX | 7.774 | 19,80% | 39.260 |
31º | HONDA CITY | 6.897 | 46,29% | 14.900 |
32º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 6.708 | 31,63% | 21.207 |
33º | NISSAN MARCH | 6.345 | 53,11% | 11.947 |
34º | PEUGEOT 2008 | 6.212 | 63,75% | 9.745 |
35º | FIAT SIENA | 6.038 | 34,56% | 17.470 |
36º | TOYOTA ETIOS HATCH | 5.443 | 19,55% | 27.847 |
37º | FIAT DOBLÒ | 4.809 | 90,79% | 5.297 |
38º | VW SPACE FOX | 4.148 | 74,43% | 5.573 |
39º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 3.849 | 19,41% | 19.828 |
40º | TOYOTA YARIS SEDAN | 3.667 | 26,82% | 13.674 |
41º | TOYOTA HILUX SW4 | 3.251 | 24,12% | 13.481 |
42º | HONDA HR-V | 3.169 | 6,61% | 47.959 |
43º | FIAT WEEKEND | 3.078 | 97,25% | 3.165 |
44º | VW UP | 2.924 | 14,22% | 20.563 |
45º | FORD FOCUS FASTBACK | 2.771 | 65,11% | 4.256 |
46º | HONDA CIVIC | 2.769 | 10,67% | 25.942 |
47º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.691 | 14,48% | 18.584 |
48º | FORD FIESTA | 2.649 | 18,26% | 14.505 |
49º | CHEVROLET TRACKER | 2.570 | 9,85% | 26.100 |
50º | PEUGEOT 208 | 2.549 | 35,94% | 7.092 |
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2018 |
1º | FIAT STRADA | 64.412 | 95,81% | 67.227 |
2º | FIAT TORO | 46.856 | 80,13% | 58.477 |
3º | VW SAVEIRO | 40.360 | 87,89% | 45.920 |
4º | CHEVROLET S10 | 18.048 | 56,82% | 31.761 |
5º | FORD RANGER | 16.094 | 78,31% | 20.552 |
6º | TOYOTA HILUX | 11.804 | 30,05% | 39.278 |
7º | CHEVROLET MONTANA | 11.411 | 87,07% | 13.106 |
8º | VW AMAROK | 10.731 | 57,18% | 18.766 |
9º | FIAT FIORINO | 10.605 | 78,28% | 13.547 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 10.149 | 75,69% | 13.409 |
11º | RENAULT MASTER | 5.000 | 69,51% | 7.193 |
12º | MITSUBISHI L200 | 3.458 | 32,12% | 10.766 |
13º | NISSAN FRONTIER | 2.939 | 46,47% | 6.325 |
14º | FIAT DUCATO | 2.452 | 80,95% | 3.029 |
15º | RENAULT KANGOO | 1.087 | 85,93% | 1.265 |
16º | PEUGEOT PARTNER | 967 | 76,26% | 1.268 |
17º | CITROËN JUMPY | 907 | 77,46% | 1.171 |
18º | HYUNDAI HR | 837 | 19,42% | 4.310 |
19º | PEUGEOT EXPERT | 784 | 86,92% | 902 |
20º | VW EXPRESS | 522 | 39,79% | 1.312 |
21º | RAM 2500 | 458 | 67,55% | 678 |
22º | IVECO DAILY 3514 | 255 | 12,33% | 2.068 |
23º | CITROËN BERLINGO | 230 | 78,50% | 293 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 217 | 16,43% | 1.321 |
25º | IVECO DAILY 30S13 | 137 | 41,02% | 334 |
26º | FIAT UNO | 85 | 96,59% | 88 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 50 | 7,90% | 633 |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 50 | 27,62% | 181 |
29º | CITROËN JUMPER | 29 | 82,86% | 35 |
30º | IVECO DAILY | 9 | 5,52% | 163 |
31º | PEUGEOT BOXER | 8 | 88,89% | 9 |
32º | AGRALE MARRUÁ | 5 | 71,43% | 7 |
33º | IVECO DAILY 5516 | 5 | 6,41% | 78 |
34º | TOYOTA BANDEIRANTE | 5 | 20,83% | 24 |
35º | TOYOTA RIBEIRAUTO | 5 | 100,00% | 5 |
36º | FIAT DOBLÒ | 3 | 42,86% | 7 |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 3 | 13,64% | 22 |
38º | MERCEDES-BENZ VITO | 3 | 6,00% | 50 |
39º | HAFEI TOWNER | 2 | 66,67% | 3 |
40º | RENAULT ALASKAN | 2 | 100,00% | 2 |
41º | FIAT TECFORM | 1 | 14,29% | 7 |
42º | FORD F250 | 1 | 20,00% | 5 |
43º | KIA K2500 | 1 | 0,04% | 2.481 |
44º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 1 | 12,50% | 8 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 6,67% | 15 |
46º | VW KOMBI | 1 | 5,88% | 17 |
Em dezembro
No último mês do ano, as vendas diretas representaram 42,47% dos 225.001 veículos novos emplacados. A Chevrolet, com 18,71% de participação, deixou Fiat (17,79%) e VW (15,77%) para trás, com Renault (11,51%) e Ford (8,91%) fechando as cinco primeiras posições.
Após dois meses seguidos ultrapassando a barreira dos 50% de participação nesta modalidade de vendas, o líder Chevrolet Onix (7.732) voltou a registrar um patamar mais próximo do habitual (39,4%). O VW Gol, com 4.735 unidades, completou seis meses seguidos em segundo.
Com quase 70% de todos os seus emplacamentos no mês passado, o Jeep Renegade (3.715) completou o pódio. A fábrica de Goiana (PE) ainda colocou o Compass (3.289) na quarta posição – o modelo não fica fora das cinco primeiras posições desde julho. O top 5 foi completado pelo Ford Ka (3.287). Terceiro em novembro, o Chevrolet Prisma (2.616) caiu para sexto, mas manteve o posto de sedã nº 1.
As grandes novidades de dezembro vieram da Renault, com a primeira vez do Kwid (2.574) e do Captur (2.464) no top 10, embora quase 70% das vendas do hatch compacto continuem no varejo – o SUV, por sua vez, teve quase ¾ através de faturamento direto.
Repetindo o bom desempenho de novembro, a Chevrolet Spin (2.360) foi a nona, com o VW Voyage (2.168) completando o pelotão de elite. Apenas três modelos do top 50 tiveram menos de 10% de suas vendas na modalidade: Honda HR-V (305, 8,2%), VW up! (138, 7,02%) e Honda Civic (133, 6,74%).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ 18 |
1º | CHEVROLET ONIX | 7.732 | 39,36% | 19.642 |
2º | VW GOL | 4.735 | 65,11% | 7.272 |
3º | JEEP RENEGADE | 3.715 | 67,57% | 5.498 |
4º | JEEP COMPASS | 3.289 | 69,07% | 4.762 |
5º | FORD KA | 3.287 | 38,52% | 8.534 |
6º | CHEVROLET PRISMA | 2.616 | 38,80% | 6.742 |
7º | RENAULT KWID | 2.574 | 33,63% | 7.653 |
8º | RENAULT CAPTUR | 2.464 | 73,27% | 3.363 |
9º | CHEVROLET SPIN | 2.360 | 73,87% | 3.195 |
10º | VW VOYAGE | 2.168 | 80,99% | 2.677 |
11º | CHEVROLET COBALT | 2.051 | 82,80% | 2.477 |
12º | HYUNDAI CRETA | 2.034 | 41,34% | 4.920 |
13º | FORD KA SEDAN | 2.021 | 56,77% | 3.560 |
14º | NISSAN KICKS | 1.978 | 45,70% | 4.328 |
15º | RENAULT DUSTER | 1.789 | 64,63% | 2.768 |
16º | RENAULT SANDERO | 1.548 | 44,92% | 3.446 |
17º | NISSAN VERSA | 1.417 | 51,36% | 2.759 |
18º | HYUNDAI HB20 | 1.307 | 14,53% | 8.995 |
19º | TOYOTA COROLLA | 1.258 | 24,28% | 5.182 |
20º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.228 | 39,26% | 3.128 |
21º | VW VIRTUS | 1.199 | 28,27% | 4.241 |
22º | VW POLO | 1.194 | 19,80% | 6.030 |
23º | RENAULT LOGAN | 1.163 | 81,05% | 1.435 |
24º | FIAT CRONOS | 1.129 | 42,62% | 2.649 |
25º | FORD ECOSPORT | 1.087 | 32,74% | 3.320 |
26º | FIAT UNO | 1.029 | 67,56% | 1.523 |
27º | HONDA FIT | 1.003 | 43,01% | 2.332 |
28º | FIAT MOBI | 943 | 28,30% | 3.332 |
29º | HONDA CITY | 927 | 61,19% | 1.515 |
30º | TOYOTA YARIS HATCH | 777 | 27,65% | 2.810 |
31º | FIAT ARGO | 713 | 17,67% | 4.035 |
32º | VW FOX/CROSS FOX | 710 | 20,46% | 3.470 |
33º | FIAT SIENA | 628 | 36,85% | 1.704 |
34º | CITROËN C4 CACTUS | 542 | 47,09% | 1.151 |
35º | PEUGEOT 2008 | 511 | 63,24% | 808 |
36º | HYUNDAI HB20S | 439 | 16,16% | 2.717 |
37º | FIAT DOBLÒ | 401 | 89,91% | 446 |
38º | NISSAN MARCH | 388 | 47,49% | 817 |
39º | TOYOTA HILUX SW4 | 346 | 25,71% | 1.346 |
40º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 306 | 29,20% | 1.048 |
41º | HONDA HR-V | 305 | 8,20% | 3.719 |
42º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 294 | 68,06% | 432 |
43º | VW SPACEFOX | 260 | 80,25% | 324 |
44º | TOYOTA ETIOS HATCH | 230 | 15,87% | 1.449 |
45º | PEUGEOT 208 | 194 | 41,45% | 468 |
46º | CITROËN AIRCROSS | 185 | 48,94% | 378 |
47º | FORD FIESTA | 178 | 23,45% | 759 |
48º | AUDI Q3 | 146 | 37,44% | 390 |
49º | VW UP | 138 | 7,02% | 1.965 |
50º | HONDA CIVIC | 133 | 6,74% | 1.974 |
Com 5.431 emplacamentos, a Fiat Strada completou dezoito meses consecutivos como a nº 1 entre os comerciais leves. Superada pela VW Saveiro (3.556) em novembro, a Fiat Toro (4.673) retomou a segunda posição.
Batida pela Chevrolet S10 (1.560) na última lista, a Ford Ranger (1.689) voltou à quarta colocação. 13ª colocada, a Mitsubishi L200 (291) foi a picape grande menos dependente das vendas diretas entre as primeiras colocadas (32,4%). A novidade deste final de ano foram os primeiros emplacamentos da Renault Alaskan (2), que ainda não teve a data de lançamento oficial confirmada pela marca.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ 18 |
1º | FIAT STRADA | 5.431 | 93,96% | 5.780 |
2º | FIAT TORO | 4.673 | 79,70% | 5.863 |
3º | VW SAVEIRO | 3.556 | 90,67% | 3.922 |
4º | FORD RANGER | 1.689 | 78,93% | 2.140 |
5º | CHEVROLET S10 | 1.560 | 51,84% | 3.009 |
6º | TOYOTA HILUX | 1.523 | 33,63% | 4.529 |
7º | FIAT FIORINO | 1.299 | 80,19% | 1.620 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.181 | 86,20% | 1.370 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.001 | 81,91% | 1.222 |
10º | VW AMAROK | 939 | 52,14% | 1.801 |
11º | FIAT DUCATO | 664 | 88,30% | 752 |
12º | RENAULT MASTER | 442 | 63,87% | 692 |
13º | MITSUBISHI L200 | 291 | 32,41% | 898 |
14º | NISSAN FRONTIER | 204 | 39,77% | 513 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 76 | 79,17% | 96 |
16º | CITROËN JUMPY | 67 | 79,76% | 84 |
17º | RAM 2500 | 41 | 48,24% | 85 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 35 | 26,92% | 130 |
19º | PEUGEOT PARTNER | 34 | 35,79% | 95 |
20º | CITROËN BERLINGO | 32 | 74,42% | 43 |
21º | IVECO DAILY 30S13 | 29 | 39,73% | 73 |
22º | FIAT UNO | 28 | 100,00% | 28 |
23º | VW EXPRESS | 13 | 6,25% | 208 |
24º | RENAULT KANGOO | 11 | 61,11% | 18 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 10 | 7,04% | 142 |
26º | IVECO DAILY 3514 | 9 | 6,82% | 132 |
27º | PEUGEOT BOXER | 5 | 100,00% | 5 |
28º | AGRALE MARRUÁ | 3 | 100,00% | 3 |
29º | HYUNDAI HR | 3 | 10,00% | 30 |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 3 | 50,00% | 6 |
31º | CITROËN JUMPER | 2 | 66,67% | 3 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 2 | 25,00% | 8 |
33º | RENAULT ALASKAN | 2 | 100,00% | 2 |
34º | IVECO DAILY | 1 | 2,94% | 34 |
Fonte: Fenabrave