Entre junho e setembro o segmento de sedãs médios registrou quedas na casa dos dois dígitos. Em outubro houve um pequeno respiro (+1,9%), mas novembro trouxe de volta a dura realidade de 2018: com 10.570 emplacamentos, menos da metade do que sozinho emplacou o Chevrolet Onix no período, as vendas recuaram 5,3%.
Mesmo mantendo uma enorme vantagem na ponta – somados, os dois adversários mais próximos ainda não chegam nele -, o Toyota Corolla (5.023) perdeu 9,3% de seus compradores de 2017. Em relação a outubro, quando registrou o seu melhor desempenho no ano, o modelo recuou mais de 15%.
O pódio permaneceu inalterado, com o Honda Civic (2.202) à frente do Cruze (1.861), ambos com altas superiores a 13,5%. O resultado do Chevrolet, aliás, foi o melhor desde agosto do ano passado (1.948). Quinto no último ranking, o Nissan Sentra (447) subiu uma posição graças ao maior avanço do top 5 (+47,5%).
Já o novo Jetta ainda não parece ter encantado os consumidores do segmento. Em seu terceiro mês no mercado, registrou apenas 387 emplacamentos, número 34,3% inferior ao registrado pela geração anterior no ano passado. O lançamento da versão 250 TSi, com preço de entrada abaixo dos R$ 100 mil, pode dar um fôlego adicional nos próximos meses. A conferir.
Em sexto, o Ford Focus Fastback conquistou a preferência de apenas 203 consumidores, seu pior resultado no ano. O modelo, aliás, não vendia tão pouco desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda divulgados pela Fenabrave – como curiosidade, esta também foi a mesma situação vivenciada pela versão Hatch do Focus em novembro.
Atrás do Mitsubishi Lancer (157) e do Kia Cerato (140), o C4 Lounge também não teve nenhum motivo para comemorar o final do mês passado. Com apenas 106 unidades comercializadas, o representante da Citroën atingiu o seu nível mais crítico desde setembro de 2013, quando começou a ser oficialmente distribuído.
Na rabeira, como no mês anterior, figuraram 408 (17) e Fluence (3). Enquanto o Renault conta apenas com estoque residual antes do seu desaparecimento completo do mercado, o Peugeot continua a ser vendido normalmente – e, ressalte-se, este foi o seu segundo pior resultado desde janeiro de 2011, quando teve as primeiras unidades emplacadas no Brasil.
Sedãs Médios | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | NOV/18 | OUT/18 | NOV/17 | % NOV 18 | % OUT 18 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | TOYOTA COROLLA | 53880 | 5023 | 5928 | 5536 | 47,52% | 48,99% | -15,27% | -9,27% |
2º | HONDA CIVIC | 23968 | 2202 | 2298 | 1857 | 20,83% | 18,99% | -4,18% | 18,58% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 18132 | 1861 | 1723 | 1639 | 17,61% | 14,24% | 8,01% | 13,54% |
4º | NISSAN SENTRA | 4087 | 447 | 522 | 303 | 4,23% | 4,31% | -14,37% | 47,52% |
5º | VW JETTA | 3999 | 387 | 523 | 589 | 3,66% | 4,32% | -26,00% | -34,30% |
6º | FORD FOCUS FASTBACK | 4066 | 203 | 354 | 624 | 1,92% | 2,93% | -42,66% | -67,47% |
7º | MITSUBISHI LANCER | 1478 | 157 | 174 | 1 | 1,49% | 1,44% | -9,77% | 15600,00% |
8º | KIA CERATO | 2231 | 140 | 153 | 134 | 1,32% | 1,26% | -8,50% | 4,48% |
9º | CITROËN C4 LOUNGE | 3124 | 106 | 273 | 189 | 1,00% | 2,26% | -61,17% | -43,92% |
10º | HYUNDAI ELANTRA | 1057 | 24 | 119 | 131 | 0,23% | 0,98% | -79,83% | -81,68% |
11º | PEUGEOT 408 | 723 | 17 | 31 | 64 | 0,16% | 0,26% | -45,16% | -73,44% |
12º | RENAULT FLUENCE | 686 | 3 | 3 | 89 | 0,03% | 0,02% | 0,00% | -96,63% |
|
| 117431 | 10570 | 12101 | 11156 | 100,00% | 100,00% | -12,65% | -5,25% |
Fonte: Fenabrave