A junção da capacidade fora-de-estrada do Wrangler com a versatilidade da caçamba para 725 kg

O nome Gladiator não é uma novidade na Jeep. Nos anos 1960 e 1970, a marca produziu uma picape sobre o chassi do SUV Wagoneer com este nome - que depois virou Jeep Truck até 1988. No Salão de Los Angeles, a empresa americana apresenta o novo Gladiator 2020, uma inédita picape baseada no jipe Wrangler. 

Este lançamento é esperado desde 2005, quando a Jeep apresentou em forma de conceito uma picape do Wrangler no Salão de Chicago. A não ser pelas diferenças de gerações, é justamente isso que encontramos na Gladiator. Como no jipe, a picape usa estrutura chassi separada da carroceria e é produzida em Toledo, Ohio, com todas as novidades apresentadas no Wrangler de nova geração. 

2020 Jeep Gladiator
2020 Jeep Gladiator
2020 Jeep Gladiator

Em um mercado com histórica preferência por picapes, a Gladiator é lançada como uma média com desempenho fora-de-estrada única e a melhor capacidade de reboque e carga da categoria. Segundo a Jeep, mais de 3.000 kg de reboque e 725 kg de carga. Exceto pela caçamba, o restante do desenho é o mesmo do Wrangler, que manteve a genética já conhecida de seus antepassados, mas ao mesmo tempo traz itens modernos como os faróis full-LED e construção com partes em alumínio. Como no jipe, o teto pode ser retirado na Gladiator. 

A Gladiator estará disponível com motorização V6 3.6 a gasolina Pentastar, com 289 cv e 35,9 kgfm de torque, e V6 3.0 turbodiesel, com 263 cv e 61,1 kgfm de torque. O motor a gasolina pode vir com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas, enquanto o diesel oferece apenas o automático. Serão quatro versões de acabamento: Sport, Sport S, Overland e Rubicon.  A Jeep destaca diversos itens para o fora-de-estrada, como diferencial traseiro blocante, barra estabilizadora desconectável e pneus de 33", entre outros itens.

Como o Wrangler, a Gladiator investe em conectividade, trazendo a multimídia Uconnect com tela de 7" ou 8,4" e painel de instrumentos com tela de 3,5" ou 7", dependendo da versão. Para a Rubicon, uma câmera frontal mostra o caminho em situações de fora-de-estrada. 

Fotos: divulgação

Galeria: Jeep Gladiator 2020 - Salão de Los Angeles