Motor V10 ficou mais potente e o controle de estabilidade tem nova programação para melhorar frenagem

A Audi apresenta a reestilização do R8 e, ao contrário dos rumores, o supercarro alemão continua com o motor 5.2 V10 aspirado ao invés de um V6 turbo. A motorização ficou ainda mais potente e a marca mexeu na mecânica para deixá-lo ainda mais afiado nas ruas e nas pistas, com alterações até no controle de estabilidade para melhorar as frenagens.

Audi R8 2019

Esteticamente, o novo R8 está ainda mais afiado. Os designers deixaram a parte central da grade mais larga e incorporaram aletas verticais no para-choque para separar as entradas de ar. Na traseira, o difusor ficou mais proeminente e há uma grade que atravessa toda a parte de trás do esportivo. A Audi também mexeu no cofre do motor, colocando uma cobertura dividida em três partes, que esconde componentes como o filtro de ar.

O R8 mais "básico" tem acabamento em preto brilhante, enquanto o R8 V10 Performance Quattro (o novo nome para o R8 V10 Plus) usa pintura sólida em cinza titânio. Como opcional, pode receber peças de fibra de carbono, inclusive um spoiler dianteiro de plástico reforçado com fibra de carbono, que reduz o peso total em 2 kg. Do lado de dentro, traz novas cores para o acabamento, enquanto manteve o design anterior.

Audi R8 2019
Audi R8 2019

No R8 normal, o motor V10 agora produz 570 cv e 56 kgfm de torque, um aumento de 30 cv e 1 kgfm sobre o modelo antigo. Isso faz com que o esportivo acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, ou 3,5 s na versão conversível. Tem velocidade máxima de 324 km/h no modelo cupê e 322 km/h na variante sem teto.

Já o Audi R8 V10 Performance Quattro, também com o V10 de 5.2 litros, agora produz 620 cv e 59,1 kgfm - 9 cv e 2 kgfm a mais. Com ele, esta versão leva 3,1 s para chegar aos 100 km/h, ou 3,2 s no modelo Spyder. A velocidade máxima é de 331 km/h para o de teto fixo e 329 km/h no conversível.

Os engenheiros ainda mexeram na suspensão e colocaram ajustes mais específicos de acordo ao modo de condução, com três novas opções: piso seco, molhado e neve. Até o controle de estabilidade foi revisado, ganhando uma nova programação que reduziu a distância de frenagem em 1,5 metro a 100 km/h e 5 metros a 200 km/h.

O Audi R8 renovado começará a ser vendido na Europa no primeiro trimestre de 2019, ainda sem data para chegar ao Brasil

Fotos: Audi

Galeria: Audi R8 2019