Freio de mão tradicional está em extinção, revela pesquisa
"É oficial, a morte do freio de mão está chegando", disse editor do estudo
Estudo realizado recentemente no Reino Unido pelo site CarGurus revelou que o fim do freio de mão tradicional não deve demorar muito para acontecer. Segundo a pesquisa, apenas 37% dos carros novos à venda no mercado britânico contam com o equipamento, o que representa queda significativa em relação a anos anteriores. Na prática, apenas duas fabricantes oferecem o componente como item padrão em todos os modelos do portfólio: Suzuki e Dacia.
A maioria oferta o item apenas em carros de entrada ou em modelos específicos com apelo voltado para a performance. Entre as montadoras de luxo, a alavanca de freio comprovadamente deixou de existir - Audi, Jaguar, Land Rover, Lexus, Mercedes e Porsche não têm mais nenhum modelo à venda com o sistema.
"É oficial, a morte do freio de mão está chegando enquanto os fabricantes mudam para freios de estacionamento eletrônicos em grande número", disse Chris Knapman, editor do CarGurus no Reino Unido. "Dentro dos próximos anos, esperamos que o número de carros à venda com freios de mão tradicionais diminua ainda mais, provavelmente apenas em um número seleto de modelos de nicho", acrescentou. "É claro que os benefícios não podem ser ignorados, mas à medida que a tecnologia mais recente avança pelas linhas de fabricantes, muitos novos motoristas podem nunca experimentar o sistema tradicional", finalizou.
Entre outras vantagens, os freios de estacionamento operados eletronicamente exigem menor esforço físico para acionamento, oferecem mais segurança e não precisam de ajustes como a alavanca tradicional. Além disso, a maioria dos freios eletrônicos têm recursos auxiliares de apoio em subidas, dando um benefício de segurança adicional. No entanto, alguns motoristas perdem a simplicidade e a conexão mecânica que se tem com um freio de mão convencional.
Fotos: Divulgação
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:08 Mercedes-Benz diz que 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
- 14:14 GM demite por telegrama na fábrica da S10
- 12:45 Fisker está perto da falência e produção do Ocean pode não ser retomada
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking
- 08:24 Jeep Gladiator ganhará versão híbrida plug-in em 2025, confirma CEO
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
Sobre este artigo
Categoria |