BMW prevê fim do câmbio manual e das caixas de dupla embreagem
Aposta é de Peter Quintus, vice-presidente de vendas e marketing da divisão M
Preferência dos consumidores mais puristas, as tradicionais transmissões manuais e os modernos câmbios de dupla embreagem não deverão durar muito tempo no mercado. Em entrevista concedida à revista australiana The Drive, o chefão da divisão M da BMW, Peter Quintus, confessou apostar no fim destas mecânicas em um futuro não muito distante, e no avanço das caixas automáticas convencionais como novo padrão para os próximos anos.
Na visão de Quintus, as chamadas DCTs estão perdendo vantagem e já não apresentam mais tantos benefícios quanto antes. "A vantagem das trocas de marchas mais rápidas desapareceu à medida que as transmissões automáticas ficaram melhores e mais inteligentes", disse. Atualmente há câmbios com 9 e até 10 marchas, com funcionamento tão ou até mais rápido que as automatizadas.
"É mais uma questão de quanto tempo a DCT tem de vida. Quanto tempo vai durar?", indagou. Quintus acredita que as caixas de dupla embreagem devem seguir em oferta por mais seis ou sete anos e que depois disso a indústria fará um retorno às transmissões convencionais com conversor de torque.
O mesmo vale para as manuais, que apresentam problemas de durabilidade dependendo da potência do motor. "O limite é na casa dos 450 cv e pouco mais de 60 kgfm de torque", afirmou. "Na verdade, nem tenho certeza de que os próximos M3 e M4 terão opção de câmbio manual", finalizou.
Fotos: divulgação
Galeria: BMW M4 CS 2018
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Icônico BMW M3 GTR do Need For Speed Most Wanted ganha versão real
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões