Modelo off-road mais famoso da Rússia, o Lada Niva vai ganhar uma nova geração completamente diferente pelas mãos da Renault. É o que antecipa o conceito Vision 4x4, apresentado no Salão de Moscou e que dará origem a um inédito SUV compacto para o lugar do Niva. 

Lada 4x4 Vision concept

O projeto começou a ganhar vida quando, em janeiro de 2017, a Lada passou a ser parte integrante do Grupo Renault. Assim, o Vision 4x4 aproveita a plataforma B0 da Dacia, ou seja, a mesma estrutura do Duster, e ainda o sistema de tração 4x4 da aliada Nissan. A grande diferença em relação ao conhecido Niva é que o o Vision 4x4 está longe de ser rústico: trata-se de um SUV de linhas modernas e arrojadas, e um interior futurista, apesar de manter as proporções compactas do antecessor. 

Leia também

“Estamos preparando o futuro da Lada”, diz Steve Mattin, Diretor de Design da marca, ao explicar a ideia por trás do conceito. “Com o 4×4 Vision, nós mostramos um estilo único, expressivo, forte e energético num novo SUV inspirado no lendário Niva". O conceito se apoia nos para-lamas destacados e no entre-eixos curto, como no velho Niva, embora com desenho bem mais atual, como exibe nas grandes rodas aro 21", nas portas traseiras "suicidas" (que abrem ao contrário) e nas luzes de LED tanto nos faróis quanto nas lanternas.   

Lada 4x4 Vision concept
Lada 4x4 Vision concept

Por dentro, o Vision 4x4 se destaca pelo painel com três telas: uma para o quadro de instrumentos, uma para o sistema multimídia e uma para o sistema de ar-condicionado digital, com duas temperaturas. A Lada não disse nada sobre mecânica, mas o conceito está equipado com câmbio automático e um seletor giratório para o sistema de tração 4x4, como nos Land Rover. Derivado do Duster, pode herdar da Renault os motores 1.6 SCe a gasolina e 1.5 diesel, além do câmbio automático CVT. 

O Lada Niva original foi fabricado na Rússia entre os anos 1977 e 2007 - depois disso perdeu o nome Niva e segue até hoje como Lada 4x4. Foi vendido no Brasil com relativo sucesso no começo dos anos 1990, quando se tornou um dos primeiros carros a chegar após a abertura do mercado nacional às importações.   

Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação 

Galeria: Lada 4x4 VISION Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com