Volkswagen Golf não será mais produzido no México

Ainda feito no Brasil, diretor global de produção afirma que marca irá concentrar fabricação do hatch na Alemanha

2018 Volkswagen Golf 2018 Volkswagen Golf

Em uma mudança estratégica, a Volkswagen decidiu que irá concentrar a produção do Golf em uma única fábrica na Alemanha. Parte desta decisão se deve a negociações com o sindicato em Wolfsburg (Alemanha) e outra pela queda deste segmento específico em favor dos SUVs, embora o Golf ainda seja o carro mais vendido na Europa.

O reflexo direto desta decisão é o fato de que o hatch médio deixará de ser fabricado no México, informação que já circulava entre a mídia especializa mexicana e agora foi confirmada por Andreas Tostmann, diretor de produção da VW, em entrevista à publicação Braunschweiger Zeitung. Ainda não há informações sobre como esta decisão pode afetar o Golf nacional, feito em São José dos Pinhais (PR).

 

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A fabricante quer produzir 1 milhão de unidades por ano em Wolfsburg e o Volkswagen Golf terá um papel fundamental nisto. Além de ser um modelo de alto volume para a Europa, o hatch médio irá mudar, recebendo uma nova geração, prevista para ser revelada no início de 2019 – o que irá elevar as vendas.

E como isso irá afetar o Brasil? A versão hatchback é produzida em São José dos Pinhais (PR) e deve continuar pelo menos durante o ciclo de vida desta geração. Já o modelo Golf Variant, atualmente importado do México, deve passar a vir da Alemanha.

A interrupção de produção no México pode ser um fato positivo para a produção brasileira, uma vez que terá a chance de atender a demanda dos mercados da América Latina.

Durante do lançamento do Golf 2018, reestilizado aqui no Brasil, a Volkswagen afirmou que o Golf não irá sair de linha para dar lugar a um SUV. De acordo com Gustavo Schmidt, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, hatches médios fazem parte de um seleto "segmento de clientes cativos". Isso significa um consumidor mais exigente em termos de construção e preza pela performance, seja em níveis de aceleração ou estabilidade em velocidades mais elevadas, e que por este motivo o segmento irá continuar como nicho, passando a ser uma vitrine de tecnologias para os demais modelos.

Procurada pelo Motor1.com, a Volkswagen do Brasil não respondeu nosso questionamento.

Fonte: Braunschweiger Zeitung

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