Projeção: Peugeot 1008 será o menor SUV da marca

Aproveitando o sucesso do 2008 e 3008, montadora pode fazer um modelo ainda menor

Peugeot 1008 rendering Peugeot 1008 rendering

Os SUVs e crossovers continuam a dominar o gosto do mundo automotivo, e não parece que irá perder força, já que continua a crescer. Mais fortes do que nunca, estes veículos mais altos estão forçando as fabricantes a deixarem de lado os tradicionais sedãs, peruas e hatchbacks (como é o caso da Ford) para apostar nos SUVs. E as montadoras ainda tentam criar mais segmentos e sub-segmentos para inventar novos modelos.

Leia também:

Então, imagine que você é a Peugeot e quer muito oferecer mais SUVs. É o que está vendendo, tanto que o 2008 e 3008 logo tornaram-se os carros mais vendidos da marca. Você já tem o 2008, 3008 e 5008, mas parece que tem espaço para colocar um carro ainda menor e há um público querendo um modelo assim, mais barato e prático para a cidade. O que fazer? Simples, basta pedir aos designers pensarem em como pode ser este crossover e aqui está o resultado.

A imagem que abre esta matéria mostra como deve ser o crossover abaixo do 2008 da marca francesa, que deve ser batizado como 1008. Nós ainda não temos uma confirmação que a Peugeot está preparando este SUV compacto, mas já flagramos um 208 bem modificado em testes, com caixas de roda alargadas e maior altura em relação ao solo, o que sugere que estão realmente desenvolvendo este modelo.

Em 2010, a Peugeot mostrou o conceito HR1 (na galeria acima), que pode servir como inspiração para o futuro 1008. A versão de produção deve usar a plataforma EMP1 da PSA, feita em parceria com a chinesa Dongfeng. A arquitetura será utilizada em, no mínimo, 20 carros do Grupo PSA.

Um crossover pequeno seria uma ideia bem sucedida pelo ponto de vista de negócios, já que os custos de desenvolvimento não são muito altos. A PSA agora é dona da Opel e Vauxhall, o que significa que tem uma porta de entrada para o mercado alemão e britânico. Se a Peugeot lançar o 1008, pode facilmente ser adaptado para outras marcas, como Citroën e DS, chegando até mesmo à China.

Projeção: Automedia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com