Os SUVs e crossovers continuam a dominar o gosto do mundo automotivo, e não parece que irá perder força, já que continua a crescer. Mais fortes do que nunca, estes veículos mais altos estão forçando as fabricantes a deixarem de lado os tradicionais sedãs, peruas e hatchbacks (como é o caso da Ford) para apostar nos SUVs. E as montadoras ainda tentam criar mais segmentos e sub-segmentos para inventar novos modelos.

Leia também:

Então, imagine que você é a Peugeot e quer muito oferecer mais SUVs. É o que está vendendo, tanto que o 2008 e 3008 logo tornaram-se os carros mais vendidos da marca. Você já tem o 2008, 3008 e 5008, mas parece que tem espaço para colocar um carro ainda menor e há um público querendo um modelo assim, mais barato e prático para a cidade. O que fazer? Simples, basta pedir aos designers pensarem em como pode ser este crossover e aqui está o resultado.

Galeria: Peugeot HR1 Concept

A imagem que abre esta matéria mostra como deve ser o crossover abaixo do 2008 da marca francesa, que deve ser batizado como 1008. Nós ainda não temos uma confirmação que a Peugeot está preparando este SUV compacto, mas já flagramos um 208 bem modificado em testes, com caixas de roda alargadas e maior altura em relação ao solo, o que sugere que estão realmente desenvolvendo este modelo.

Em 2010, a Peugeot mostrou o conceito HR1 (na galeria acima), que pode servir como inspiração para o futuro 1008. A versão de produção deve usar a plataforma EMP1 da PSA, feita em parceria com a chinesa Dongfeng. A arquitetura será utilizada em, no mínimo, 20 carros do Grupo PSA.

Galeria: Peugeot 208 - Mula de testes

Um crossover pequeno seria uma ideia bem sucedida pelo ponto de vista de negócios, já que os custos de desenvolvimento não são muito altos. A PSA agora é dona da Opel e Vauxhall, o que significa que tem uma porta de entrada para o mercado alemão e britânico. Se a Peugeot lançar o 1008, pode facilmente ser adaptado para outras marcas, como Citroën e DS, chegando até mesmo à China.

Projeção: Automedia

Galeria: Peugeot 1008 - Projeção

Envie seu flagra! flagra@motor1.com