Volkswagen inicia produção do SUV elétrico Sol E20X na China
Modelo desenvolvido em parceria com a JAC tem autonomia de 300 km
A Volkswagen inicia nesta semana na fábrica de Hefei, no leste da China, a produção em série do SUV elétrico Sol E20X. Desenvolvido a partir de uma parceria firmada com a JAC, o modelo foi apresentado pela primeira vez em maio e logo de cara chamou atenção por tomar como base a plataforma do conhecido T40. Neste primeiro momento, todo o alcance comercial será voltado para o mercado chinês e a expectativa da marca é colocar as primeiras unidades nas lojas no segundo semestre.
Inegavelmente inspirado no T40, o E20X mede 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e possui 2,49 m de entre-eixos. Detalhes mecânicos ainda são escassos, mas pelo que foi adiantado até agora é certo que o modelo terá pelo menos 300 km de autonomia e renderá cerca de 114 cv e 27,5 kgfm de torque.
As ambições da VW com este mercado verde são grandes e a Sol se torna, na prática, a terceira joint-venture formada pelo grupo na China (as outras duas são mantidas com a SAIC e a FAW). A meta é produzir anualmente 100 mil elétricos e, no longo prazo, lançar mais dois modelos: um sedã e um compacto, sempre tomando como base veículos da JAC.
Fotos: Divulgação
Galeria: Sol E20X
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: nova geração do VW Taos pode ter sido revelada pelos chineses
Novo BYD Dolphin Mini estreia na China por menos de R$ 50 mil e deve chegar ao Brasil em 2028
Acabou para o Jetta? VW venderá novo sedã médio Lamando L chinês feito em parceria com a SAIC
Subaru vai na contramão de Toyota e Honda e corta até híbridos da Europa, incluindo clássico boxer
Volkswagen planeja fim de Polo e T-Cross para focar em elétricos
Exclusivo: Jetour G700 de 904 cv chega ao Brasil ainda em outubro; veja detalhes
VW Tera 200 TSI 2027: como ficou o consumo do SUV com novos motor e câmbio