Este é o o Sol E20X, o primeiro modelo fruto da parceria entre a alemã Volkswagen com a chinesa JAC para a produção de carros elétricos. Praticamente um T40 eletrificado, ele teve diversas mudanças para se enquadrar em padrões exigidos pela fabricante europeia e em design, para não ser simplesmente um JAC com outra logomarca.

Sol E20X

Sergio Habib, presidente do grupo SHC, teve bastante influência neste projeto. Detentor da operação da JAC no Brasil, ele decidiu diversos aspectos do design e, principalmente, no acabamento do T40 para agradar ao público brasileiro. As sugestões foram aplicadas no modelo vendido na China e, dele, nasce o Sol E20X. Da mesma forma, alterações na suspensão do T40 feitas pela VW chegaram ao modelo vendido no Brasil, com boas melhorias, como falamos em nosso primeiro contato com a versão CVT

O Sol E20X seria, inicialmente, um Seat. Mas o governo chinês não permitiu e, por isso, há muitos elementos que lembram um modelo espanhol, principalmente por fora. Faróis e lanternas, por exemplo, são diferentes dos que encontramos no T40, assim como o sistema de freio de estacionamento, elétrico, e o seletor do câmbio.

Sol E20X

O E20X tem o equivalente a 114 cv e 27,5 kgfm de torque, com autonomia de 300 km. Sua venda será exclusiva para o mercado chinês, seguido por um sedã e um compacto, sempre baseados em modelos da JAC em seu país de origem.  

Fotos: divulgação

Galeria: Sol E20X

Envie seu flagra! flagra@motor1.com