A Honda prepara um novo compacto para mercados emergentes, ou melhor, a segunda geração do hatch Brio. O modelo foi antecipado pelo Small RS Concept, revelado em abril na Indonésia. Segundo o site Indian Autos Blog, a marca planeja apresentar um novo modelo no Salão da Indonésia, no início de agosto, ainda sem data para o início das vendas. Por enquanto, será vendido somente na Ásia.

Leia também:

O Honda Brio é um dos carros mais vendidos da marca na Ásia e ainda faz sucesso, então era natural que a marca investisse em uma nova geração. O conceito Small RS adianta como será o novo modelo. Não revelaram dados técnicos, mas a proporção e o tamanho parece ser o mesmo. Ganhou estilo mais alinhado com o design atual da empresa, com faróis retangulares iguais ao da minivan Mobilio, enquanto a traseira tem lanternas que lembram as do Chevrolet Onix.

Honda Small RS Concept

Boa parte destas linhas devem continuar na versão de produção, inclusive a cara de esportivo, uma vez que o Brio possui uma variante RS naquele mercado. Este modelo esportivado deve vir com faróis com projetor, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 15 polegadas e novo ajuste para a suspensão. Para o interior, muitos apostam que terá o mesmo desenho do sedã Amaze, que compartilha plataforma com o Brio.

A Honda ainda não falou sobre motorização. Uma das possibilidades é o 1.2 i-VTEC de 90 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de 4.800 rpm, já é utilizado pelo Brio e pelo Amaze, com transmissão manual de 5 marchas ou CVT. Nas Filipinas, o Brio atual usa um 1.3 i-VTEC de 100 cv e 13 kgfm, além de trocar o CVT por uma caixa automática de 5 marchas.

 

No momento, o carro é exclusivo para o mercado asiático, sem planos para a América Latina. A Honda cogitou vender a primeira geração do Brio para o Brasil, mas o modelo foi rejeitado nas clínicas por conta do porta-malas pequeno. Quem sabe isso não mude com a nova geração, caso ele esteja maior?

Fonte: Indian Autos Blog
Fotos: Divulgação

Galeria: Honda Small RS Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com