VW Golf GTI TCR Concept é o Golf GTI mais rápido da história
Tecnicamente, ainda é um conceito, mas a versão de produção está prometida para o final do ano
Este pode não ser o Golf GTI mais potente que a Volkswagen já construiu (o título é do Clubsport S com 306 cv), mas é o mais rápido. Conheça o Golf GTI TCR que, embora carregue o sobrenome de um carro de pista, é um hot hatch que pode andar nas ruas. As primeiras imagens do modelo foram divulgadas hoje e o novo Golf GTI hardcore é caracterizado como um conceito, embora possamos esperar que a versão final seja praticamente igual.
A Volkswagen instalou um limitador de velocidade que impede que o carro passe dos usuais 250 km/h. Se quiser dirigir o Golf GTI TCR acima disso na pista de corrida, ou na Autobahn alemã, a marca irá retirar o limitador para você. Sem ele, o hatch chegará a impressionantes 264 km/h, o que faz com que seja o Golf GTI mais rápido da história. É isso mesmo, mais rápido até do que o Clubsport S, que chega a 260 km/h, embora seja mais potente do que o TCR.
No coração do novo VW Golf GTI TCR está o mesmo motor 2.0 turbo utilizado nas outras versões do GTI. Nesta nova aplicação, ele foi configurado para desenvolver 290 cv a 6.800 rpm e 37,7 kgfm de torque a 1.600 rpm. Como de costume, a potência é transmitida somente para as rodas dianteiras. Os puristas ficarão tristes ao saber que não terá versão com câmbio manual, somente com a conhecida caixa automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas.
Virá com rodas de 18 polegadas forjadas, mas quem quiser gastar um pouco mais pode trocá-las por rodas 19" com design exclusivo. Os discos de freios perfurados são um pouco mais especiais do que o do Golf GTI normal, pois tem pinças e pastilhas preparadas para entregar o mesmo desempenho que sua contraparte de corrida.
Há mais opcionais para o Golf GTI TCR, como o pacote que adiciona chassi esportivo e suspensão adaptativa com amortecedores ajustados eletronicamente. Essas configurações podem ser feitas com apenas um toque no botão, mudando o modo de direção entre normal, comfort e sport.
Além das mudanças mecânicas, o hot hatch também recebeu um visual alterado com para-choque dianteiro redesenhado para aumentar a circulação de ar para os dois radiadores extras. O para-choque ganha um splitter dianteiro, enquanto as saias laterais seguem até a traseira do veículo, onde podemos notar um novo difusor e duas saídas de escape bem largas. O logo "TCR" preto fica logo acima das saias laterais e pode ter textura em forma de colmeia.
A Volkswagen também teve o trabalho de mexer no interior, onde os bancos esportivos do Golf GTI TCR receberam novo visual com uma área central vermelha que também é vista no volante e na manopla de câmbio, em contraste com as costuras que tem o mesmo acabamento vermelho. Para fechar, abrir as portas fazem com que frisos laterais acendam luzes vermelhos e as portas projetem o logo TCR no chão.
A Volkswagen planeja revelar a versão de produção do Golf GTI TCR no final do ano.
Fotos: Volkswagen
Galeria: Volkswagen Golf GTI TCR
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking
- 08:24 Jeep Gladiator ganhará versão híbrida plug-in em 2025, confirma CEO
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
- 13:00 Polônia ou Espanha podem sediar fábrica da chinesa Geely na Europa
- 11:00 De olho no DCT da Honda, BMW lança sistema de embreagem automática
- 10:00 Denza D9: BYD estuda vender super minivan de luxo no Brasil em 2025
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |