Tecnicamente, ainda é um conceito, mas a versão de produção está prometida para o final do ano

Este pode não ser o Golf GTI mais potente que a Volkswagen já construiu (o título é do Clubsport S com 306 cv), mas é o mais rápido. Conheça o Golf GTI TCR que, embora carregue o sobrenome de um carro de pista, é um hot hatch que pode andar nas ruas. As primeiras imagens do modelo foram divulgadas hoje e o novo Golf GTI hardcore é caracterizado como um conceito, embora possamos esperar que a versão final seja praticamente igual.

 

A Volkswagen instalou um limitador de velocidade que impede que o carro passe dos usuais 250 km/h. Se quiser dirigir o Golf GTI TCR acima disso na pista de corrida, ou na Autobahn alemã, a marca irá retirar o limitador para você. Sem ele, o hatch chegará a impressionantes 264 km/h, o que faz com que seja o Golf GTI mais rápido da história. É isso mesmo, mais rápido até do que o Clubsport S, que chega a 260 km/h, embora seja mais potente do que o TCR.

Leia também:

No coração do novo VW Golf GTI TCR está o mesmo motor 2.0 turbo utilizado nas outras versões do GTI. Nesta nova aplicação, ele foi configurado para desenvolver 290 cv a 6.800 rpm e 37,7 kgfm de torque a 1.600 rpm. Como de costume, a potência é transmitida somente para as rodas dianteiras. Os puristas ficarão tristes ao saber que não terá versão com câmbio manual, somente com a conhecida caixa automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas.

Virá com rodas de 18 polegadas forjadas, mas quem quiser gastar um pouco mais pode trocá-las por rodas 19" com design exclusivo. Os discos de freios perfurados são um pouco mais especiais do que o do Golf GTI normal, pois tem pinças e pastilhas preparadas para entregar o mesmo desempenho que sua contraparte de corrida.

Há mais opcionais para o Golf GTI TCR, como o pacote que adiciona chassi esportivo e suspensão adaptativa com amortecedores ajustados eletronicamente. Essas configurações podem ser feitas com apenas um toque no botão, mudando o modo de direção entre normal, comfort e sport.

Volkswagen Golf GTI TCR
Volkswagen Golf GTI TCR

Além das mudanças mecânicas, o hot hatch também recebeu um visual alterado com para-choque dianteiro redesenhado para aumentar a circulação de ar para os dois radiadores extras. O para-choque ganha um splitter dianteiro, enquanto as saias laterais seguem até a traseira do veículo, onde podemos notar um novo difusor e duas saídas de escape bem largas. O logo "TCR" preto fica logo acima das saias laterais e pode ter textura em forma de colmeia.

A Volkswagen também teve o trabalho de mexer no interior, onde os bancos esportivos do Golf GTI TCR receberam novo visual com uma área central vermelha que também é vista no volante e na manopla de câmbio, em contraste com as costuras que tem o mesmo acabamento vermelho. Para fechar, abrir as portas fazem com que frisos laterais acendam luzes vermelhos e as portas projetem o logo TCR no chão.

A Volkswagen planeja revelar a versão de produção do Golf GTI TCR no final do ano.

Fotos: Volkswagen

Galeria: Volkswagen Golf GTI TCR

Ocultar press releaseMostrar press release

RACING-INSPIRED GOLF GTI TCR CONCEPT DEBUTS AT WÖRTHERSEE FESTIVAL

The near-production-ready, roadgoing version of the TCR racecar delivers 286 horsepower and a top speed of 164 mph

Wolfsburg / Reifnitz, May 2018 At this year’s GTI Meeting at Wörthersee from May 9-12, Volkswagen will present a new milestone in the history of the cult compact car: the Golf GTI TCR Concept, which has a top speed of 164 mph and is almost ready for production. The special edition is a roadgoing version of the racing car with the same name.

Unveiling the GTI TCR concept, Jürgen Stackmann, Sales, Board of Management of Volkswagen AG, said: “At the moment, the Golf GTI TCR Concept – an athlete derived from racing – is a study. But at the end of the year, we want to make this GTI vision come true.”

The new top GTI is a compelling expression of design, power and performance. The 2.0-liter turbocharged engine of the new Golf GTI TCR delivers 290 PS/286 horsepower, with maximum torque of 273 pound-feet produced from 1,600 rpm. Power is transmitted to the front wheels via a standard 7-speed DSG® dual-clutch automatic transmission and a limited-slip differential. The factory-set maximum speed is 155 mph, but this can be increased to 164 mph by opting to remove the electronic top-speed limiter.

Numerous individual features add to the Golf GTI TCR’s sporty character. The new top Golf GTI model has 18-inch “Belvedere” forged aluminum-alloy wheels as standard, with newly designed 19-inch alloys as an option.  Lurking behind the large aluminum-alloy wheels are perforated brake discs together with special calipers and pads that are designed to slow the production vehicle just as effortlessly as the race car.

If desired, particularly enthusiastic drivers can order a package that pushes the performance of the Golf GTI TCR even higher: In addition to removing the speed limiter and the availability of 19-inch wheels, it includes a sports chassis setting and DCC® adaptive damping. It allows the electronically adjustable dampers to be adjusted at the touch of a button and provides the option to choose between sporty, comfort or normal chassis settings.

Externally, the most powerful GTI yet has a new front bumper that feeds air into the vehicle’s two additional radiators and also features a sharply contoured front splitter. A new side skirt extension is continued through the rear of the car, joining the distinctively designed diffuser and the integrated exhaust tailpipes. TCR lettering above the side skirts is also featured, along with optional GTI-style honeycomb trim for the side of the vehicle.

Inside, the sport seats have unique microfiber and fabric covers, with a red central motif that is repeated with the contrast stitching on the steering wheel and shifter. When the doors are opened, the TCR logo is projected on to the ground and the stainless steel rocker trim has a red illuminated element.