A quarta geração do Ford Focus, apresentada neste mês, aposta em um design atualizado, mas a mudança mais importante está debaixo da carroceria. O hatch médio é o primeiro modelo da marca a usar a nova plataforma modular. Segundo Joe Bakaj, chefe de engenharia da Ford Europa, diz que esta plataforma, que é uma reposta da empresa à arquitetura MQB da Volkswagen, ainda não tem nome. Em entrevista ao site Automotive News, o executivo disse que essa plataforma é "bem modular" e que irá ajudar a empresa a reduzir o tempo de desenvolvimento em 20%.

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Não ajuda só no desenvolvimento. A nova plataforma de tração dianteira é parte de uma estratégia da Ford para economizar US$ 4 bilhões (cerca de R$ 13,5 bilhões) em eficiência na engenharia até 2023. Enquanto o Focus é um hatch médio, essa arquitetura pode ser usada tanto em um modelo menor como o Fiesta quanto em carros maiores como o SUV médio Edge. Ela também permite troca de alguns componentes, como é o caso da suspensão do Focus, que nas versões básicas usam eixo de torção e as mais completas tem multilink.

Como a Ford irá economizar dinheiro com essa nova plataforma? Assim como a MQB, a nova base terá algumas partes fixas que serão compartilhadas por vários carros, o que permitirá que a fabricante use as mesmas peças em um número maior de veículos, economizando em escala. Por exemplo, o Focus irá compartilhar seu freio de estacionamento elétrico, estrutura dos bancos e sistema de ar-condicionado com os outros modelos da Ford. Desta forma, a empresa não precisa desenvolver sistemas diferentes para cada veículo. A chave é "reaproveitar o máximo de módulos possível", revela Bakaj, que define a plataforma modular como "o cálice sagrado".

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Resta saber como esta plataforma irá afetar a produção da Ford no Brasil. No momento, as chances do Focus chegar ao Brasil são pequenas, já que a marca confirma que a terceira geração do hatch médio continuará a ser feita na Argentina.

Fonte: Automotive News

Galeria: Ford Focus 2019

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