Se a Volvo fizesse assentos, eles provavelmente seriam assim

A Maxi-Cosi lançou o primeiro assento infantil com airbags do mundo, que começa a ser vendido agora no Reino Unido. A AxissFix Air é a nova proposta da empresa para aumentar a segurança para crianças, feita em parceria com a fabricante de airbags Helite.

O assento comporta crianças entre 61 cm e 105 cm de altura e usa ganchos Isofix e uma base capaz de girar em 360°, facilitando a sua instalação. Os dois pequenos airbags estão localizados nos cintos, na altura dos ombros, conectados a um cartucho de CO2. Em caso de colisão, o sensor montado na cadeirinha percebe o movimento nos ganchos e aciona o airbag, que infla em 0,05 segundo.

Leia também:

Maxi-Cosi AxissFix Air

Quando utilizada em testes de colisão frontal, a cadeirinha mostrou que reduz a força do impacto na cabeça e no pescoço da criança em 55%, na comparação com assentos infantis comuns. Segundo a empresa, não há risco de queimar o rosto da criança na ativação do airbag por usar CO2 para inflar a bolsa, além de produtos químicos diferentes.

"Há alguns anos, nós começamos a investigar como os airbags poderiam proteger melhor o pescoço e a cabeça da criança nas cadeirinhas", explica Andrew Ratcliffe, diretor da Maxi-Cosi. "Outras aplicações bem sucedidas da tecnologia de airbags, como jaquetas para motociclistas, nos inspiraram. O resultado é esta tecnologia inovadora para os assentos infantis."

Enquanto a Maxi-Cosi diz que não há planos para aumentar a linha de cadeirinhas com airbag, parece inevitável que a criação de mais produtos com esta tecnologia ajude a reduzir o número de ferimentos em acidentes. A preocupação agora é como deixar este produto mais acessível para o público.

No Reino Unido, a Maxi-Cosi AxissFix Air custa 550 libras, o equivalente a R$ 2.650. Ainda não há previsão de chegar ao Brasil.

Maxi-Cosi AxissFix Air