Li Shufu, CEO da Geely, é o novo proprietário de 9,69% da Daimler, grupo alemão dono da Mercedes-Benz. Em uma negociação de US$ 9 bilhões, a compra dá ao grupo chinês (já proprietário da Volvo) acesso a diversas tecnologias da empresa e, segundo a Geely, servirá para combater "invasores tecnológicos". 

Entenda invasores como a Google, Apple e Uber. Tais empresas de tecnologia querem entrar no meio automotivo e, com muito dinheiro em conta, podem ter diversas vantagens. Segundo a Reuters, Li "pensa que apenas uma, duas ou três fabricantes que existem hoje resistirão com esta nova competição."

O foco está na produção de veículos elétricos e autônomos, o caminho mais indicado para o futuro do automóvel. "Nenhuma empresa da indústria automotiva atual ganhará esta batalha contra os invasores sem amigos. Para conseguir ser líder na área de tecnologia, precisamos nos adaptar a uma nova forma de pensar na hora de compartilhar e combinar forças. Meu investimento na Daimler reflete minha visão", disse Li. 

Mercedes-Benz Classe E 2020

Fonte: Reuters

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com