Novo Toyota Corolla hatch (Auris) estreará em março no Salão de Genebra

Com visual mais emocional, modelo deverá adiantar detalhes do irmão sedã

2019 Toyota Auris teaser 2019 Toyota Auris teaser

À venda no mercado global desde 2012, a segunda geração do Toyota Auris está prestes a se aposentar. Em anúncio realizado nesta semana, a gigante japonesa confirmou a apresentação de uma série de novidades na próxima edição do Salão de Genebra, entre elas a terceira encarnação do hatchback médio. Variante hatch do Corolla, o modelo promete se inspirar no design do CH-R e adotar linhas mais chamativas e dinâmicas, além de inaugurar, dentro da família, a plataforma modular TNGA.

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No único teaser divulgado até agora, os designers parecem ter feito um bom trabalho no sentido de dar ao modelo maior apelo emocional. Faróis e lanternas ganham iluminação de LEDs, enquanto o teto pintado de preto contrasta com a cor da carroceria e retrovisores posicionados sobre as portas (e não mais junto à coluna A). O interior ainda não foi revelado oficialmente, mas flagras que já publicamos aqui no Motor1.com adiantaram detalhes interessantes, como console central elevado e generosa central multimídia. 

Na mecânica, a Toyota destaca a adoção de um novo conjunto mecânico híbrido, o chamado Dynamic Force Engine. O sistema toma como base um motor 2.0 de 4 cilindros com altos índices de eficiência térmica, capaz de entregar bons números de potência e torque mesmo dentro dos mais rigorosos padrões anti-poluição. São 171 cv (6.600 rpm) e 20,9 kgfm de torque (4.800 rpm) em modelos movidos exclusivamente a gasolina e 146 cv (6.000 giros) e 18,3 kgfm (4.400 rpm) de força em veículos híbridos. Muito do conhecimento adquirido com o Prius foi aplicado nesta nova mecânica, diz a marca.

Também são novos as transmissões manual de 6 marchas e automática CVT. O primeiro (desenvolvido para ter alcance global, mas com foco na Europa) pesa cerca de 7 kg a menos que um câmbio equivalente atual e é descrito pela Toyota como um dos menores do mundo nesta classe. Suporta até 28,5 kgfm de torque, com engates precisos e funcionamento suave. O segundo, por sua vez, é anunciado como 20% mais rápido que o atual e um dos melhores do segmento em termos de conforto.

Completam o pacote de novidades dois novos sistemas de tração integral - um para carros movidos a gasolina e outro para modelos híbridos. O primeiro, denominado Dynamic Torque Vectoring AWD, distribui o torque de forma independente nas rodas traseiras, variando de acordo com as condições de condução. O segundo, batizado de E-Four, aumenta o torque total canalizado para as rodas traseiras em 30% na comparação com o hardware já existente.

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

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