Em seu quarto ano consecutivo de crescimento, as vendas de veículos novos na França atingiram a marca de 2.110.751 unidades, número mais expressivo desde 2011. Com as grandes marcas locais – Renault (416.578), Peugeot (366.872) e Citroën (201.374) – respondendo por quase metade das vendas, o destaque negativo coube à VW (139.360), única do top 10 a perder espaço (-2,6%).
Galeria: Renault Clio 2017
Líder pelo sétimo ano consecutivo, o Renault Clio cresceu quase 5% no período e foi novamente o único modelo a superar as 100 mil unidades (117.541). Já o Peugeot 208 (97.663), segundo colocado desde 2013, vendeu um pouco menos do que no ano anterior.
O grande destaque do ano, no entanto, foi um modelo que chegou ao Brasil há poucos meses. Praticamente triplicando as vendas de 2017, o Peugeot 3008 (74.297) saltou da 17ª posição para o pódio e assumiu a liderança entre os SUVs/crossovers – o Renault Captur (68.773), quarto, recuou quase 3% e por pouco não foi superado pelo Peugeot 2008 (67.979).
Graças à nova geração, o Citroën C3 (67.276) avançou quase 30% e se aproximou bastante do top 5. Terceiro em 2016, o Peugeot 308 (66.163) foi quem mais perdeu espaço entre os líderes (-12,4%) e caiu para o sétimo lugar. O Dacia Sandero (61.481), embora caindo da sexta para a oitava posição, registrou aumento de vendas (+9,4%), além de ter sido o preferido considerando apenas as vendas no varejo por lá.
Galeria: Volkswagen Polo 2018
Com o VW Polo (32.985), novamente o melhor estrangeiro da lista, apenas em 12º, o mercado francês teve os onze primeiros colocados produzidos por marcas locais ou associadas - caso dos Dacia Sandero e Duster (37.042) - pela primeira vez desde 1980.
Além do 3008, quem também foi muito bem foi o Peugeot 5008, sua variante de sete lugares, que fechou o ano com 18.972 unidades, quase 63% de crescimento. Estreante em 2017, o Toyota CH-R (16.357) marcou presença entre os trinta primeiros. Destaque também para a presença do elétrico Renault Zoe (15.245) em 30º.
POS. | MODELO | 2017 | 2016 | % VAR. 2017/2016 | % MERCADO |
1 | RENAULT CLIO IV | 117.541 | 112.152 | 4,81% | 5,6% |
2 | PEUGEOT 208 | 97.663 | 97.830 | -0,17% | 4,6% |
3 | PEUGEOT 3008 | 74.297 | 24.869 | 198,75% | 3,5% |
4 | RENAULT CAPTUR | 68.773 | 70.769 | -2,82% | 3,3% |
5 | PEUGEOT 2008 | 67.979 | 65.986 | 3,02% | 3,2% |
6 | CITROËN C3 II | 67.276 | 51.843 | 29,77% | 3,2% |
7 | PEUGEOT 308 II | 66.163 | 75.509 | -12,38% | 3,1% |
8 | DACIA SANDERO | 61.481 | 56.199 | 9,40% | 2,9% |
9 | RENAULT MÉGANE IV | 51.536 | 45.776 | 12,58% | 2,4% |
10 | RENAULT TWINGO III | 39.022 | 40.793 | -4,34% | 1,8% |
11 | DACIA DUSTER | 37.042 | 36.428 | 1,69% | 1,8% |
12 | VW POLO | 32.985 | 40.155 | -17,86% | 1,6% |
13 | RENAULT KADJAR | 31.522 | 38.148 | -17,37% | 1,5% |
14 | TOYOTA YARIS | 31.415 | 30.967 | 1,45% | 1,5% |
15 | VW GOLF | 30.544 | 32.976 | -7,38% | 1,4% |
16 | NISSAN QASHQAI | 26.570 | 24.520 | 8,36% | 1,3% |
17 | RENAULT SCÉNIC III | 26.537 | 28.173 | -5,81% | 1,3% |
18 | CITROËN C4 PICASSO II | 25.917 | 40.880 | -36,60% | 1,2% |
19 | VW TIGUAN | 25.286 | 14.281 | 77,06% | 1,2% |
20 | OPEL CORSA | 22.951 | 20.377 | 12,63% | 1,1% |
21 | RENAULT GRAND SCÉNIC | 20.472 | - | - | 1,0% |
22 | FIAT 500 | 20.409 | 20.203 | 1,02% | 1,0% |
23 | CITROËN C4 II | 19.220 | 23.599 | -18,56% | 0,9% |
24 | PEUGEOT 5008 | 18.972 | 11.643 | 62,95% | 0,9% |
25 | OPEL MOKKA | 17.292 | 17.479 | -1,07% | 0,8% |
26 | MINI | 17.253 | 17.068 | 1,08% | 0,8% |
27 | PEUGEOT 108 | 17.060 | 15.174 | 12,43% | 0,8% |
28 | CITROËN C4 CACTUS | 17.054 | 20.372 | -16,29% | 0,8% |
29 | TOYOTA C-HR | 16.357 | - | - | 0,8% |
30 | RENAULT ZOE | 15.245 | 11.404 | 33,68% | 0,7% |
POS. | MARCA | 2017 | 2016 | % VAR. 2017/2016 | % MERCADO |
1 | RENAULT | 416.578 | 407.930 | 2,1% | 19,7% |
2 | PEUGEOT | 366.872 | 335.881 | 9,2% | 17,4% |
3 | CITROËN | 201.374 | 195.012 | 3,3% | 9,5% |
4 | VOLKSWAGEN | 139.360 | 143.106 | -2,6% | 6,6% |
5 | DACIA | 117.865 | 110.529 | 6,6% | 5,6% |
6 | TOYOTA | 88.662 | 77.696 | 14,1% | 4,2% |
7 | FORD | 84.382 | 79.173 | 6,6% | 4,0% |
8 | NISSAN | 71.492 | 69.072 | 3,5% | 3,4% |
9 | FIAT | 68.196 | 62.545 | 9,0% | 3,2% |
10 | MERCEDES-BENZ | 68.007 | 62.069 | 9,6% | 3,2% |
11 | AUDI | 65.690 | 64.660 | 1,6% | 3,1% |
12 | BMW | 61.309 | 60.522 | 1,3% | 2,9% |
13 | OPEL* | 72.564 | 68.281 | 6,3% | 3,4% |
14 | KIA | 37.235 | 33.684 | 10,5% | 1,8% |
15 | HYUNDAI | 29.570 | 28.043 | 5,4% | 1,4% |
16 | SKODA | 26.799 | 23.621 | 13,5% | 1,3% |
17 | MINI | 26.431 | 25.176 | 5,0% | 1,3% |
18 | SEAT | 24.715 | 21.648 | 14,2% | 1,2% |
19 | DS | 21.323 | 28.081 | -24,1% | 1,0% |
20 | VOLVO | 16.219 | 15.604 | 3,9% | 0,8% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| Total | 2.110.751 | 2.015.177 | 4,7% | 100,0% |
* Observação: Já sob domínio do grupo PSA.
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog