Quase parando, Fiesta Sedan recua 75%

Sem a presença do Toyota Etios Sedan, realocado para o segmento de sedãs de entrada em função de suas características e de seus reais concorrentes, o Cobalt foi dominante entre os sedãs compactos em 2017. Com 22.949 emplacamentos, 2,2% acima do total de 2016, o modelo da Chevrolet atingiu 56,9% de participação.

 

Leia também:

O Honda City, com reestilização assegurada para este ano, conquistou a preferência de quase 16 mil consumidores (15.974) e manteve o segundo lugar. Daí em diante houve um abismo de diferença em relação aos demais, todos eles com números inferiores aos de 2016: o Lifan LF530, terceiro, emplacou apenas 626 unidades.

Presente no pódio no ano anterior, o Ford Fiesta Sedan passou alguns meses do ano sem comercialização oficial pela marca e despencou quase 75%. Encerrou 2017 com apenas 411 emplacamentos, média mensal pouco superior a 34 unidades.

Com produção nacional, o Chery Celer Sedan foi o quinto colocado – com exíguas 207 unidades. Ainda assim, ficou em situação menos melancólica do que a do JAC J3 Turin (190), modelo que já chegou a emplacar mais de 13 mil unidades entre 2011 e 2012, seus primeiros anos de comercialização no país. Mesmo aposentado, o lanterna VW Polo Sedan ainda emplacou duas unidades.

Sedãs Compactos

 

POS.

MODELO

TOTAL 2017

% TOTAL 2017

TOTAL 2016

% TOTAL 2016

% VARIAÇÃO 17/16

POS. 2016

CHEVROLET COBALT

22949

56,86%

22466

54,40%

2,15%

HONDA CITY

15974

39,58%

15422

37,34%

3,58%

LIFAN LF530

626

1,55%

817

1,98%

-23,38%

FORD NEW FIESTA SEDAN

411

1,02%

1637

3,96%

-74,89%

CHERY CELER SEDAN

207

0,51%

508

1,23%

-59,25%

JAC J3 TURIN

190

0,47%

444

1,08%

-57,21%

VW POLO SEDAN

2

0,00%

3

0,01%

-33,33%

 

 

40359

100,00%

41297

100,00%

-2,27%

 

 

Em dezembro

No encerramento de 2017, o Chevrolet Cobalt (2.046), além de crescer quase 10% em relação a 2016, atingiu mais de 60% de participação de mercado. Adversário mais próximo, o Honda City (1.118), em baixa de quase 17%, vendeu praticamente a metade.

Fechando o pódio, o Ford Fiesta Sedan (121) teve o seu melhor desempenho no ano. Não que isso seja motivo para comemorar, já que entre janeiro e outubro o mexicano havia emplacado apenas 176 unidades. Os demais modelos, somados, não atingiram sequer 50 emplacamentos – o Lifan LF530 foi o melhor deles, com 37 unidades.

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

DEZ/17

NOV/17

DEZ/16

% DEZ 17

% NOV 17

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2017/2016

CHEVROLET COBALT

2046

2161

1868

61,37%

61,53%

-5,32%

9,53%

HONDA CITY

1118

1197

1340

33,53%

34,08%

-6,60%

-16,57%

FORD NEW FIESTA SEDAN

121

114

40

3,63%

3,25%

6,14%

202,50%

LIFAN LF530

37

18

98

1,11%

0,51%

105,56%

-62,24%

CHERY CELER SEDAN

11

21

18

0,33%

0,60%

-47,62%

-38,89%

JAC J3 TURIN

1

1

74

0,03%

0,03%

0,00%

-98,65%

 

 

3334

3512

3438

100,00%

100,00%

-5,07%

-3,03%

Fonte: Fenabrave

Chevrolet Cobalt 2018