Sem a presença do Toyota Etios Sedan, realocado para o segmento de sedãs de entrada em função de suas características e de seus reais concorrentes, o Cobalt foi dominante entre os sedãs compactos em 2017. Com 22.949 emplacamentos, 2,2% acima do total de 2016, o modelo da Chevrolet atingiu 56,9% de participação.
O Honda City, com reestilização assegurada para este ano, conquistou a preferência de quase 16 mil consumidores (15.974) e manteve o segundo lugar. Daí em diante houve um abismo de diferença em relação aos demais, todos eles com números inferiores aos de 2016: o Lifan LF530, terceiro, emplacou apenas 626 unidades.
Galeria: Ford New Fiesta Sedan 2017
Presente no pódio no ano anterior, o Ford Fiesta Sedan passou alguns meses do ano sem comercialização oficial pela marca e despencou quase 75%. Encerrou 2017 com apenas 411 emplacamentos, média mensal pouco superior a 34 unidades.
Com produção nacional, o Chery Celer Sedan foi o quinto colocado – com exíguas 207 unidades. Ainda assim, ficou em situação menos melancólica do que a do JAC J3 Turin (190), modelo que já chegou a emplacar mais de 13 mil unidades entre 2011 e 2012, seus primeiros anos de comercialização no país. Mesmo aposentado, o lanterna VW Polo Sedan ainda emplacou duas unidades.
Sedãs Compactos | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | % TOTAL 2017 | TOTAL 2016 | % TOTAL 2016 | % VARIAÇÃO 17/16 | POS. 2016 |
1º | CHEVROLET COBALT | 22949 | 56,86% | 22466 | 54,40% | 2,15% | 1º |
2º | HONDA CITY | 15974 | 39,58% | 15422 | 37,34% | 3,58% | 2º |
3º | LIFAN LF530 | 626 | 1,55% | 817 | 1,98% | -23,38% | 4º |
4º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 411 | 1,02% | 1637 | 3,96% | -74,89% | 3º |
5º | CHERY CELER SEDAN | 207 | 0,51% | 508 | 1,23% | -59,25% | 5º |
6º | JAC J3 TURIN | 190 | 0,47% | 444 | 1,08% | -57,21% | 6º |
7º | VW POLO SEDAN | 2 | 0,00% | 3 | 0,01% | -33,33% | 7º |
|
| 40359 | 100,00% | 41297 | 100,00% | -2,27% |
|
Galeria: Honda City EXL
Em dezembro
No encerramento de 2017, o Chevrolet Cobalt (2.046), além de crescer quase 10% em relação a 2016, atingiu mais de 60% de participação de mercado. Adversário mais próximo, o Honda City (1.118), em baixa de quase 17%, vendeu praticamente a metade.
Fechando o pódio, o Ford Fiesta Sedan (121) teve o seu melhor desempenho no ano. Não que isso seja motivo para comemorar, já que entre janeiro e outubro o mexicano havia emplacado apenas 176 unidades. Os demais modelos, somados, não atingiram sequer 50 emplacamentos – o Lifan LF530 foi o melhor deles, com 37 unidades.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/17 | NOV/17 | DEZ/16 | % DEZ 17 | % NOV 17 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | CHEVROLET COBALT | 2046 | 2161 | 1868 | 61,37% | 61,53% | -5,32% | 9,53% |
2º | HONDA CITY | 1118 | 1197 | 1340 | 33,53% | 34,08% | -6,60% | -16,57% |
3º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 121 | 114 | 40 | 3,63% | 3,25% | 6,14% | 202,50% |
4º | LIFAN LF530 | 37 | 18 | 98 | 1,11% | 0,51% | 105,56% | -62,24% |
5º | CHERY CELER SEDAN | 11 | 21 | 18 | 0,33% | 0,60% | -47,62% | -38,89% |
6º | JAC J3 TURIN | 1 | 1 | 74 | 0,03% | 0,03% | 0,00% | -98,65% |
|
| 3334 | 3512 | 3438 | 100,00% | 100,00% | -5,07% | -3,03% |
Fonte: Fenabrave