Europa discute adoção de frenagem autônoma obrigatória

Uso do equipamento será estudado no Velho Continente. Estados Unidos adotará sistema em 2022

Frenagem autônoma de emergência (AEB) Frenagem autônoma de emergência (AEB)

Mais uma prova do quanto o Brasil está atrasado em segurança automotiva. Enquanto aqui ainda esperamos pelo controle de estabilidade obrigatório (previsto para começar em 2020), a comissão de transportes da União Europeia discute a possibilidade de exigir que todos os carros venham com sistemas de frenagem autônoma (AEB).

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A proposta foi aprovada e segue para estudo por uma comissão, que irá revelar o resultado somente em março de 2018, como parte da estratégia de atualizar os requisitos de segurança para os carros de toda a Europa. O comitê de transportes europeu quer atualizar o regulamento usado para os caminhões, exigindo que as fabricantes façam os modelos de forma que aumente a visibilidade, ajudando o motorista a perceber pedestres e ciclistas. Ao mesmo tempo, querem que os carros adotem o sistema.

Pouco antes do projeto aparecer, o instituto Thatcham Research divulgou um estudo que mostra que 70% dos veículos novos não contam com frenagem autônoma de emergência como padrão. Thatcham trabalha junto ao Euro NCAP desde 2004 e fez diversas pesquisas que foram usadas para apoiar mudanças na legislação europeia.

“Nós apoiamos completamente o parlamento europeu na decisão de exigir tecnologias importantes para a segurança automotiva, como frenagem autônoma de emergência. É muito importante que a comissão europeia divulgue suas decisões e transforme em um acordo apoiado pelo governo britânico”, disse Peter Shaw, chefe do instituto.

“AEB pode reduzir a quantidade de colisões traseiras em até 38%, mas apenas 30% dos carros vendidos atualmente no Reino Unido tem o sistema como padrão. Parece que apenas uma lei pode fazer com que tecnologias que salvam vidas, como o AEB, tornem-se padrões da indústria.”

A medida não é exclusiva da Europa. Nos Estados Unidos, as fabricantes se uniram e voluntariamente irão adotar o sistema como padrão a partir de 2022. Quando tanto os EUA quanto a Europa adotarem o AEB, o Brasil começará a ver mais modelos com o equipamento, como aconteceu com os faróis de iluminação diurna e controle de estabilidade. Porém, com a lentidão do governo brasileiro para adotar novas tecnologias como o ESP (que só será lei em 2020), a frenagem autônoma de emergência deve continuar restrita para os veículos mais caros. A não ser que alguma montadora resolva se diferenciar e oferecer mais do que o obrigatório.

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