Brasil foi o primeiro país a fabricar e vender o modelo, antes mesmo dos Estados Unidos

A Jeep comemora nesta semana o primeiro ano de vendas e produção da nova geração do Compass no Brasil. Considerado o principal modelo da marca em oferta no país, o SUV já emplacou neste período mais de 45 mil exemplares, sendo 38 mil só no acumulado de 2017. Na prática, os números o colocam como líder isolado do segmento de SUVs médios, representando mais da metade das vendas totais da categoria. A fábrica pernambucana de Goiana foi a primeira do mundo a produzi-lo, mas atualmente há linhas de montagem também no México, na China e na Índia. A produção nacional abastece principalmente o mercado interno, mas unidades já começaram a ser exportadas para a Argentina - com potencial de chegada à toda a América Latina.

Leia também:

Jeep Compass Night Eagle

Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain. O sucesso do conjunto é tamanho que recentemente foi estendido à versão Limited, até então equipada apenas com motor 2.0 Tigershark a gasolina. No quesito tecnologia, é um dos poucos carros nacionais que podem ser equipados com itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCWp), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e estacionamento semiautônomo.

Jeep Compass Limited 4x4

Atualmente, a média mensal de vendas é de 4.500 unidades - cifra que por vezes coloca o Compass entre os 10 veículos mais vendidos do mercado geral. Interessante é que na época do lançamento as estimativas da Jeep eram modestas e giravam em torno das 2.000 unidades/mês. A mais recente novidade do modelo diz respeito ao lançamento da versão Night Eagle (visual inteiramente all-black), cuja chegada ao Brasil mais uma vez aconteceu primeiro do que em outros países.

Fotos: Divulgação Arquivo Motor1.com

Galeria: Teste Jeep Compass Trailhawk