Não importa o país, muitos motoristas não respeitam a faixa de pedestres, parando em cima dela. Algumas cidades tentam uma alternativa bem inusitada para resolver essa situação, com faixas em 3D. A iniciativa ficou famosa nas redes sociais após uma foto divulgada pela pequena cidade de Ísafjörður, na Islândia. Além dela, outras cidades como Nova Déli (Índia), Tbilisi (Geórgia) e Changsha (China) apostaram nesta pintura.

A ideia é simples e barata, pois não envolve tecnologia, apenas uma ilusão de ótica causada pela forma como é pintada. Dependendo do ângulo, a pintura faz um efeito como se estivesse pulando para fora do asfalto. É o mesmo princípio usado em algumas artes de rua que tem sensação de profundidade.

“Uma passagem de pedestres como essa faz parecer que tem algo bloqueando a estrada”, diz Gautur Ívar Halldórsson, CEO da Vegamálun, empresa responsável pela pintura na Islândia, a um jornal local. Para o executivo, o efeito ótico passa a impressão ao motorista de que a faixa está mais alta e ele acaba reduzindo a velocidade por instinto.

 

 

Apesar de ser utilizada em diversas cidades ao redor do mundo, ainda não há um estudo para determinar sua eficácia. Por enquanto, vale como atração turística, já que alguns lugares aproveitaram a ideia para fazer algumas artes, transformando a faixa de pedestres em piano, esteira rolante e outras brincadeiras.

Fotos e vídeo: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com