Avaliação - Novo Kia Picanto promete fazer frente ao VW up!

O Kia Picanto é um dos carros que colocaram a companhia no mapa mundi das montadoras. Compacto, econômico e acessível, ele foi o responsável por milhares de consumidores conhecerem a marca coreana. Uma vez estabelecida, a Kia nos bridou com carros maiores e melhores como o Sportage - mas não esqueceu sua gratidão ao Picanto. Então, para 2017, temos um Picanto completamente novo.

2017 Kia Picanto First Drive
2017 Kia Picanto First Drive

A Kia se orgulha do fato de esta ser a terceira geração do urbaninho, um carro que compete num segmento (sub-compactos) relativamente novo - no Brasil ele vai enfrentar VW up!, Fiat Mobi, Chery QQ e Renault Kwid. No visual enxergamos alguns traços que remetem ao modelo antigo, mas a Kia não se focou no passado. O objetivo do desenvolvimento do novo Picato era claro: fazer o melhor city-car do mercado.

Numa classe com rivais de talento como o próprio up!, isso não será tarefa fácil. Mas, tendo vendido 1,4 milhão de unidades do Picanto anterior no mundo todo, sendo 300 mil somente na Europa, a Kia reconhece que "manja" uma ou duas coisas sobre esse tipo de carro. Então é hora de conferir se o novo Picanto sobe o sarrafo da categoria. 

Impressões iniciais

O novo Picanto se aproveita mais do estilo germânico de precisão associado ao chefe de design da Kia, Peter Schreyer, em relação ao antigo modelo mais suave. As linhas são limpas, com cortes precisos e janelas maiores para torná-lo mais equilibrado visualmente.

2017 Kia Picanto First Drive
2017 Kia Picanto First Drive
2017 Kia Picanto First Drive

A distância entreeixos alongada ajuda nesta percepção. E a Kia fez isso sem altera...