O Kia Picanto foi um dos primeiros subcompactos a ter relativo sucesso no mercado brasileiro. Vendido por aqui ao longo de três gerações a partir de 2006, o modelo chegou a usar mecânica do HB20 na segunda geração, mas deixou o nosso país em 2019 após uma terceira geração que ficou pouco tempo à venda.

A carreira do modelo continuou na Europa, onde também é chamado de Morning, e a Kia anunciou a chegada da linha 2024 do Picanto. Mostrado aqui na versão mais completa GT-Line, o pequeno hatch foi submetido a grandes mudanças de design do lado de fora, enquanto a cabine manteve muito do modelo anterior ainda.

Galeria: Kia Picanto (2024)

O painel frontal desta do novo Kia Picanto 2024 traz muitas linhas complexas, há muita coisa acontecendo. É fácil perceber que inspirações dos SUVs Niro e Sportage foram aplicadas ao novo Picanto para dar subcompacto uma aparência mais agressiva. Os faróis em blocos verticais são conectadas por cima da grade por meio de uma barra de LED na seção superior. A traseira trouxe a mesma solução de lanternas conectadas.

O para-choque dianteiro parece bastante complexo com diversas entradas de ar. A Kia ainda não divulgou imagens das versões de entrada, que devem trazer um visual mais limpo que desta versão GT-Line. Com um difusor traseiro proeminente, a versão parece surpreendentemente agressiva para um carro tão pequeno, mas não há pretenções esportivas. Continua a ser um hatchback simples para uso urbano. Os tamanhos das rodas começam em 14", mas os modelos mais caros recebem peças de 15 ou 16". Como opcional, o novo Picanto pode trazer até teto-solar.

Foto - Kia Picanto (2024)

Enquanto o exterior foi reformulado, a cabine do Kia Picanto 2024 traz uma evolução sutil em relação ao modelo que substitui. A Kia apresentou uma tela para a multimídia de 8" e um painel de instrumentos digital, mantendo controles separados para aquecimento e ventilação. O GT-Line recebe um volante de base plana com aquecimento, luxo que não é comum entre subcompactos. Outro item pouco  porque continua a ser oferecido com caixa manual de cinco velocidades.

Detalhes sobre os motores não estão disponíveis por enquanto, mas sabemos que o Picanto 2024 estará disponível somente com motores a gasolina naturalmente aspirados de três cilindros, com opções 1.0 ou 1.2. A transmissão manual automatizada (AMT) também será oferecida com ajuste, mas o carro de entrada da Kia na Europa não traz opção de transmissão automática convencional. Embora seja um carro pequeno, o novo Picanto é carregado com equipamentos de segurança de série que variam de monitoramento de ponto cego e frenagem automática de emergência a assistente de permanência em faixa e sistema de alerta de falta de atenção do motorista.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com