page ad skin

Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar

Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar

Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar
O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe) divulgou nesta quarta-feira (8) uma nova rodada de testes com dois modelos avaliados sob os novos critérios de segurança. Fabricado no Brasil, o Peugeot 208 (versão com dois airbags) que havia obtido quatro estrelas para adultos no teste anterior, agora conseguiu apenas duas estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para a proteção de crianças. O resultado inferior se deu por conta do fraco desempenho no impacto lateral.
Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar
Avaliado em sua versão mais básica (sem airbags), que não é vendida no Brasil, o Kia Picanto ganhou zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto e uma estrela para o ocupante infantil no teste de impacto frontal. Embora não tenha passado pelo teste de impacto lateral, o modelo importado da Coreia possui a proteção lateral e teve a estrutura classificada como estável pelo órgão.
Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar
Segundo o órgão, a Peugeot removeu os reforços das portas e a proteção da pelve (itens obrigatórios na Europa desde 1995) do modelo produzido no Brasil, o que explica a alta penetração na hora do impacto. No caso da Kia, a unidade cedida para testes não possuía airbags, o que é ruim, pois dificulta para o consumidor daqui formar opinião sobre a segurança do modelo. Novas regras Opcional até 2015, o teste de impacto lateral agora é obrigatório e consiste numa colisão realizada a 50 km/h por meio de uma barreira deformável montada em um carro de 850 kg. Controle de estabilidade e teste de poste passam a ser requisitos para a nota máxima.
Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar
Para conseguir quatro estrelas, é necessário ter bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e teste do controle de estabilidade. Se o modelo tiver zero estrela na prova de impacto frontal, nem será testado no impacto lateral, assumindo a nota total como zero. Fotos: LatinNCAP

Galeria: Latin NCAP: teste mais rigoroso faz Peugeot 208 cair e Kia Picanto zerar

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com