Desde que começaram a se proliferar há alguns anos, os carros elétricos tiveram dificuldades para se tornarem mais atrativos para a maioria dos compradores. De certa forma, isto é compreensível, pois os preços altos, a falta de infra-estrutura e poucos incentivos à compra, não facilitaram sua adoção de forma mais massiva.

Entretanto, há uma fama muito pior que eles carregam: a de serem carros entediantes. Mas quem ainda pensa desta forma provavelmente nunca experimentou a aceleração insana de um carro elétrico. Mas, obviamente, este é um estigma que as marcas têm que combater.

Galeria: Peugeot e-Legend Concept 2018

Uma solução? Voltar-se para o passado, para modelos icônicos que nos levam a lembrar de outros tempos, com desenhos facilmente reconhecíveis. Ou seja, reutilizar as linhas do passado vistas em carros que todos lembram e que nos trazem um sorriso ao rosto.

Talvez o exemplo mais claro desta tendência tenha sido o Peugeot e-LEGEND, um protótipo elétrico apresentado em 2018 e inspirado no Peugeot 504 Coupé da Pininfarina. O impacto foi tão grande que mais de 60.000 pessoas assinaram uma petição para que o carro entrasse em produção. É por isso que hoje queremos lhe trazer 10 carros elétricos, já à venda ou prestes a serem lançados, que apelaram ao visual clássico para atrair o público.

MINI Cooper SE

Prueba MINI Cooper SE 2021

Se há uma marca que fez do retrô sua principal característica desde que se tornou parte do Grupo BMW, é sem dúvida a MINI. E, é claro, seu veículo elétrico não é exceção. Neste caso, estamos falando de um modelo com 184 cv de potência, disponível apenas com carroceria de três portas ou conversível, tem autonomia declarada de até 233 km no ciclo WLTP.

Hyundai IONIQ 5

Primera prueba Hyundai IONIQ 5

No caso dos modelos IONIQ, a família elétrica da Hyundai, o design exterior e interior desempenham um papel fundamental. Basta olhar para o novo IONIQ 6 para ver isso. Entretanto, no caso do IONIQ 5, desde sua primeira aparição como protótipo, em 2019 com o nome de 45 EV Concept, ele trouxe uma aproximação com os anos 1970, inspirado no Hyundai Pony original. O design chamativo é acompanhado por uma potência que pode chegar a 325 cv e autonomia é de até 507 km.

Honda e

Honda e 2020, prueba

A Honda também voltou aos anos 1970 para buscar inspiração e moldar o Honda e, seu primeiro carro elétrico, revelado como modelo de produção em 2019. Naturalmente, grande parte do interesse no modelo vem de seu design distinto, derivado dos primeiros Civic de 50 anos atrás. Tudo isso em um modelo urbano com espelhos virtuais, até 154 cv de potência e 222 km de autonomia.

Fiat 500e

Prueba Fiat 500e

A segunda geração do Fiat 500 da era moderna, vendido exclusivamente como modelo elétrico, não poderia deixar para trás a chave principal do sucesso do modelo anterior: um design retrô, totalmente atemporal e facilmente reconhecível, inspirado no Fiat 500 de 1957. Mais uma vez, porém, os designers da Fiat conseguiram reinventar a imagem do modelo, mantendo-se fiéis aos carros originais. Tudo isso em um veículo urbano com até 118 cv e autonomia de até 320 km.

Volkswagen Id.Buzz

Volkswagen ID.Buzz 2022

Em sua transição para o mundo 100% elétrico, a lendária Kombi, agora baseada na plataforma MEB, tem um visual mais inspirado do que nunca na primeira geração da perua da Volkswagen, a T1. É por isso que este novo modelo mostra linhas mesclando retrô e futurista. Disponível tanto na versão para passageiros quanto em uma variante furgão, está atualmente sendo oferecida em uma versão de 204 cv, que oferece uma autonomia de até 418 km.

Citroën e-Mehari

Citroën E-Mehari 2018

Embora não seja mais vendido, queríamos lembrar desta curiosa "invenção" (não foi feita nem pela Citroën, mas pela Bolloré), pois foi um dos primeiros modelos elétricos a optar pela tendência retrô. Neste caso, não apenas reavivou o conceito do Mehari original, que era uma espécie de buggy do 2CV, mas também seu nome. Enquanto estava à venda, oferecia 68 cv de potência e uma autonomia de cerca de 200 km em uso urbano.

Microlino 2.0

Microlino 2.0

Sem dúvida, o Microlino poderia ser descrito com segurança como a Romi-Isetta do século XXI, pois a semelhança com o modelo clássico é mais que evidente. Mas é claro que suas linhas e principalmente a tecnologia tenham sido adequadamente atualizadas. Essencialmente, o Microlino é alimentado por um motor elétrico de 12,5 kW (17 cv), tem uma autonomia de até 230 km dependendo da versão e oferece um bagageiro de 230 litros. De acordo com a marca, mais de 30.000 pedidos já foram feitos. 

Renault 5 Prototype

Renault 5

O Renault 5 Prototype é o primeiro da lista a ainda estar esperando lançamento nos próximos anos. Trata-se de uma releitura do Renault 5, carro urbano lançado em 1972, mas com a tecnologia de propulsão elétrica. O que sabemos sobre o novo carro? Oficialmente, não muito. Embora alguns rumores apontem para motores de até 136 cv, baterias de até 52 kWh e autonomia estimada entre 325 e 400 km. Também se fala de um preço em torno de 22.000 euros e um possível modelo com visual esportivo com a divisão esportiva Alpine e 215 cv.

Opel Manta GSe ElektroMOD

Opel Manta GSe ElektroMOD (2021), prueba del coupé eléctrico

O Manta é provavelmente um dos modelos mais celebrados e mais amados na história da Opel. Se você olhar bem, vai enxergar semelhanças com os Chevrolet Opala e Chevette dos anos 1970, também derivados da Opel. Já o Manta era um cupê razoavelmente acessível, lançado em 1970, e recentemente retornou com uma modernização na forma do Manta GSe ElektroMOD. Nesse caso, estamos falando de um carro elétrico com motor de 147 cv e, curiosamente, uma caixa de câmbio manual, totalmente funcional e com uma autonomia de cerca de 200 cv. Será que o Opel Manta voltará às ruas? Aguarde novidades em 2025.

Mercedes-Benz EQG

Mercedes-Benz Concept EQG: salón de Múnich 2021

Em um mundo que se dirige rapidamente para carros elétricos, parece não haver nenhuma chance de salvação para os carros a combustão. Nem mesmo para os poucos SUV de verdade que restam no mercado, como o Mercedes-Benz Classe G. Nem o grandalhão da marca vai escapar desse futuro. Para se ter uma ideia de como será o Classe G elétrico, podemos olhar para fotos de flagra, mas também para o protótipo EQG, apresentado no ano passado. Ele não tentou mudar a fórmula original do design do Geländewagen do final dos anos 1970. Por enquanto, não temos dados técnicos oficiais sobre este novo SUV, que chegará em 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com