Com pré-venda iniciada em agosto, o novo Honda HR-V 2023 teve também seu preço divulgado em todas as versões, partindo de R$ 142.500 na versão EX e chegando aos R$ 184.500 na configuração topo de linha Touring. Com bastante tradição no segmento, o HR-V agora volta ao mercado depois de um tempo ausente (desde o final de 2021), e agora vamos ver como a versão de entrada EX se compara aos modelos concorrentes.
O balizador aqui será o preço do HR-V EX, versão de entrada do SUV compacto que está em pré-venda pelo preço de R$ 142.500. Isso posto, vamos comparar o nível de equipamentos da configuração de base do novo HR-V com outros utilitários de porte e faixa de preço semelhante. Também mostraremos a motorização de cada um deles e o tamanho do porta-malas, dois já que utilitários tem proposta mais familiar. E já avisamos: tem SUV compacto topo de linha com valor próximo ao do modelo da Honda.
Vamos falar dos principais itens do HR-V EX Honda Sensing que, para um SUV de entrada, conta com um pacote de equipamentos completo. E como o próprio nome do SUV já adianta, ele traz o Honda Sensing, um pacote que agrega piloto automático adaptativo com low speed follow, somando ainda sistema de frenagem de emergência automática, bem como assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Esse kit de assistência ao motorista já é um salto e tanto em relação a geração anterior.
O HR-V EX soma também controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas, se diferenciando pelo assistente de descida em rampas e também a câmera no retrovisor direito que funciona como um atenuador de ponto-cego, mesmo recurso que equipa o atual Honda City (e que estava no Civic Touring ano passado). Freio de estacionamento automático com autohold, 6 airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis e rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
Seu sistema multimídia tem tela de 8 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fios, enquanto o ar-condicionado automático (de apenas uma zona) tem saída para o banco traseiro. Traz rodas de 17 polegadas, botão de partida, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO. Não há retrovisor fotocrômico.
Começando pelo Chevrolet Tracker, a versão mais próxima em preço do HR-V EX é o Tracker Premier 1.0T, uma das versões mais completas do SUV compacto da GM. Ele soma sensor de chuva, monitor de pressão dos pneus, carregador de celular sem fio, retrovisor interno fotocrômico, bancos com revestimento premium, além de central multimídia MyLink com tela de 8” e suporte a Apple CarPlay com o uso de cabos. Não há controle automático adaptativo aqui, somente o convencional, mas o modelo ao menos conta com alerta de colisão frontal e sistema de frenagem de emergência (em baixa velocidade), além de 6 airbags.
Tem ainda chave presencial para acesso e partida (o HR-V não tem), bem como aleta de ponto cego, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento e faróis automáticos. Vale lembrar que, com a crise dos semicondutores, a GM fez pacotes para seus carros. Ou seja, se você quiser adicionar assistente de estacionamento automático e sensor de estacionamento dianteiro/lateral, terá que desembolsar R$ 142.290 (Premier CZX).
O pacote Premier CZB soma wi-fi, projeção de tela sem uso de cabos, conexão Bluetooth e suporte a Android Auto e eleva o preço a R$ 144.790, mas se quiser tudo isso e mais o ar-condicionado automático digital, o valor sobe para R$ 145.790.
O novo Jeep Renegade estreou este ano com um bom nível de itens de série. Desde a versão mais básica ele soma 6 airbags, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Não tem o piloto automático adaptativo do HR-V, mas tem frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, bem como detector de fadiga e reconhecimento de placas.
A versão Longitude sai por R$ 144.435, sendo a mais próxima em preço. Soma aletas atrás volante para trocas de marcha manuais, multimídia com tela de 8,4 polegadas com faróis de neblina em LED (o HR-V não tem) e bancos em couro. Itens como painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital de duas zonas e carregador wireless para celulares são seus diferenciais frente ao HR-V EX, trazendo ainda rodas de liga leve de 18”. No entanto, esquece dos faróis automáticos e do sensor de chuva.
Opcionais: Banco em couro marrom (R$ 1.204)
Eis aqui um dos modelos que deve rivalizar bem com o HR-V EX. O Creta Platinum é a versão topo de linha com motor 1.0 turbo do SUV sul-coreano, mas a versão escolhida que mais se aproxima é sem teto solar e que sai por R$ 143.890. Junto do Renegade, o Creta Platinum sem dúvidas é um dos que traz mais itens de série, se liga na lista: multimídia com tela de 10,25” com espelhamento com o uso de cabos (a tela menor do Limited é sem fio, curiosamente), bancos de couro, monitor de ponto cego e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
Coloque na conta ainda monitor de pressão dos pneus, além de banco do motorista com ventilação, câmera 360º e painel de instrumentos 100% digital com tela de 7” colorida –diferenciais em relação ao HR-V. Os 6 airbags, faróis automáticos, carregador sem fio para smartphone, saída de ar para o banco de trás, câmera de ré, faróis de neblina, sensor de estacionamento, paddle-shifts, ar-condicionado digital, rodas aro 17” e retrovisores com rebatimento elétrico completam o pacote. O Creta esquece dos faróis full-LED e retrovisor fotocrômico.
O Nissan Kicks também tem pacote de equipamentos recheado. Como destaques, tem o exclusivo sistema de som Bose com 8 alto-falantes, que adiciona ainda 2 alto-falantes no encosto do banco do motorista. Tem também painel parcialmente digital com tela TFT de 7", multimídia com tela 8" com Apple CarPlay e Android Auto com o uso de fios, câmeras com visão 360º, faróis e neblina em LED, rodas aro 17", retrovisores rebatíveis eletricamente, ar-condicionado digital automático e bancos com revestimento sintético (couro).
No pacote de segurança, adiciona faróis com ajuste de altura e intensidade automática, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, alerta de mudanças de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto cego. Fica devendo o piloto automático adaptativo.
O ideal aqui seria colocar o VW T-Cross Comfortline (R$ 149.020) para comparar em nível de equipamentos, mas seu preço já o distanciaria mais do HR-V EX. Com isso colocamos aqui o T-Cross 200TSI sem nome (R$ 132.390) com pacote de opcionais. Em relaçãoa lista de itens de série, ela é mais enxuta: tem 6 airbags, assistente de partida em rampas, saídas de ar, painel de instrumentos digital, luz de condução diurna em LED na regiões dos faróis de neblina, indicador da pressão dos pneus, rodas de liga leve 16", daróis automáticos e sensor de estacionamento.
Soma também central multimídia VW Play com tela de 10,1”, além de piloto automático adaptativo com sistema frenagem de emergência (controle automático de distância até 210 km/h). Com os opcionais, o T-Cross 200TSI vai a R$ 136.290.
Opcionais:
Pacote Interative IV (R$ 2.990): Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, pneus 205/55 R17 91V, rodas de liga leve de 17", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Painel de instrumentos de 10,25” (R$ 910)
Cor vermelho Sunset – R$ 1.910 (R$ 138.200)
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