Mais ou menos em junho do ano passado, a Great Wall começou a dar pistas sobre sua presença no mercado brasileiro. A empresa chinesa comprou a planta de Iracemápolis (SP) da Mercedes-Benz e já tinha falado sobre a estratégia de vender apenas picapes e SUVs no Brasil, atingindo um filão mais segmentado e lucrativo de modelos.
Nesta semana, a Great Wall Motors, ou GWM, oficializou sua chegada ao Brasil com uma cerimônia na sua planta, mesmo que ainda não esteja operante. A empresa investirá R$ 10 bilhões no Brasil em um plano de médio prazo e inicia a venda de modelos no segundo semestre desse ano, ainda importados, e opera a planta a partir do segundo semestre de 2023.
Os modelos ainda serão apresentados no exterior. Em 10 lançamentos até 2023, todos são novas gerações de SUVs e picapes sob as marcas Tank, Haval e Poer, além da Ora, 100% elétrica em um segundo momento. A estratégia é oferecer uma linha 100% eletrificada, inclusive um híbrido plug-in com 200 km de autonomia elétrica, e todos com sistemas de assistentes de condução e conectividade completa.
A meta da GWM é ter concessionários no país inteiro, uma boa força em pós-vendas e vendas nas principais praças do país, principalmente após a apresentação da linha de picapes Poer. Qual será o impacto disso no mercado brasileiro e como a empresa chinesa fará seu nome em solo nacional? Ouça o podcast desta semana.
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