Carros para PCD até R$ 200 mil: 10 opções e seus valores
Veja alguns dos modelos que se enquadram na nova faixa de isenção para a categoria
O antigo limite de R$ 70 mil para a isenção de IPI para o público PCD era um obstáculo e com poucas opções no mercado abaixo dessa faixa de preço. Mas desde então muita coisa mudou, o limite passou a R$ 140 mil naquele mesmo mês e em dezembro foi aprovado o novo teto de R$ 200 mil para compra de carro PCD com a isenção do tributo.
Com isso em mente, elaboramos uma lista com 10 modelos diferentes em uma faixa de preço ampla que vai até R$ 200 mil, não necessariamente no teto máximo por serem versões com melhor custo/benefício de cada modelo. No dia 31 de dezembro, o Projeto de Lei nº 5.149/2020 foi sancionado pela Presidência da República e com isso houve alterações na Lei 8.989/1995, texto original que regulamenta a isenção do tributo para pessoas com deficiência.
O valor máximo para se obter as isenções fica em R$ 200 mil para pessoas com deficiência até 31 de dezembro de 2026. O que não mudou para a aplicação da isenção é que o veículo deve ser produzido no Brasil e o motor no máximo 2.0.
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um imposto federal (não confunda com o ICMS, estadual), assim seu desconto varia dependendo do tamanho do motor do veículo, sendo de 7% para veículos flex com motor de até 1,0 litro; 11% para modelos flex de 1,0 a 2,0 litro e até 25% em veículos com propulsor acima de 2,0 litro. Já modelos “verdes” como híbridos e elétricos têm o IPI baseado nos índices de eficiência energética, que varia de 7% a 20%. Veja 10 modelos e seus valores com a isenção federal.
Chevrolet Tracker LTZ 1.0 AT6: R$ 120.435 (-7%)
O primeiro da lista é o Chevrolet Tracker LTZ, versão intermediária do SUV compacto que traz motor 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de 6 marchas. Entre os itens de série principais, traz 6 airbags, frenagem de emergência, alerta de ponto cego, multimídia com tela de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem uso de cabos, sinal de internet Wi-fi nativo e bancos misto de tecido e material que imita couro.
O Tracker LTZ é uma boa opção justamente por ser um SUV compacto, categoria que atrai bastante o público PCD pela praticidade – bem justificada pela facilidade de acesso à cabine e posição de dirigir.
Chevrolet Spin Premier 1.8 AT6: R$ 108.366 (-11%)
Aqui eis uma sobrevivente: a Chevrolet Spin Premier, única minivan da lista e veículo com capacidade para levar 7 ocupantes. Escolhemos a versão Premier AT6 aqui para a lista, que tem motor 1.8 aspirado de até 111 cv e 17,7 kgfm de torque. Entre os equipamentos há central multimídia com tela de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, faróis com acendimento automático, rodas de 16", assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, banco corrediço na 2ª fileira e piloto automático.
Apesar do valor elevado e projeto datado, a Spin Premier AT6 continua sendo a única minivan em sua faixa de preço, tendo ainda amplo espaço interno e motor de desempenho razoável com câmbio de trocas suaves. Além disso, é um dos modelos preferidos para adaptações no mercado PCD por conta de seu amplo espaço na traseira. Assim, é uma boa opção ainda a versão de entrada LS automática de 5 lugares, que sai por R$ 100.750 na tabela, cujo preço pode chegar a R$ 89.667 com desconto de 11% no IPI.
Hyundai Creta Limited 1.0 TGDI AT6: R$ 119.495 (-7%)
O Hyundai Creta Limited 1.0 TGDI está presente aqui tanto pelo fator novidade, quanto pelo bom espaço interno e conforto. Além disso, a lista de itens de série também não deixa a desejar na versão intermediária Limited, que tem como destaques multimídia com tela de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema Bluelink, faróis de neblina, ar-condicionado digital com saída de ar traseira, carregador wireless para celular e retrovisores laterais com rebatimento elétrico. O motor nessa versão é o 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque, que deixou o SUV consideravelmente melhor em relação ao antigo 1.6 aspirado.
Honda HR-V EX 1.8 CVT: R$ 110.805 (-11%)
O Honda HR-V EX já tem visual datado e um projeto mais antigo entre os SUVs listados, mais mantém qualidades mesmo nesses 7 anos no mercado nacional. Bom espaço interno, conforto e confiabilidade da marca ainda são bons requisitos. O motor 1.8 aspirado tem bons anos nas costas, mas seus 140 cv cumprem seu papel. A lista de itens na versão EX escolhida é mais básica, com os melhores equipamentos ficando para as versões mais caras EXL e Touring.
Assim o HR-V EX traz 6 airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital com comandos touch, luzes DRL, multimídia com tela de 7 e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré.
Jeep Compass Longitude 1.3T AT6: R$ 151.825 (-11%)
Com o aumento de R$ 140 mil para R$ 200 mil no teto se isenção de IPI, a boa notícia é que boa parte dos SUVs médios poderão ser comprados, o que não acontecia antes. Com maior espaço interno e porta-malas, esses utilitários maiores acabam atendendo melhor o público PCD e uma boa opção é o Jeep Compass Longitude - ainda uma das versões mais vendidas e de melhor custo/benefício. Equipado com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, o modelo tem bom desempenho e consumo de combustível melhorado em relação ao antigo 2.0.
A lista de equipamentos soma multimídia com tela de 10,1” compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, painel de instrumentos parcialmente digital com tela de 7”, serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence, bancos de couro, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full-LED, 6 airbags, sistema auto-hold, monitor de pressão e mais.
Nissan Kicks Advance CVT 1.6: R$ 113.466 (-11%)
O Nissan Kicks ainda continua como um dos SUVs compactos com bom custo/benefício no mercado de utilitários. O utilitário conta com bom espaço no porta-malas que tem 432 litros de capacidade. O motor 1.6 aspirado tem até 114 cv, mas dá conta do recado já que o Kicks é um dos modelos mais leves de seu segmento.
Para esta lista para o público PCD, a versão que recomendamos é a Advance CVT, configuração intermediária (e a mais vendida da gama) que soma bom pacote de equipamentos como quadro de instrumentos com tela de 7" colorida, multimídia com tela de 8” com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, 6 airbags, acendimento automático dos faróis e os famosos bancos dianteiros “Zero Gravity” - bem confortáveis e que dificilmente cansam em longas viagens.
Renault Duster Intense 1.6 CVT: R$ 100.205 (-11%)
O Renault Duster Intense 1.6 CVT tem o maior metro quadrado pelo menor preço da lista. Tem 4,37 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, medidas que o credenciam também como um dos modelos mais espaçosos aqui – idem para o porta-malas (475 litros).
O motor 1.6 SCe é apenas suficiente com seus 120 cv e 16,2 kgfm de torque, sempre com caixa automática CVT que simula 6 marchas. Entre os equipamentos de série, destacamos faróis com luzes diurnas em LEDs, volante de couro, faróis de neblina, multimídia Easylink com tela de 8” e suporte para espelhamento via Android e Apple, ar-condicionado automático digital e câmera de ré.
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid 1.8 CVT: varia de 7% (R$ 176.225) a 20% (R$ 151.592)
Mais um SUV médio para a lista: Toyota Corolla Cross XRV Hybrid, que aliás é único com motorização híbrida por aqui, que é formado por um motor 1.8 flex e dois motores elétricos que, combinados, entregam 122 cv. A transmissão é automático tipo CVT. O SUV feito com base na plataforma do sedã Corolla tem como principal apelo a economia de combustível: em nossos testes com etanol, fez 13 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada.
O nível de equipamentos está dentro do esperado para sua faixa de preço: tem piloto automático adaptativo, alerta de ponto-cego, alerta de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas, farol-alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de tráfego cruzado, além de alerta de mudança de faixas e multimídia com tela de 8” com os já citados Apple CarPlay e Android Auto em outros modelos.
VW T-Cross 200 TSI AT6: R$ 121.690 (-7%)
Espaço com praticidade, essa pode ser uma das definições do T-Cross. Baseado na plataforma MQB do Virtus, o SUV compacto tem apenas 4,19 metros de comprimento, mas se garante na amplitude da cabine, principalmente no banco traseiro. A versão 200 TSI tem motor 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, que oferece bom desempenho.
Ela também é a que oferece o melhor pacote na gama pelo preço cobrado, pois as versões Comfortline e Highline sofreram uma escalada nos preços nos últimos meses. Entre os itens, destaque para o sistema de frenagem automática de emergência, sistema start-stop, multimídia com tela de 10,1”, luzes DRL, digital cockipit e 6 airbags.
VW Taos Comforline 250 TSI: R$ 152.252 (-11%)
O Volkswagen Taos sem dúvidas é o modelo com maior espaço interno e com um dos maiores porta-malas (498 litros) nessa seleção – perdendo apenas para a Chevrolet Spin neste quesito (553 litros). Isso já serve de argumento para sua presença por aqui, como SUV tendo espaço suficiente para uma família grande e desempenho agradável com o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque sob o capô. Na versão Comfortline, o Taos traz um pacote suficiente que nos faz esquecer da versão Highline.
Entre os equipamentos de série, o Taos Comfortline soma ar-condicionado de duas zonas (com saídas de ar para o banco traseiro), carregador de celular sem fio, painel 100% digital com tela de 8 polegadas, central multimídia com tela de 10” com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (via cabo), 6 airbags e câmera de ré. Tem também controles de estabilidade e tração, detector de fadiga, monitor de pressão dos pneus, e porta-luvas refrigerado.
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