Primeiras impressões Audi SQ5 2018 - Sabor extra

Quando testamos o Audi Q5 (veja aqui o comparativo com o Volvo XC60), o desempenho dele já surpreendeu. Com 252 cv no 2.0 turbo para levar 1.720 kg, além de um equilíbrio dinâmico que faz jus aos demais modelos da marca alemã, ele deixou o rival Volvo XC60 comendo poeira. Mas para alguns isso não é suficiente. Se você é uma dessas pessoas (e também tem uma conta bancária generosa), agora chegou o Audi SQ5, versão esportiva do SUV médio da Audi.

Audi SQ5 - Brasil

O que é?

O grande diferencial do SQ5 para o Q5 é o motor. Sai o 2.0 turbo de 4 cilindros e entra o V6 (EA-837) 3.0 turbo, com 354 cv e fartos 51 kgfm de torque desde as 1.370 rpm. A transmissão também é automática com 8 marchas, mas a tração quattro, neste caso, é full time, ou seja, não há como desligar - diferentemente do Q5, que pode deixar a força totalmente no eixo dianteiro. 

O SUV é o primeiro a adotar este V6 no Brasil - ele ainda chegará aqui com o sedã S4. Veja na ficha técnica (no fim da reportagem) que a faixa de torque e potência são bastante extensas e se complementam, dando a sensação de aceleração constante, mesmo em um carro de quase 2 toneladas. A primeira novidade do propulsor é a adoção do comando com variador de fase na admissão, com movimentação lateral por sistema hidráulico controlado pela central do motor. Após as 3.000 rpm, ele muda para um came mais "bravo", com maior abertura das válvulas. 

Audi SQ5 2018 - Brasil

Outra diferença é a adoção de um turbo de duplo fluxo. Instalado entre as bancadas de cilindros, ele encurta o caminh...