Os fãs de SUVs da Audi podem respirar aliviados: finalmente há um novo Audi Q5. Mais de 2,6 milhões deles foram vendidos desde 2008. Uma história de sucesso. O Q5 da primeira geração, com 1,6 milhão de entregas, foi significativamente mais popular do que a segunda geração. Esta última está no mercado desde 2016 e hoje já mostra sinais da idade. Portanto, estava mais do que na hora para algumas mudanças.
A geração 3 apresentada na Europa agora ainda é facilmente reconhecível como o Q5 por fora, mas, fora isso, quase tudo é novo. Vamos dar uma olhada mais de perto no que A Audi criou para roubar os clientes do BMW X3 e do Mercedes-Benz GLC.
Assim como o A5, apresentado recentemente, o novo Q5 é baseado na chamada Plataforma Premium de Combustão (PPC). Os dias de um design funcional e sóbrio finalmente acabaram para o SUV de tamanho médio da Audi. O novo modelo parece muito mais agressivo e angular do que antes. A própria Audi fala de uma aparência com mais personalidade e força de SUV. Tudo subiu um nível - faróis, linhas de cintura, lanterna traseira. A última, é claro, como uma faixa de luz de ponta a ponta, algo inevitável hoje em dia.
Como os leitores com afinidade com a Audi sabem, o design de iluminação é atualmente a vaca sagrada da empresa da marca. Os novos faróis Matrix LED consistem em 15 elementos comutáveis que permitem oito assinaturas de luz diferentes. Na traseira, as coisas ficam ainda mais ousadas com as luzes traseiras OLED digitais 2.0. Já pudemos nos maravilhar com a nova lanterna traseira milagrosa do A5/S5 e A6 e-tron. Agora, a assinatura de luz ativa também está chegando ao Q5.
Audi Q5 (2024)
Isso significa que os gráficos de luz podem se mover, mesmo durante a condução. Para conseguir isso, seis painéis OLED com um total de 266 segmentos geram uma nova imagem várias vezes por segundo usando um algoritmo especialmente desenvolvido.
A Audi também está introduzindo uma luz de projeção no spoiler traseiro pela primeira vez na Europa, que projeta um gráfico na janela traseira e, assim, amplia a área da luz de freio. Aliás, isso só é visível para quem está dirigindo atrás. O motorista não se dá conta disso ao olhar pelo espelho retrovisor. No entanto, todos esses recursos de iluminação são opcionais.
O comprimento de 4.717 mm, a largura de 1.900 mm, a altura de 1.651 mm e a distância entre eixos de 2.820 mm não têm custo extra, porém. Isso significa que o novo Q5 é 3,5 centímetros mais longo que seu antecessor. Os demais valores permanecem praticamente os mesmos.
Audi Q5 e SQ5 (2024)
Há opção de três acabamentos externos: Basic, Advanced e S line. As rodas disponíveis medem entre 17 e 21". As rodas de 19" são de série nos modelos S line e S. Alguns aros com otimização aerodinâmica de 17 a 19" também estão disponíveis mediante solicitação.
A forte conexão com o novo A5 também não pode ser ignorada quando se trata de motores. Os novos motores de combustão "Knauser" da Audi com a chamada tecnologia MHEV Plus (micro-híbrida avançada) quase passam por híbridos convencionais.
No novo 2.0 TFSI com 204 cv, no já conhecido 2.0 TDI com 204 cv e no novo 3.0 V6 TFSI com 367 cv do SQ5, o sistema consiste em uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 48 volts com 1,7 kWh, um gerador de partida por correia e um novo gerador de transmissão (ou seja, um motor elétrico), que fica diretamente no eixo de saída da transmissão. Este último aumenta a potência em até 24,5 cv e recupera com até 25 kW na regeneração.
Audi Q5 (2024)
As manobras e o estacionamento são puramente elétricos. Ele sempre auta até cerca de 130 km/h. Os componentes de direção elétrica podem ser usados ao dirigir lentamente na cidade, em tráfego lento, por exemplo, em estradas rurais, bem como ao manobrar em direção ao próximo vilarejo, tudo alimentado pelo sistema elétrico do MHEV Plus.
Todos os motores são acoplados a uma caixa de câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades; apenas o motor a gasolina de quatro cilindros também está disponível como modelo de tração dianteira. Dois híbridos plug-in baseados no motor a gasolina de 2.0 litros serão lançados em 2025. Eles produzem 299 e 367 cv e terão uma autonomia elétrica de mais de 80 km (o antigo Q5 tinha uma autonomia de 60 km).
A Audi alega ter proporcionado ao novo Q5 um "manuseio amplamente neutro" com sua suspensão dianteira e traseira multilink. Além disso, a suspensão otimizada e a configuração da direção devem levar a um "aumento perceptível no conforto".
O carro sai da linha de produção com suspensão convencional e direção progressiva. Como alternativa, está disponível uma suspensão esportiva com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping) passivos e um "eixo dianteiro mais ágil". O FSD reduz o amortecimento, especialmente em altas frequências - por exemplo, em paralelepípedos - e mantém o amortecimento alto em baixas frequências, como as que ocorrem ao mudar de faixa ou fazer curvas. A suspensão esportiva é padrão no SQ5.
A terceira opção é uma suspensão pneumática adaptativa. Em comparação com o modelo anterior, ela deve oferecer uma distribuição visivelmente maior entre os modos conforto e esportivo. No modo "Lift", ela é elevada em até 45 mm e, no modo "Offroad", em 30 mm. No modo Dynamic, por outro lado, ela é 15 mm mais baixa.
Já estamos familiarizados com os princípios do redesenho com a tela curva OLED (instrumentos de 11,9", multimídias de 14,5") e a tela opcional de 10,9" para o passageiro como no A5. Para o novo Q5, o design do cockpit foi ligeiramente modificado para SUV, mas, em geral, permanece fiel à sua nova linha.
Isso é bom, pois o novo design interior também é muito agradável. À primeira vista, a qualidade do interior do Q5 causa a mesma excelente impressão que a do A5.
Audi Q5 (2024)
O sistema de multimídia usa o Android Automotive OS como seu sistema operacional. O conteúdo é atualizado por meio de atualizações remotas. Os serviços Audi connect estão, portanto, sempre atualizados. Aplicativos como o YouTube são integrados diretamente ao sistema multimídia, portanto, não é necessário ter um smartphone para usá-los.
O head-up display tem uma tela 85% maior do que a do seu antecessor e agora também pode ser operado a partir do volante. O novo Audi Assistant (com seu próprio avatar pela primeira vez) usa o ChatGPT para responder às perguntas e solicitações dos ocupantes.
Por um custo extra, um sistema de som Bang&Olufsen Premium com amplificador de 685 watts e 16 alto-falantes é instalado, o que cancela o ruído interior perturbador com tecnologia de cancelamento de ruído.
Todos os funcionários da Audi mencionam a nova luz de interação, uma faixa de luz entre o painel de instrumentos e o para-brisa, quase em um loop contínuo. Ela pode ser usada para exibir todos os tipos de detalhes de iluminação, mas também pode exibir coisas úteis, como o status da carga, a luz indicadora ao virar ou um aviso de tráfego/objetos ao abrir a porta.
Audi Q5 (2024)
O espaço na traseira provou ser bastante generoso durante o primeiro teste de assento curto. A Audi destaca com orgulho o banco traseiro deslizante. A capacidade do porta-malas é de 520 a 1.473 litros. O modelo anterior tinha de 520 a 1.520 litros. Entretanto, a soleira de carga interna não é mais tão alta, o que deve facilitar o carregamento e o descarregamento. Além disso, a persiana do compartimento de bagagem agora pode ser guardada abaixo do piso de carga.
O Q5 e o SQ5 estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir do primeiro trimestre de 2025. Os mercados mais importantes para o SUV são a América do Norte (44%) e a Europa (35%). Os preços começam em 52.300 euros (R$ 327,1 mil) para o motor a gasolina de 204 cv com tração dianteira. O modelo com tração nas quatro rodas está disponível a partir de 54.650 euros (R$ 341,8 mil).
Para o diesel de 204 cv, você terá que desembolsar pelo menos 57.100 euros (R$ 357,1 mil). O SQ5 com o V6 de 367 cv sai por a partir de 82.900 euros (R$ 518,5 mil). O Q5 Sportback será lançado cerca de seis meses após o lançamento no mercado.
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