Se você é um fã tradicional da Ford, eu me solidarizo. Cresceu com imagens do Falcon, Sierra, Mondeo, Focus e Fiesta, e os últimos anos não devem ter sido fáceis para você. A marca do Oval decidiu se retirar completamente do segmento de carros de passeio para se concentrar em apenas três setores do mercado: SUVs, veículos comerciais (picapes e vans) e muscle-cars (com o Mustang).

Mais alguma coisa? Sim, os primeiros Ford chineses chegaram aos mercados brasileiro e argentino. Se o fã do Oval sempre se sentiu identificado com a imagem e os produtos dessa marca americana, também teve que se acostumar a ver nas concessionárias esses Ford que nasceram longe de Detroit. Esse é o caso do Territory, desenvolvido e fabricado em parceria com a montadora chinesa JMC.

O primeiro Territory foi lançado em agosto de 2020 e durou menos de três anos na Argentina. No mês passado, a nova geração do Territory começou a ser vendida. Testamos a versão Titanium, que na Argentina custa 14.690.000 pesos. A avaliação completa está reproduzida abaixo.

IMG_0432

Por fora

O setor automotivo da China trabalha em um ritmo diferente do resto do planeta. O maior fabricante de automóveis do mundo tem uma capacidade de produção, lançamento e renovação de produtos que é difícil de entender do ponto de vista global. 58% das marcas chinesas têm menos de 10 anos de idade e 62 novas empresas de automóveis foram lançadas nos últimos 12 anos.

Somente nesse contexto é possível entender o seguinte: apenas três anos se passaram na Argentina, mas o salto evolutivo entre o Territory 2020 e o 2023 é abismal. A nova geração mede 4.630 milímetros de comprimento (50 mm a mais), 1.936 de largura (permaneceu a mesma), 1.706 de altura (28 a mais) e 2.726 de distância entre eixos (10 a mais).

Além dos números, todo o design também é novo, com um nariz largo, um capô reto e linhas que visam fazer com que ele pareça ainda maior do que é. A principal desvantagem continua sendo o anonimato. Quase simultaneamente ao novo Territory, a Chery lançou o Tiggo 8 Pro na Argentina, também importado da China: eles parecem gêmeos.

O Territory é oferecido em duas versões na Argentina: SEL (12,6 milhões de pesos) e a Titanium deste teste (14,7 milhões de pesos). Em comparação com a SEL, a Titanium vem com espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente (com luz de cortesia que ilumina o assoalho), filetes laterais cromados e rodas de 19 polegadas (em comparação com as de 18 polegadas da SEL). Os pneus são Goodyear EfficientGrip 235/50R19.

Atualmente, quase todas as marcas têm um SUV. Os mais vendidos em nosso mercado são o Toyota Corolla Cross, o Volkswagen Taos e o Jeep Compass. No entanto, o principal concorrente do Territory está em suas próprias concessionárias: elas também vendem o Ford Bronco Sport (que se diferencia por oferecer tração integral de série) e o Kuga (que se caracteriza por oferecer apenas versões híbridas).

Na minha opinião, em termos de estética e abordagem off-road, eu escolheria o Bronco Sport. Mas os números de vendas indicam que a grande maioria do público argentino preferiu o primeiro Territory. É possível que a fábrica da JMC-Ford na China, que demonstrou uma capacidade de fornecimento maior do que a Ford México, tenha tido uma grande influência nesse desempenho.

Interior

O espaço da cabine já era o grande ponto forte do Territory anterior. E essa nova geração é ainda maior. Especialmente no banco traseiro, que é um dos mais generosos de seu segmento. O espaço interno é tão grande que haveria espaço para adicionar uma terceira fileira de assentos. É uma opção que é oferecida em outros mercados e teria sido bom trazer para a Argentina.

IMG_2710

Além do enorme espaço da cabine, a outra novidade é a gigantesca tela digital na frente do motorista. Na verdade, são duas telas, mas como elas estão integradas na mesma estrutura, a sensação é de estar em um iMax. O painel de instrumentos digital tem 12 polegadas (sete na versão SEL) e o sistema multimídia com tela sensível ao toque ocupa outras 12 polegadas.

As informações nessas telas são controladas a partir do volante, por voz, diretamente na tela sensível ao toque ou a partir dos botões localizados ao lado da alavanca de câmbio. Há tantos dados que, no início, pode ser desconcertante, mas com o tempo você aprende os atalhos e truques para encontrar tudo com muita facilidade.

Sempre critiquei o câmbio rotativo nos Ford modernos, que substituíram os paddle shifters. Acho que não são intuitivos, são lentos e não têm precisão, especialmente ao dirigir um veículo off-road (Bronco Sport) ou esportivo (Ranger Raptor). Essa não é a abordagem do Territory, portanto, aqui vou dizer algo a favor do Rotary Shift. Mas não é por causa de seu funcionamento - com o qual não consigo me acostumar - mas pelo fato de que essa solução permitiu um enorme espaço de armazenamento sob o túnel central. Há as portas USB e a tomada de 12 volts, mas também há espaço para esconder uma mochila ou uma carteira.

O que eu menos gostei no interior foi a posição de dirigir. E a culpa é da altura dos dois assentos dianteiros. Há muito pouco deslocamento para baixo: mesmo na posição mais baixa, você ainda está sentado muito alto. O engraçado é que o deslocamento para cima é enorme: minha cabeça quase sai pelo teto solar. Parece ser uma falha de projeto, que poderia ser corrigida com a fixação dos assentos alguns centímetros mais baixos.

A enorme cabine do novo Territory é complementada por toques de acabamento muito bons (superiores até mesmo aos do Kuga e do Bronco Sport), excelente isolamento acústico (há um generoso isolamento contra intempéries em todos os lugares) e iluminação notável (com luzes de LED ambiente e um enorme teto panorâmico, com cortina, que pode ser aberto até a metade).

O porta-malas também cresceu em comparação com a geração anterior: de 420 para 448 litros. A roda sobressalente é fina, para uso temporário. Também foi adicionada a abertura elétrica com função viva-voz (operada com o movimento do pé sob o para-choque traseiro). 

IMG_2708

Segurança

Quando se trata de segurança, todos os recursos de segurança deveriam vir como padrão, mas o Territory é apenas mais um em vários casos no mercado argentino. Como na geração anterior, se você quiser o pacote completo de segurança do Territory, terá de comprar a versão Titanium. O SEL vem com o básico: seis airbags, ESP, TCR, ABS, monitoramento da pressão dos pneus e aviso de ponto cego. O Titanium acrescenta manutenção de faixa, alerta de risco de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, faróis adaptativos e câmeras de 360 graus.

Embora o novo Territory já esteja à venda em vários mercados de nossa região, não há resultados de testes de colisão independentes para a configuração oferecida em nosso país.

Motor e transmissão

IMG_2707

Aqui houve outro salto importante. O motor Ciclo Miller 1.5 turboalimentado (143 cv e 22,9 kgfm) foi substituído pelo novo Ecoboost 1.8. A raiz do bloco ainda é a família Orion da Mitsubishi, mas agora tem uma potência maior: 185 cv e 32,6 kgfm.

Outras melhorias: a caixa de câmbio CVT foi substituída por uma caixa de câmbio de dupla embreagem de sete velocidades mais moderna. Ele permanece com tração dianteira apenas. Os SUVs com tração integral da Ford são o Bronco Sport e o Kuga Titanium. Uma versão híbrida plug-in do Territory já está em produção na China, mas não está planejada para o nosso mercado.

IMG_0407

Comportamento

Com o aumento do tamanho, o peso aumentou em 75 quilos de uma geração para a outra (agora até 1.706 kg). Mas isso não impede que o Territory seja um veículo muito mais ágil com o novo motor e caixa de câmbio. A velocidade máxima aumentou de 175 para 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou para 10,5 segundos (anteriormente 12,5). Todos os incômodos e reações indolentes que percebemos com a geração anterior do CVT desapareceram com essa nova geração.

É claro que não espere um comportamento de carro esportivo. O Territory não tem intenção de ser um, mas se apresenta como um carro de estrada muito mais ágil e responsivo, com melhor resposta do acelerador. Outra melhoria é a recuperação de 80 a 120 km/h: caiu de 8,5 para 7,5 segundos.

Isso é sentido na estrada, mas também na cidade, que será um dos lugares onde o Territory será usado com mais frequência: o arranque a partir do fundo é mais rápido e é um veículo muito confortável para o uso diário.

Espere um pouco, tudo melhorou? Quase: a única coisa que eu não gostei no manuseio em comparação com o Territory anterior foi a sensação da direção (direção hidráulica demais, na minha opinião) e as vibrações transmitidas pelo eixo dianteiro. Ele é perfeito desde que o asfalto esteja impecável, mas fica crocante e desagradável assim que aparecem buracos, paralelepípedos e outras imperfeições comuns em nossas ruas. Para o nosso país, talvez as rodas de 18 polegadas da versão SEL sejam uma opção mais racional em comparação com as simpáticas 19 polegadas da Titanium.

Apesar do aumento de peso, dimensões e potência, o consumo de combustível permaneceu praticamente o mesmo: uma média de 10,6 km/litro, sendo 8,1 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada a 120 km/h.

Mais uma vez, gostaria de destacar o isolamento acústico da cabine. Não há ruído de vento, a cabine é muito bem isolada e o ruído do motor só é perceptível acima de 4.000 rpm. Não é um som agradável ou esportivo, é mais um ronco. Mas, em uso normal, é um veículo muito silencioso e confortável.

IMG_0438

Conclusão

Se você comprou um Ford Territory entre agosto de 2020 e março de 2023, sinto muito por você. Você provavelmente ficará muito feliz com seu carro, mas nós o avisamos quando o testamos há três anos: "Este não é um Ford". Ele era, antes de tudo, um carro chinês, com a velocidade de renovação, atualização e obsolescência programada que caracteriza o maior setor automotivo do mundo. O fato de um carro mudar de forma tão abrupta e perceptível três anos após seu lançamento não é uma ocorrência comum em nosso país.

É por isso que o novo Territory (2023) é surpreendente em quase todos os aspectos. Ainda acho difícil identificá-lo como um Ford: seu design é muito generalista e anônimo. A experiência de dirigir carece de sentimento e personalidade. No entanto, ele tem uma cabine muito espaçosa, uma exibição impressionante de tecnologia na forma de telas e uma excelente qualidade de acabamento, que envergonha outros produtos da Ford: muitos Ford deveriam aprender com esse SUV chinês.

Mas, acima de tudo, a principal atração do Territory é que ele conseguiu se adaptar às condições dos últimos anos na Argentina. Em um mercado onde prevalecem a escassez e os atrasos na chegada de veículos, o Territory sempre teve maior capacidade de entrega e estoque do que a concorrência (seja de seus rivais fora da marca ou dentro da própria Ford).

Ele poderia oferecer uma terceira fileira de assentos, uma melhor posição de dirigir e até mesmo uma versão híbrida? É possível. No ritmo acelerado de renovação do setor automotivo chinês, talvez vejamos algumas dessas mudanças mais cedo ou mais tarde.

Fotos: Orly Cristófalo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com